(UNEMAT - 2011) Pode-se afirmar que os reis ingleses da Dinastia Tudor (1485-1603) exerceram o poder de forma absolutista graças à prosperidade econômica e à habilidade com que trataram o Parlamento.
Assinale a alternativa correta.
A exploração econômica das Treze Colônias americanas – monocultura da cana de açúcar – foi fundamental para a manutenção do absolutismo da monarquia inglesa.
A cobrança excessiva de impostos sem a autorização do Parlamento foi uma importante fonte de renda para a monarquia inglesa.
O crescimento da manufatura de lã e a política mercantilista foram importantes fatores que propiciaram aos reis desta dinastia governar de forma absoluta.
Os Atos de Navegação aprovados por Henrique VIII, nos quais determinavam que as mercadorias negociadas com a Inglaterra só poderiam ser transportadas por navios daquele país, fortaleceram a sua economia e ajudaram os reis a governar de forma absoluta.
Durante o governo dos monarcas da dinastia Tudor, os membros do Parlamento tinham uma grande influência na direção dos assuntos de Estado, chegando mesmo a controlar as atividades dos reis.
Gabarito:
O crescimento da manufatura de lã e a política mercantilista foram importantes fatores que propiciaram aos reis desta dinastia governar de forma absoluta.
a) A exploração econômica das Treze Colônias americanas – monocultura da cana de açúcar – foi fundamental para a manutenção do absolutismo da monarquia inglesa.
Incorreta. Não houve investimento em larga escala na monocultura da cana de açúcar.
b) A cobrança excessiva de impostos sem a autorização do Parlamento foi uma importante fonte de renda para a monarquia inglesa.
Incorreta. Na sociedade de corte inglesa dos tempos absolutistas, o parlamento era composto por nobres muito próximos da corte, e eles exerciam funções consultivas, logo, a maioria das medidas do monarca eram de notório saber na Corte.
c) O crescimento da manufatura de lã e a política mercantilista foram importantes fatores que propiciaram aos reis desta dinastia governar de forma absoluta.
Correta.
d) Os Atos de Navegação aprovados por Henrique VIII, nos quais determinavam que as mercadorias negociadas com a Inglaterra só poderiam ser transportadas por navios daquele país, fortaleceram a sua economia e ajudaram os reis a governar de forma absoluta.
Incorreta. Os Atos de Navegação são um corpo de leis sancionadas por Oliver Cromwell, em 1651, quando já consolidado o absolutismo na região.
e) Durante o governo dos monarcas da dinastia Tudor, os membros do Parlamento tinham uma grande influência na direção dos assuntos de Estado, chegando mesmo a controlar as atividades dos reis.
Incorreta. O parlamento não influenciava tanto ao ponto de controlar os reis, eles tinham um poder consultivo.
(Unemat 2010) Em relação às fases do capitalismo e suas características, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
Coluna I - Fases do Capitalismo
I. Comercial
II. Industrial
III. Financeiro
Coluna II – Características
( ) Segunda Revolução Industrial ou Tecnológica, o capitalismo se tornou monopolista. Empresas ou países monopolizaram o comércio; os bancos adquiriram cada vez mais importância; o capital financeiro passou a dominar e a controlar a economia dos países; domínio das transnacionais.
( ) Ressurgimento dos Centros urbanos e intensificação do comércio; acumulação de recursos; inovações nos transportes marítimos, nos armamentos e nas técnicas de navegação; expansão comercial do final do século XIV e início do século XV.
( ) Forte mecanização, abrangendo diversos setores da economia. As fábricas empregavam grande número de trabalhadores.
Assinale a alternativa correta.
Dado uma PA cujo a1 é o quádruplo de sua razão e a20 é igual a 69, sua razão será:
Ver questão
(Unemat 2010) Sobre os platelmintos, é correto afirmar que todos são:
Ver questão
(UNEMAT 2018)
“A centralidade da subjetividade, a ênfase no indivíduo, a valorização do homem serão também problematizadas ao longo do desenvolvimento do pensamento moderno através de várias teorias e descobertas científicas que questionam, de diferentes pontos de vista, o antropocentrismo, a centralidade atribuída ao homem. Entenda-se por isso a definição tradicional de homem encontrada na modernidade, o próprio conceito de natureza humana como dotada de consciência autônoma. É ilustrativa a esse respeito a famosa frase de Michel Foucault na conclusão de As palavras e as coisas (1966), “[...] o homem é uma invenção recente na história de nosso pensamento, e talvez seu fim esteja próximo”.
Marcondes, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos présocráticos a Wittgenstein. 6ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 254.
A afirmação de Michel Foucault é citada no final do texto por Marcondes para ilustrar um processo de argumentação a respeito da definição tradicional de homem. Assinale a alternativa que explicita o sentido do enunciado de Foucault.
Ver questão