Questão 63050

(UFTM)

Leia o texto.

Solo de Santa Catarina está desmanchando, diz pesquisador

Parte do solo do Estado de Santa Catarina está desmanchando. A afirmação é do professor do Departamento de Análise Geoambiental da Universidade Federal Fluminense, Júlio Cezar Wasserman.[...] Segundo ele, o desabamento de terra ocorrido nas encostas de cidades do estado devido às fortes chuvas é um processo chamado solifluxão e, na maior parte das vezes, o fenômeno acontece devido ao desmatamento das encostas. “Quando se tem ocupação de favelas ou residências com pouca estrutura nessas áreas, esse processo vai ocorrer”, disse.

(Adaptado. Disponível em: www.ambientabrasil.com.br. Acesso em 06/07/2009.)

Sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.

A

Quando os solos das encostas apresentam espessura reduzida, a intensidade das chuvas facilita a chegada das águas até a rocha ultrapassando sua capacidade de absorção.

B

A erosão superficial provocada pela chuva ocorre quando se formam crateras, originando as voçorocas que podem atingir áreas ocupadas.

C

A água da chuva e das enxurradas, ao cair contínua ou intensamente sobre uma área, pode causar desde pequenos buracos até grandes rachaduras no solo.

 

D

A inclinação do terreno e a falta de vegetação tornam o desgaste do solo, provocado pelas águas da chuva, mais intenso.

 

E

Nas vertentes de morros com solo arenoso, chuvas fortes deslocam materiais e podem provocar deslizamentos, desabamentos, colocando muitas áreas em risco.

Gabarito:

A erosão superficial provocada pela chuva ocorre quando se formam crateras, originando as voçorocas que podem atingir áreas ocupadas.



Resolução:

a) Correta. A água da chuva pode penetrar nas rachaduras e fissuras da rocha, aumentando a pressão hidrostática interna e enfraquecendo a estrutura da rocha. Com o tempo, isso pode levar a deslizamentos de terra, desmoronamentos de encostas e outras formas de instabilidade do solo.

b) Incorreta. Os deslizamentos de terra ocorrem quando uma grande quantidade de terra se move rapidamente e de forma abrupta de uma posição elevada para uma posição mais baixa, não sendo observada a obrigatoriedada de erosões geradoras de crateras e voçorocas.

c) Correta. A água da chuva e das enxurradas pode causar danos ao solo, especialmente se cair continuamente ou intensamente em uma área. Isso pode ocorrer por vários motivos, incluindo a falta de cobertura vegetal, a compactação do solo e a falta de drenagem adequada.

d) Correta. A inclinação do terreno e a falta de vegetação podem tornar o desgaste do solo, provocado pelas águas da chuva, mais intenso. Isso ocorre porque a inclinação do terreno faz com que a água da chuva escorra com mais facilidade, aumentando a velocidade e a energia da água. Se o solo estiver exposto e desprotegido pela vegetação, a água da chuva pode atingir o solo com mais força, o que pode levar à erosão e ao deslocamento de partículas do solo.

e) Correta. O solo arenoso é caracterizado por ter uma baixa coesão, o que significa que suas partículas estão soltas e têm pouca aderência entre si. Isso faz com que o solo arenoso seja mais suscetível à erosão causada pela água da chuva. Quando ocorrem chuvas fortes, a água pode penetrar no solo e arrastar as partículas de areia, causando a instabilidade do solo.



Questão 2634

(UFTM - 2011)

Analise as frases.

I. Ontem, fui até a escola para visitar velhos amigos.
   Ontem, fui até à escola para visitar velhos amigos.
II.Ontem, passei a noite na casa da minha prima.
   Ontem, passei à noite na casa da minha prima.
III.Ontem, entreguei o relatório a minha supervisora.
    Ontem, entreguei o relatório à minha supervisora.

Dentre os pares de frases apresentados, a estrutura frasal em que se verifica alteração de sentido da segunda frase em relação à primeira está contida em

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Questão 3292

(UFTM - 2012)

Psychology of Money

Study: The Rich Really Are More Selfish

By Brad Tuttle

August 12, 2011

 

“Lower-class” individuals – i.e., folks without much money or education – demonstrate more compassion and empathy than their wealthy counterparts, according to a series of psychological studies. In social scientist speech, “self-oriented behavior” is more likely to be exhibited by people with good education, prestigious jobs, high income, and overall higher-ranking social status.

 

How you rank in society purportedly 1has a lot to do with how much you care about your fellow man. That’s the gist of “Social Class as Culture: The Convergence of Resources and Rank in the Social Realm,” a new paper written by University of California psychologists and social scientists published in the academic journal Current Directions in Psychological Science.

 

The authors write that one’s sense of social class – derived mainly from income and education – “exerts broad influences on social thought, emotion, and behavior.” Using various tests that measure empathy, those who perceive themselves among the lower classes demonstrate “heightened vigilance of the social context and an other-focused social orientation.” In other words, poorer, less well-educated individuals tend to notice, and care more about the people around them. 2“Upper-class rank perceptions,” on the other hand, “trigger a focus away from the context toward the self, prioritizing self-interest.”

 

3How the heck can researchers measure something like empathy? One study, for instance, asked participants to identify the emotions on display in photos of people with different facial expressions. Those with high-school-only educations showed “greater empathetic accuracy” than participants with college educations.

 

The paper also claims that people with less education and less money tend to be more generous with what money they do have. When the question is posed regarding how much people should give to charity, “lower-class” ranks suggest a higher percentage of one’s income than the percentage recommended by the wealthy.

 

Another study cited in the paper involved giving participants 10 points, which would later be traded in for money. The individuals given the points were to divide them up between themselves and an anonymous partner. 4Guess who shared more of their points?

 

We found that individuals reporting lower subjective socioeconomic status gave more to their partner than did upper-socioeconomic-status participants. In this context, the next time you’re called “low-class,” 5consider it a compliment.

(http://moneyland.time.com. Adaptado.) 

 

No trecho do terceiro parágrafo – “Upper-class rank perceptions,” on the other hand, “trigger a focus away from the context toward the self, prioritizing self-interest.” (ref. 2) – a expressão on the other hand indica

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Questão 4135

(Uftm 2012) Boleadeira é o nome de um aparato composto por três esferas unidas por três cordas inextensíveis e de mesmo comprimento, presas entre si por uma das pontas. O comprimento de cada corda é 0,5 m e o conjunto é colocado em movimento circular uniforme, na horizontal, com velocidade angular ω de 6 rad/s, em disposição simétrica, conforme figura.

Desprezando-se a resistência imposta pelo ar e considerando que o conjunto seja lançado com velocidade V (do ponto de junção das cordas em relação ao solo) de módulo 4 m/s, pode-se afirmar que o módulo da velocidade resultante da esfera A no momento indicado na figura, também em relação ao solo, é, em m/s,

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Questão 8590

(Uftm 2013) Considere o gráfico, que relaciona a pressão atmosférica com a altitude.

a) Considerando que a composição do ar se mantenha constante com a altitude e que o ar tenha comportamento de gás ideal, calcule o valor aproximado do quociente:

Mostre como obteve esse valor.

b) Considere duas garrafas contendo água mineral, proveniente de mesma fonte e à mesma temperatura, gaseificada artificialmente com gás carbônico, CO2. Uma dessas garrafas foi aberta em Aracaju (SE), cidade localizada no nível do mar, e a outra foi aberta em Ouro Preto (MG), cidade localizada em região serrana. Indique se a concentração de CO2 dissolvido na água da garrafa aberta em Aracaju é maior, menor ou igual à concentração desse gás na água da garrafa aberta em Ouro Preto. Justifique sua resposta.

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