(UNIRIO 2009) Em 1936, Alexander Oparin propõe uma nova explicação para a origem da
vida. Sua hipótese se resume nos seguintes passos descritos no esquema que se segue.
Pela teoria de Oparin, os primeiros seres surgidos na Terra teriam sido
heterótrofos e aeróbicos.
heterótrofos e anaeróbicos.
autótrofos e anaeróbicos.
autótrofos e aeróbios.
autótrofos e heterótrofos.
Gabarito:
heterótrofos e anaeróbicos.
De acordo com a hipótese heterotrófica da origem das células, proposta por A.I Oparin e J.B.S. Haldane, as primeiras formas de vida eram consumidoras (heterótrofos) e produziam energia por meio de um metabolismo anaeróbico, visto que a atmosfera primitiva seria redutora devido à ausência de oxigênio livre. Gabarito alternativa "B".
(UNIRIO)
Em "Passamos então nós dois, privilegiadas criaturas, a regalar- nos com a mesa...", a função sintática do termo sublinhado é:
Ver questão
(UNIRIO)
MAL SECRETO
"Se se pudesse, o espiríto que chora,
Ver através da máscara da face,
Quanta gente, talvez, que inveja agora
Nos causa, então piedade nos causasse!"
Raimundo Correia
O fragmento apresentado no texto contém uma oposição semântica fundamental entre o(a):
(Unirio 2000)
"Apesar de o controle dos genes envolvidos no processo de envelhecimento ser uma das maiores conquistas da humanidade, não é objetivo dos cientistas a criação de pessoas imortais, uma vez que o corpo humano na sua forma atual não é compatível com a imortalidade física; assim, o importante é como se vive durante a velhice." O período acima, síntese do texto I, estrutura-se numa relação de coesão e coerência, através de ideias. São elas, respectivamente:
Ver questão
A figura acima mostra duas cargas elétricas puntiformes Q1 = + 10–6 C e Q2 = – 10–6 C localizadas nos vértices de um triângulo equilátero de lado d = 0,3 m. O meio é o vácuo, cuja constante eletrostática é k0 = 9 · 109 N m2/C2. O potencial elétrico e a intensidade do campo elétrico resultantes no ponto P são, respectivamente:
Ver questão