(Ueap 2011) ...que é e que não é possível que não seja,/ é a vereda da Persuasão (porque acompanha a Verdade); o outro diz que não é e que é preciso que não seja,/ eu te digo que esta é uma vereda em que nada se pode aprender. De fato, não poderias conhecer o que não é, porque tal não é fatível./ nem poderia expressá-lo.
(Nicola, Ubaldo. Antologia ilustrada de Filosofia. Editora Globo, 2005.)
O texto anterior expressa o pensamento de qual filósofo?
Aristóteles, que estabelecia a distinção entre o mundo sensível e o inteligível.
Heráclito de Éfeso, que afirmava a unidade entre pensamento e realidade.
Tales de Mileto, que afirmava ser a água o princípio de todas as coisas.
Parmênides de Eleia, que afirmava a imutabilidade de todas as coisas e a unidade entre ser e pensar, ser e conhecimento.
Protágoras, que afirmava que o homem é a medida de todas as coisas, que o ser é e o não ser não é.
Gabarito:
Parmênides de Eleia, que afirmava a imutabilidade de todas as coisas e a unidade entre ser e pensar, ser e conhecimento.
No texto do enunciado é apresentada a necessidade de uma vereda para um conhecimento daquilo que existe (aletheia), a partir da diferenciação entre o ser e o não ser.
A questão sobre “o que é” corresponde a uma oposição ao pensamento de Heráclito, para quem todas as coisas estão em mutação. Com isso, pode-se chegar à ideia de Parmênides, que defende a imutabilidade de todas as coisas.
O texto apresenta uma das principais ideias de Parmênides, a oposição entre a existência do ser e a impossibilidade do não-ser;
Ele fala sobre aquilo "que é e que não é possível que não seja": o ser, que apenas é e não pode deixar de ser. O ser existe no caminho da Verdade.
Fala também sobre o "que não é e que é preciso que não seja": o não-ser, que não é e não pode ser. É um caminho onde nada se pode aprender, pois não há nada a conhecer; não se pode saber sobre o não ser, pois ele não existe, não é um fato e não pode ser expressado.
(Ueap 2011) Émile Durkheim (1858-1917) foi considerado o pai da Sociologia, enquanto ciência. Segundo ele, seu objeto de estudo são os Fatos Sociais — Toda maneira de atuar, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, que é geral na extensão de uma dada sociedade, conservando uma existência própria, independente das suas manifestações individuais
(DURKHEIM, 1937, p. 129).
Para ele, esses fatos são tratados como “coisas”.
Analise os itens abaixo e assinale a alternativa que corresponde às três características referentes aos fatos sociais de que trata Durkheim.
1. Coercitividade: os fatos sociais exercem força sobre os indivíduos, levando-os a agirem de acordo com as regras sociais dominantes, independentemente da vontade dos indivíduos;
2. Exterioridade: os fatos sociais são exteriores e anteriores aos indivíduos, ou seja, as regras sociais, os costumes, as leis, existem anteriormente aos indivíduos;
3. Generalidade: os fatos sociais são gerais, repetem-se em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles;
4. Historicidade: os fatos sociais são estudados pela ciência que estuda o homem e sua ação no tempo e no espaço;
5. Objetividade: o fato social é caracterizado pela qualidade daquilo que é objetivo, externo à consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências individuais.
As características são:
Ver questão(Ueap 2011) “A existência precede a essência.” O que melhor define esta frase do filósofo francês Sartre?
Ver questão
(UEAP - 2011)
O VÉU E A ASA
O VOO
O ALVO
de TALES: ÁGUA
ALMA
Herbert Emanuel, do Livro Nada ou Quase Uma Arte
O poema faz referências explícitas a um filósofo pré-socrático. Na história da filosofia, entende-se por pré-socráticos aqueles filósofos que antecederam Sócrates. Entre as alternativas abaixo, assinale a que contém somente filósofos pré-socráticos.
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