(UEAP - 2011)
O VÉU E A ASA
O VOO
O ALVO
de TALES: ÁGUA
ALMA
Herbert Emanuel, do Livro Nada ou Quase Uma Arte
O poema faz referências explícitas a um filósofo pré-socrático. Na história da filosofia, entende-se por pré-socráticos aqueles filósofos que antecederam Sócrates. Entre as alternativas abaixo, assinale a que contém somente filósofos pré-socráticos.
Tales de Mileto / Santo Agostinho / Heráclito.
Parmênides / Anaximandro / Empédocles.
Parmênides / Pitágoras / Aristóteles.
Anaxágoras / Platão / Demócrito.
Anaxímenes / Xenófanes / Boécio.
Gabarito:
Parmênides / Anaximandro / Empédocles.
b) Correta. Parmênides / Anaximandro / Empédocles.
Todos esses filósofos são pré-socráticos: Parmênides de Eleia, defensor do monismo e do imobilismo; Anaximandro, provavelmente o segundo filósofo da tradição filosófica, segundo o qual o princípio do universo seria um elemento infinito, indefinível e imortal, que ele chamou de ápeiron; Empédocles, criador da teoria cosmogênica dos quatro elementos, que se unem e separam por dois princípios, o Amor e Ódio.
a) Incorreta. Tales de Mileto / Santo Agostinho / Heráclito.
Santo Agostinho não é um filósofo pré-socrático, mas se situa na filosofia medieval ou na antiguidade tardia.
c) Incorreta. Parmênides / Pitágoras / Aristóteles.
Aristóteles não é um filósofo pré-socrático, pois se situa no período antropológico da filosofia antiga. Foi importante por retomar os estudos dos filósofos pré-socráticos com mais ênfase e sistematização do que Platão.
d) Incorreta. Anaxágoras / Platão / Demócrito.
Platão, discípulo de Sócrates, não e um filósofo pré-socrático, pois se situa no período antropológico da filosofia antiga, posterior à tradição pré-socrática.
e) Incorreta. Anaxímenes / Xenófanes / Boécio.
Boécio não é um filósofo pré-socrático, mas se situa na filosofia medieval.
(Ueap 2011) ...que é e que não é possível que não seja,/ é a vereda da Persuasão (porque acompanha a Verdade); o outro diz que não é e que é preciso que não seja,/ eu te digo que esta é uma vereda em que nada se pode aprender. De fato, não poderias conhecer o que não é, porque tal não é fatível./ nem poderia expressá-lo.
(Nicola, Ubaldo. Antologia ilustrada de Filosofia. Editora Globo, 2005.)
O texto anterior expressa o pensamento de qual filósofo?
(Ueap 2011) Émile Durkheim (1858-1917) foi considerado o pai da Sociologia, enquanto ciência. Segundo ele, seu objeto de estudo são os Fatos Sociais — Toda maneira de atuar, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, que é geral na extensão de uma dada sociedade, conservando uma existência própria, independente das suas manifestações individuais
(DURKHEIM, 1937, p. 129).
Para ele, esses fatos são tratados como “coisas”.
Analise os itens abaixo e assinale a alternativa que corresponde às três características referentes aos fatos sociais de que trata Durkheim.
1. Coercitividade: os fatos sociais exercem força sobre os indivíduos, levando-os a agirem de acordo com as regras sociais dominantes, independentemente da vontade dos indivíduos;
2. Exterioridade: os fatos sociais são exteriores e anteriores aos indivíduos, ou seja, as regras sociais, os costumes, as leis, existem anteriormente aos indivíduos;
3. Generalidade: os fatos sociais são gerais, repetem-se em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles;
4. Historicidade: os fatos sociais são estudados pela ciência que estuda o homem e sua ação no tempo e no espaço;
5. Objetividade: o fato social é caracterizado pela qualidade daquilo que é objetivo, externo à consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências individuais.
As características são:
Ver questão(Ueap 2011) “A existência precede a essência.” O que melhor define esta frase do filósofo francês Sartre?
Ver questão