(UNCISAL - 2011)
Um dos textos mais consagrados da história da filosofia é a alegoria da caverna, escrito por Platão. Sobre esse texto, pode-se afirmar que
se trata de uma obra religiosa que narra o encontro do filósofo com Deus.
se trata de um texto que apresenta dimensões pedagógicas, filosóficas e políticas.
seu percurso narra o aprisionamento do filósofo, que perde a liberdade de que desfrutava e passa a viver solitário em uma caverna.
o texto exalta a importância dos sofistas para o conhecimento filosófico.
o texto pressupõe a identificação do conhecimento filosófico com o senso comum.
Gabarito:
se trata de um texto que apresenta dimensões pedagógicas, filosóficas e políticas.
b) Correta. se trata de um texto que apresenta dimensões pedagógicas, filosóficas e políticas.
O mito da caverna apresenta, além de seu espectro filosófico, dimensões pedagógicas e políticas.
A alegoria da caverna é uma metáfora que ilustra a condição humana diante do mundo, atrelando a importância do conhecimento filosófico e da educação como forma de superação da ignorância. Representa a passagem do senso comum, enquanto visão de mundo e como explicação da realidade, para o conhecimento filosófico, sistematizado e organizado, que busca as respostas para as questões e aflições da condição humana. É o mito que ilustra a teoria das ideias de Platão, segundo a qual a razão é o caminho para o mundo das ideias, no qual existe a verdade que não é encontrada no mundo sensível.
A análise política da alegoria da caverna leva em consideração a sociedade ideal de Platão, em que os filósofos seriam os governantes da pólis ("rei-filósofo"). Platão percebia como mais apto a governar aquele que adquiriu o sentido de justiça, verdade e bondade. Esse indivíduo, em meio aos outros, se reflete no prisioneiro liberto da caverna e seus companheiros presos: após contemplar uma nova realidade, ele volta para a escuridão não apenas para libertar seus companheiros presos nas ilusões do mundo sensível, mas para ajudá-los a enxergar essa nova realidade. É traçado um paralelo com o "rei-filósofo", que, por ter sido capaz de sair da escuridão e tornar-se esclarecido e sábio, seria o responsável por levar seu povo, também, para fora da caverna, ou seja, promover a justiça, a harmonia e o bem maior da pólis.
a) Incorreta. se trata de uma obra religiosa que narra o encontro do filósofo com Deus.
A alegoria não é uma obra religiosa e não se trata do encontro do filósofo com Deus.
c) Incorreta. seu percurso narra o aprisionamento do filósofo, que perde a liberdade de que desfrutava e passa a viver solitário em uma caverna.
Tampouco representa o aprisionamento do filósofo, que perde sua liberdade na vida solitária da caverna. Retrata a libertação do homem, seu encontro com a luz da razão.
d) Incorreta. o texto exalta a importância dos sofistas para o conhecimento filosófico.
Platão foi um grande crítico dos sofistas. O mito quebra as bases do discurso sofista, introduzindo um novo argumento em busca do conhecimento verdadeiro.
e) Incorreta. o texto pressupõe a identificação do conhecimento filosófico com o senso comum.
O texto aponta justamente o contrário: o distanciamento do conhecimento filosófico em relação ao senso comum.
(Uncisal 2012) Os preceitos que fundam a democracia grega clássica e a democracia contemporânea diferem na definição de cidadão que cada uma apresenta. Ao contrário da Grécia Antiga, a nossa democracia possui características próprias que refletem a evolução do pensamento e o avanço da participação política. No tocante a mulher, sua exclusão no contexto da democracia clássica encontra justificativa
Ver questão(Uncisal 2012) O conhecimento mítico apresenta características próprias que o diferencia de outros modos de conhecer. Ele invariavelmente se vincula ao conhecimento religioso, mas conserva suas funções especificas: acomodar e tranquilizar o homem em meio a um mundo caótico e hostil. Nas sociedades em que ele se apresenta como um modo válido de explicação da realidade assume uma abrangência tamanha que determina a totalidade da vida, tanto no âmbito público como privado. Com referência ao conhecimento mítico, é incorreto afirmar que
Ver questão
(UNCISAL - 2011)
Na Grécia Antiga, o filósofo Sócrates ficou famoso por interpelar os transeuntes e fazer perguntas aos que se achavam conhecedores de determinado assunto. Mas durante o diálogo, Sócrates colocava o interlocutor em situação delicada, levando-o a reconhecer sua própria ignorância. Em virtude de sua atuação, Sócrates acabou sendo condenado à morte sob a acusação de corromper a juventude, desobedecer às leis da cidade e desrespeitar certos valores religiosos. Considerando essas informações sobre a vida de Sócrates, assim como a forma pela qual seu pensamento foi transmitido, pode-se afirmar que sua filosofia
Ver questão