Questão 40737

(UFMA - 2008)

Leia com atenção a seguinte afirmação de Rousseau.

“Enfim, cada um dando ninguém e, não existindo um associado sobre o qual não se adquira o mesmo direito que se lhe cede sobre si mesmo, ganha-se o equivalente de tudo que se perde, e maior força para conservar o que se tem. Se separar-se, pois, do pacto social aquilo que não pertence à sua essência, ver seguintes termos: ‘Cada um de nós põe em comum sua pessoa e todo o seu poder sob a direção suprema da vontade geral, e recebemos, enquanto corpo, cada membro como parte indivisível do todo.

Imediatamente, esse ato de associação produz, em lugar da pessoa particular de cada contratante, um corpo moral e coletivo, composto de tantos membros quantos são os votos da assembleia, e que, por esse mesmo ato, ganha sua unidade, seu eu comum, sua vida e sua vontade.”

ROUSSEAU, J. – J. Do Contrato Social. Coleção Os Pensadores.

O Pacto Social somente é possível a partir da vontade geral, descrita acima. Segundo Rousseau, tal conceito significa:

A

vontade de todos.

B

vontade da maioria.

C

vontade individual.

D

vontade de uma grande parte.

E

vontade comum coletiva.

Gabarito:

vontade comum coletiva.



Resolução:

e) Correta. vontade comum coletiva.
A vontade geral pretende ser a vontade do interesse comum, é aquilo que é de interesse comum, de todos os cidadãos.

 

a) Incorreta. vontade de todos.
Para Rousseau, há uma diferença entre a vontade de todos e a vontade geral, pois a vontade geral não é a mera soma da vontade de todos, mas pretende ser a vontade do interesse comum, o que não representa a totalidade das vontades, pois nem toda vontade individual entra no contrato social; é aquilo que é de interesse comum.

b) Incorreta. vontade da maioria.
A vontade da maioria, que é levada em conta na democracia representativa, não expressa o mesmo sentidode vontade geral de Rousseau, pois a vontade da maioria ainda é excludente, isto é, leva em conta o interesse uma maioria numérica, como nas eleições, enquanto que a vontade geral expressa aqueles interesses que pertencem a todos, sem exceção.

c) Incorreta. vontade individual.
A vontade individual é oposta a noção de vontade geral.

d) Incorreta. vontade de uma grande parte.   
A vontade de uma grande parte expressa o mesmo sentido da vontade da maioria, portanto a justificativa vale a mesma para aqui.

 



Questão 3180

(UFMA)

The interrogative form of the sentence “The French captain learned the language of the indians” is:

Ver questão

Questão 14607

(UFMA - 2009)

O homem sempre buscou explicações sobre os aspectos essenciais da realidade que o cerca e sobre sua própria existência. Na Grécia antiga, antes da filosofia surgir, essas explicações eram dadas pela mitologia e tinham, portanto, um forte caráter religioso. Historicamente, considera-se que a filosofia tem início com Tales de Mileto, em razão de ele ter afirmado que “a água é a origem e a matriz de todas as coisas”. Nesse sentido, pode-se dizer que a frase de Tales tem caráter filosófico pelas seguintes razões:

Ver questão

Questão 14620

(Ufma 2006) No capítulo X do livro VIII da Ética a Nicômaco, Aristóteles discursa sobre as constituições existentes, bem como sobre suas características. Tomando por base suas observações, é correto afirmar:

Ver questão

Questão 15219

(Ufma 2009) A narrativa de Thomas More descreve uma ilha imaginária onde vive um povo com costumes bem diferentes do existente na Europa e, em especial, na Inglaterra do sec. XVI. 

Dentre os vários contrastes entre a ilha de Utopus e a Sociedade Real da época, está a maneira singular dos utopianos em exercerem o poder do Estado. Qual o mecanismo de legitimação do Estado que Thomas More considera mais adequado?

Ver questão