(Ufal 2010) Vida demanda energia. Sem energia, a organização característica dos seres vivos não consegue se manter. Com relação a esse tema, analise as proposições a seguir.
1) Na quimiossíntese, a energia utilizada na formação de compostos orgânicos provém da oxidação de substâncias inorgânicas.
2) Na fotofosforilação, a energia luminosa do sol, captada pelas moléculas de clorofila, organizadas nas membranas dos tilacoides, é transformada em energia química.
3) Na fermentação, há liberação de energia suficiente para a síntese de duas moléculas de ATP.
4) Ao final do ciclo de Krebs, os elétrons energizados e os íons H+ produzidos são utilizados para constituir ATP, na cadeia respiratória.
Está(ão) correta(s):
1, 2 e 4 apenas.
2 e 3 apenas.
1, 3 e 4 apenas.
1, 2, 3 e 4.
2 apenas.
Gabarito:
1, 2, 3 e 4.
Todas as afirmativas estão corretas e correlacionadas com o tema proposto no enunciado da questão.
(Ufal 2000)
A acentuação dos dois vocábulos obedece à mesma regra de acentuação do vocábulo LÍNGUA em
Ver questão
(Ufal 1999) Considere os gráficos a seguir.
Eles representam as curvas características de três elementos de um circuito elétrico, respectivamente:
Ver questão
(Ufal 2010) Uma partícula é lançada verticalmente para cima a partir da superfície da Terra, atingindo uma altura máxima (em relação ao ponto de lançamento) igual ao próprio raio da Terra, RT. Desprezando os atritos e o movimento de rotação terrestre, e denotando a aceleração da gravidade na superfície da Terra por g, com que velocidade a partícula foi lançada?
Ver questão
(Ufal 2006) Na figura a seguir têm-se os planos , paralelos entre si, e a reta r, perpendicular a ambos e que intercepta em A e em B. A distância entre os planos é 8 cm.
Ver questão