(UFJF 2011) Se fizermos uma analogia funcional entre as estruturas animais e vegetais, podemos afirmar que a pele, os ossos, os vasos sanguíneos e o sangue podem equivaler, nas plantas, respectivamente, a:
esclerênquima, bainha, xilema, seiva.
periderme, esclerênquima, xilema, seiva.
periderme, estômato, xilema, seiva.
periderme, esclerênquima, seiva, xilema.
esclerênquima, bainha, seiva, xilema.
Gabarito:
periderme, esclerênquima, xilema, seiva.
Periderme é o tecido vegetal que, assim como a pele, reveste e protege a superfície do organismo vegetal.
O esclerênquima é a camada celular lignificada, isto é, com segunda parede celular composta por lignina que confere resistência e estrutura, assim como os ossos nos animais vertebrados.
Já o xilema é o tecido de condução responsável por levar a seiva bruta a todas as regiões da planta.
Por fim, a seiva é responsável por carrear solubilizados metabólitos e substâncias sintetizadas assim como o sangue.
Alternativa correta: B
(Ufjf 2003) Com os versos "Cantando espalharei por toda a parte, / Se a tanto me ajudar o engenho e a arte.", Camões explica que o propósito de "Os Lusíadas" é divulgar os feitos portugueses. Sobre esse poema épico, só é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Ufjf 2007) A figura a seguir mostra um sistema de duas partículas puntiformes A e B em repouso, com cargas elétricas iguais a Q, separadas por uma distância r. Sendo K, a constante eletrostática, pode-se afirmar que o módulo da variação da energia potencial da partícula B na presença da partícula A, quando sua distância é modificada para 2r, é:
Ver questão
(Ufjf 2007) A figura a seguir representa a planificação de um poliedro convexo.
O número de vértices deste poliedro é:
Ver questão(Ufjf 2012) Uma peça de ornamentação confeccionada com vidro possui a forma de um prisma regular reto, cuja base é um triângulo equilátero. Em seu interior, há uma esfera representando o globo terrestre, que tangencia cada face do prisma. Sabendo que o raio da esfera é r, qual é o volume do prisma?
Ver questão