(UFAM - 2010) “Numa história amiúde repetida, Plutarco nos conta como certa vez, em Atenas, enquanto se procedia à votação para um ostracismo, um aldeão analfabeto acercou-se de um homem e pediu-lhe que escrevesse para ele o nome ARISTIDES em seu caco de cerâmica (óstrakon). O outro perguntou-lhe que mal ARISTIDES lhe fizera e recebeu esta resposta: ‘absolutamente nenhum. Nem sequer conheço o homem, mas estou farto de ouvir chamar-lhe ‘O Justo’ por toda a parte’ (Aristides, 7.6)”.
FINLEY, Moses. A Política no Mundo Antigo.
O texto acima está relacionado à Democracia, regime político surgido na Antiguidade Clássica e que, ao longo do século XX, principalmente no mundo ocidental, tornou-se o paradigma a ser implementado pelos Estados-nações contemporâneos. Na Atenas democrática, surgiu a instituição do ostracismo, ou seja, o banimento por dez anos daqueles cidadãos tidos como subversivos à ordem estabelecida. Quanto a essa instituição ateniense, podemos afirmar que:
O ostracismo foi uma das instituições democráticas atenienses mais utilizadas por Alcebíades durante a Guerra do Peloponeso.
O ostracismo era implementado por todos os demais cidadãos, independentemente de sua formação educacional.
O ostracismo foi a única instituição democrática grega incorporada ao Direito Romano.
O ostracismo, juntamente com a mistoforia, foi uma das reformas implementadas por Péricles para aperfeiçoar o regime democrático ateniense.
O ostracismo é, ainda, uma das criações gregas que continuam a vigorar nos regimes democráticos do mundo contemporâneo.
Gabarito:
O ostracismo era implementado por todos os demais cidadãos, independentemente de sua formação educacional.
a) O ostracismo foi uma das instituições democráticas atenienses mais utilizadas por Alcebíades durante a Guerra do Peloponeso.
Incorreto. Não há nenhum registro que foi uma das instituições mais usadas por Alcebíades durante a Guerra do Peloponeso.
b) O ostracismo era implementado por todos os demais cidadãos, independentemente de sua formação educacional.
Correta. O ostracismo, nada mais era do que o banimento ou exílio de algum membro da sociedade (geralmente um ator político ou militar). Anualmente, os cidadãos reuniam-se na Ágora para decidir em quem aplicar o ostracismo.
c) O ostracismo foi a única instituição democrática grega incorporada ao Direito Romano.
Incorreto. O ostracismo não foi a única instituição democrática. As principais instituições democráticas atenienses no século V a.C. eram a Eclésia, a Boulé, o Areópago e a Helieia.
d) O ostracismo, juntamente com a mistoforia, foi uma das reformas implementadas por Péricles para aperfeiçoar o regime democrático ateniense.
Incorreto. O Ostracismo foi criado por Clístenes, enquanto a mistoforia foi instituída em Atenas por Péricles.
e) O ostracismo é, ainda, uma das criações gregas que continuam a vigorar nos regimes democráticos do mundo contemporâneo.
Incorreto. O ostracismo caiu em desuso depois que Alcibíades e Nícias o empregaram contra um adversário menor, Hipérbolo. Seu principal defeito era o fato de que, ao afastar o principal adversário daquele que detinha o poder, o ostracismo aumentava o perigo de ditadura ao invés de conjurá-lo.
(UFAM) O mentol, muito utilizado nas indústrias farmacêutica e de doces, tem fórmula estrutural:
Ao sofrer uma reação na presença de dicromato de potássio e meio sulfúrico, o mentol origina um composto B. Este composto ao reagir com o composto de Grignard H3C-MgCl, em meio aquoso, origina o composto C. Portanto, B e C são respectivamente:
Ver questão
(UFAM) Um composto A ao reagir com cloreto de etil-Magnésio em solução aquosa forma um composto orgânico B.O composto B por sua vez ao reagir com ácido clorídrico resultou em um composto C e água. Os compostos A, B e C que se encaixam nessa descrição são, respectivamente:
Ver questão