(Ufpr 2011) “Temos a tendência de pressupor que todas as mudanças que decorreram de um movimento de independência foram para o melhor. Raramente, por exemplo, consideramos um movimento de independência como uma regressão, um triunfo do despotismo sobre a liberdade, de um regime imposto sobre um regime representativo. Apesar disso, no caso da independência do Brasil, essas acusações foram na época imputadas ao novo regime”.
(Adaptado de MAXWELL, K. “Por que o Brasil foi diferente? O contexto da independência”. In: MOTTA, C. G. (org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira. São Paulo: Editora Senac, 2000, p 181.)
Qual dos eventos citados a seguir gerou as acusações mencionadas no texto?
A outorga da Constituição de 1824, feita por D. Pedro I depois de dissolvida a Assembleia Constituinte que elaborava o texto constitucional.
O tratado de comércio que estipulou vantagens econômicas para a Inglaterra.
O incentivo à imigração europeia e a gradual emancipação dos escravos, resultado de políticas públicas realizadas no período monárquico com objetivo de promover a transição do trabalho escravo para o trabalho livre.
A guerra empreendida contra o Paraguai na década de 1860.
A decretação da maioridade de D. Pedro II que, em 1840, favoreceu as medidas de centralização do poder, chamadas à época de “regresso”.
Gabarito:
A outorga da Constituição de 1824, feita por D. Pedro I depois de dissolvida a Assembleia Constituinte que elaborava o texto constitucional.
“Temos a tendência de pressupor que todas as mudanças que decorreram de um movimento de independência foram para o melhor. Raramente, por exemplo, consideramos um movimento de independência como uma regressão, um triunfo do despotismo sobre a liberdade, de um regime imposto sobre um regime representativo. Apesar disso, no caso da independência do Brasil, essas acusações foram na época imputadas ao novo regime”.
(Adaptado de MAXWELL, K. “Por que o Brasil foi diferente? O contexto da independência”. In: MOTTA, C. G. (org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira. São Paulo: Editora Senac, 2000, p 181.)
Qual dos eventos citados a seguir gerou as acusações mencionadas no texto?
Alternativas
A outorga da Constituição de 1824, feita por D. Pedro I depois de dissolvida a Assembleia Constituinte que elaborava o texto constitucional. Comentário: alternativa correta. Como se pode verificar pelo contexto representado pelo texto acima a qual se refere ao período que é relacionado a independência do Brasil e os primeiros anos do reinado monárquico do Dom Pedro I, marcado pelo retrocesso político diante da aprovação da Constituição de 1824, de caráter autoritário e repressor, atendendo particularmente todas as demandas do imperador.
O tratado de comércio que estipulou vantagens econômicas para a Inglaterra. Comentário: alternativa incorreta. A questão que está sendo colocado no texto acima, é referente ao aspecto político dos anos que sucederam logo após a independência brasileira.
O incentivo à imigração europeia e a gradual emancipação dos escravos, resultado de políticas públicas realizadas no período monárquico com objetivo de promover a transição do trabalho escravo para o trabalho livre. Comentário: alternativa incorreta. Tal afirmativa da alternativa não se refere ao contexto político em questão, além disso, durante o regime monárquico, principalmente, no Primeiro Reinado, ocorreu a manutenção dos escravos.
A guerra empreendida contra o Paraguai na década de 1860. Comentário: alternativa incorreta. Tal afirmativa da alternativa não se refere ao contexto político em questão, além disso, durante o regime monárquico, principalmente, no Primeiro Reinado. A Guerra do Paraguai está configurada dentro da política do Segundo Reinado.
A decretação da maioridade de D. Pedro II que, em 1840, favoreceu as medidas de centralização do poder, chamadas à época de “regresso”. Comentário: alternativa incorreta. Tal afirmativa da alternativa não se refere ao contexto político em questão, além disso, durante o regime monárquico, principalmente, no Primeiro Reinado. Tal evento colocado na alternativa está inserido na transição do período Regencial para o Segundo Reinado.
(UFPR)
Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:
Ver questão
(Ufpr 2008)
O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica
Ver questão
(Ufpr 2008)
Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:
1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.
2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.
3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.
4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.
Assinale a alternativa correta
(UFPR - 2016 - 1ª FASE)
“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.
Ver questão