Questão 21836

(Ueap 2011)  A filosofia surge na Grécia por volta do século VI a.C. Mudanças sociais, políticas e econômicas favoreceram o seu surgimento. Dentre estas mudanças, pode-se mencionar:

A

A estruturação do mundo rural, desenvolvimento do sistema escravagista e o estabelecimento de uma aristocracia proprietária de terras.

B

A expansão da economia local fundada no desenvolvimento do artesanato, o fortalecimento dos “demos” e da organização familiar patriarcal.

C

As disputas entre Atenas e Esparta, o desenvolvimento de Mecenas e do comércio jônico. 

D

O uso da escrita alfabética, as viagens marítimas e a evolução do comércio e do artesanato.

E

O predomínio do pensamento mítico.

Gabarito:

O uso da escrita alfabética, as viagens marítimas e a evolução do comércio e do artesanato.



Resolução:

Alternativa D



Questão 14603

(Ueap 2011) ...que é e que não é possível que não seja,/ é a vereda da Persuasão (porque acompanha a Verdade); o outro diz que não é e que é preciso que não seja,/ eu te digo que esta é uma vereda em que nada se pode aprender. De fato, não poderias conhecer o que não é, porque tal não é fatível./ nem poderia expressá-lo.
(Nicola, Ubaldo. Antologia ilustrada de Filosofia. Editora Globo, 2005.)


O texto anterior expressa o pensamento de qual filósofo?

Ver questão

Questão 14894

(Ueap 2011) Émile Durkheim (1858-1917) foi considerado o pai da Sociologia, enquanto ciência. Segundo ele, seu objeto de estudo são os Fatos Sociais — Toda maneira de atuar, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, que é geral na extensão de uma dada sociedade, conservando uma existência própria, independente das suas manifestações individuais
(DURKHEIM, 1937, p. 129).

Para ele, esses fatos são tratados como “coisas”.

Analise os itens abaixo e assinale a alternativa que corresponde às três características referentes aos fatos sociais de que trata Durkheim.
1. Coercitividade: os fatos sociais exercem força sobre os indivíduos, levando-os a agirem de acordo com as regras sociais dominantes, independentemente da vontade dos indivíduos;
2. Exterioridade: os fatos sociais são exteriores e anteriores aos indivíduos, ou seja, as regras sociais, os costumes, as leis, existem anteriormente aos indivíduos;
3. Generalidade: os fatos sociais são gerais, repetem-se em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles;
4. Historicidade: os fatos sociais são estudados pela ciência que estuda o homem e sua ação no tempo e no espaço;
5. Objetividade: o fato social é caracterizado pela qualidade daquilo que é objetivo, externo à consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências individuais.

As características são:

Ver questão

Questão 15284

(Ueap 2011) “A existência precede a essência.” O que melhor define esta frase do filósofo francês Sartre?

Ver questão

Questão 21818

(UEAP - 2011)

O VÉU E A ASA
O VOO
O ALVO
de TALES: ÁGUA
ALMA

Herbert Emanuel, do Livro Nada ou Quase Uma Arte

O poema faz referências explícitas a um filósofo pré-socrático. Na história da filosofia, entende-se por pré-socráticos aqueles filósofos que antecederam Sócrates. Entre as alternativas abaixo, assinale a que contém somente filósofos pré-socráticos.

Ver questão