(UFJF - 2009) A aspiração máxima do escravo, obtido por guerra, era alcançar a alforria. Vários textos aconselhavam a promessa de liberdade como estímulo. A decisão de libertar o escravo partia do senhor na imensa maioria dos casos e, com freqüência, o candidato à alforria pagava seu preço ao dono.
(CARDOSO, C. O trabalho compulsório na antiguidade. Adaptado. Rio de Janeiro: Graal, 2003. p. 57)
Em Atenas, no século V a.C., normalmente quando o escravo de um particular era libertado, ele passava a ser considerado:
cidadão com plenos direitos.
indivíduo que obrigatoriamente participava do exército da cidade.
meteco , estrangeiro livre residente na cidade.
escravo do Estado, sujeito a trabalhos forçados.
indivíduo que ameaçava a cidade, sendo, portanto, expulso.
Gabarito:
meteco , estrangeiro livre residente na cidade.
a) cidadão com plenos direitos.
Incorreta. Quando um escravo era liberto em Atenas, ele não se tornava um cidadão, não compunha a comunidade cívica que atuava politicamente, as leis sobre casamentos e relações de família eram extremamente restritas, controladas pelo Estado, dentre outras condições sociais desse grupo se destoavam das que eram atribuídas aos cidadãos atenienses.
b) indivíduo que obrigatoriamente participava do exército da cidade.
Incorreta. Em Atenas não havia obrigação militar.
c) meteco, estrangeiro livre residente na cidade.
Correta. Quando libertos os escravos na Atenas Antiga obtinham uma condição social similar à dos metecos, ou seja, apesar de não possuírem os mesmos direitos que os cidadãos comuns, os metecos eram assimilados pela população, gozando vários direitos que não implicassem na participação na política.
d) escravo do Estado, sujeito a trabalhos forçados.
Incorreta. Enquanto indivíduos caracterizados como livres, estes não eram submetidos a trabalhos compulsórios.
e) indivíduo que ameaçava a cidade, sendo, portanto, expulso.
Incorreta. O escravo liberto poderia circular e viver pela sociedade ateniense na antiguidade, em uma condição relativamente inferior à do cidadão, não podendo participar politicamente.
(Ufjf 2003) Com os versos "Cantando espalharei por toda a parte, / Se a tanto me ajudar o engenho e a arte.", Camões explica que o propósito de "Os Lusíadas" é divulgar os feitos portugueses. Sobre esse poema épico, só é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Ufjf 2007) A figura a seguir mostra um sistema de duas partículas puntiformes A e B em repouso, com cargas elétricas iguais a Q, separadas por uma distância r. Sendo K, a constante eletrostática, pode-se afirmar que o módulo da variação da energia potencial da partícula B na presença da partícula A, quando sua distância é modificada para 2r, é:
Ver questão
(Ufjf 2007) A figura a seguir representa a planificação de um poliedro convexo.
O número de vértices deste poliedro é:
Ver questão(Ufjf 2012) Uma peça de ornamentação confeccionada com vidro possui a forma de um prisma regular reto, cuja base é um triângulo equilátero. Em seu interior, há uma esfera representando o globo terrestre, que tangencia cada face do prisma. Sabendo que o raio da esfera é r, qual é o volume do prisma?
Ver questão