(UNEMAT - 2011) Sobre o golpe de 1964 ocorrido no Brasil, que deu início aos governos militares, é incorreto afirmar.
O golpe militar de 1964 se insere na situação política mundial pós-segunda guerra mundial, auge da Guerra Fria, quando EUA e URSS atuavam no sentido de ampliar suas áreas de influência no mundo.
Este golpe, no Brasil, foi liderado por militares, grupos dominantes e setores conservadores da sociedade brasileira, que se viram prejudicados pelo programa de Reformas de Base propostas por João Goulart (Jango).
Os EUA apoiaram a Conspiração para a derrubada do Presidente da República João Goulart (Jango) que, supostamente, era um “simpatizante soviético”.
Uma grande Marcha, em apoio às Reformas de Base e ao presidente João Goulart, foi organizada pela classe média paulista em 19 de março de 1964, conhecida como Marcha da Família com Deus pela liberdade.
O golpe de 1964, que implantou o Regime Militar no Brasil, foi acompanhado por outros movimentos militares na América Latina nos anos 60 e 70. Os motivos básicos eram os mesmos: impedir a mobilização popular e controlar a ameaça socialista.
Gabarito:
Uma grande Marcha, em apoio às Reformas de Base e ao presidente João Goulart, foi organizada pela classe média paulista em 19 de março de 1964, conhecida como Marcha da Família com Deus pela liberdade.
(Unemat 2010) Em relação às fases do capitalismo e suas características, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
Coluna I - Fases do Capitalismo
I. Comercial
II. Industrial
III. Financeiro
Coluna II – Características
( ) Segunda Revolução Industrial ou Tecnológica, o capitalismo se tornou monopolista. Empresas ou países monopolizaram o comércio; os bancos adquiriram cada vez mais importância; o capital financeiro passou a dominar e a controlar a economia dos países; domínio das transnacionais.
( ) Ressurgimento dos Centros urbanos e intensificação do comércio; acumulação de recursos; inovações nos transportes marítimos, nos armamentos e nas técnicas de navegação; expansão comercial do final do século XIV e início do século XV.
( ) Forte mecanização, abrangendo diversos setores da economia. As fábricas empregavam grande número de trabalhadores.
Assinale a alternativa correta.
Dado uma PA cujo a1 é o quádruplo de sua razão e a20 é igual a 69, sua razão será:
Ver questão
(Unemat 2010) Sobre os platelmintos, é correto afirmar que todos são:
Ver questão
(UNEMAT 2018)
“A centralidade da subjetividade, a ênfase no indivíduo, a valorização do homem serão também problematizadas ao longo do desenvolvimento do pensamento moderno através de várias teorias e descobertas científicas que questionam, de diferentes pontos de vista, o antropocentrismo, a centralidade atribuída ao homem. Entenda-se por isso a definição tradicional de homem encontrada na modernidade, o próprio conceito de natureza humana como dotada de consciência autônoma. É ilustrativa a esse respeito a famosa frase de Michel Foucault na conclusão de As palavras e as coisas (1966), “[...] o homem é uma invenção recente na história de nosso pensamento, e talvez seu fim esteja próximo”.
Marcondes, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos présocráticos a Wittgenstein. 6ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 254.
A afirmação de Michel Foucault é citada no final do texto por Marcondes para ilustrar um processo de argumentação a respeito da definição tradicional de homem. Assinale a alternativa que explicita o sentido do enunciado de Foucault.
Ver questão