(UNIFOR - 2012/1)
Leia o poema abaixo e assinale a alternativa em que a transitividade do verbo "acabar" é a mesma encontrada no segundo verso do poema de Carlos Drummond de Andrade.
JOSÉ
E agora José?
a festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
E agora, você?
Você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta,
e agora, José?
[...]
(ANDRADE, Carlos Drummond de. A palavra mágica: poesia. 5. ed. Rio de Janeiro: Record, 1999, p. 99).
Acabei de chegar.
O sonho acabou.
Todos acabaram exaustos.
Acabe com isso.
Já acabamos todo o serviço.
Gabarito:
O sonho acabou.
Vamos analisar a transitividade do verbo "acabar" nos versos do poema e nas opções fornecidas:
Versos do poema: "a festa acabou," "a luz apagou," "o povo sumiu," "a noite esfriou,"
Os verbos "acabar", "apagar", "sumir" e "esfriar" nesses versos são verbos intransitivos, ou seja, não necessitam de um objeto direto para completar seu sentido. Eles indicam uma ação que se completa em si mesma.
Vamos agora analisar as alternativas:
a) Acabei de chegar. O verbo "acabar" aqui é intransitivo, semelhante ao uso no poema. A frase se completa com "de chegar", mas "acabar" não necessita de um objeto direto.
b) O sonho acabou. O verbo "acabar" é intransitivo, similar ao uso no poema. A frase se completa com "O sonho", mas "acabar" não precisa de um objeto direto.
c) Todos acabaram exaustos. Neste caso, "acabar" é transitivo direto, pois necessita de um objeto direto ("exaustos") para completar seu sentido. Isso difere do uso no poema, onde o verbo é intransitivo.
d) Acabe com isso. "Acabar" é transitivo direto aqui, exigindo um objeto direto ("com isso"). Isso também é diferente do uso no poema.
e) Já acabamos todo o serviço. Aqui, "acabar" é transitivo direto, pois exige um objeto direto ("todo o serviço"). Essa transitividade difere do uso no poema.
Portanto, a única alternativa em que a transitividade do verbo "acabar" é a mesma encontrada no poema é: b) O sonho acabou.
(Unifor-2003)
O velho foi sendo injustamente recolhido a sua "inferioridade".
A palavra sublinhada na frase acima é formada de:
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(UNIFOR - 2014)
“Bohemian Rhapsody” é uma canção cuja letra foi escrita por Freddie Mercury, gravada originalmente pela banda Queen em 1975 no álbum A Night at the Opera. Esta canção possui uma estrutura musical incomum para a música popular, o que a faz ser considerada por muitos uma obra de rock progressivo. Suas seis sessões não possuem um refrão. Foi lançada como compacto e tornou-se um estrondoso sucesso comercial.
Is this the real life?
Is this just fantasy?
Caught in a landslide
No escape from reality
Open your eyes
Look up to the skies and see
I’m just a poor boy
I need no sympathy…
Nothing really matters (1)
Anyone can see (2)
Nothing really matters (3)
Nothing really matters to me (4)
Anyway the wind blows (5)
http://www.vagalume.com.br/queen/bohemian-rhapsody.html#ixzz2iwyl3son
Nos últimos versos, os pronomes nothing, anyone e anyway passam a ideia de:
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(UNIFOR - 2014) Leia as sentenças abaixo e marque a opção correta de acordo com o uso dos artigos definido e indefinido:
I. Can you play a guitar?
II. I once played the guitar which had only five strings.
III. She started learning the piano at the age of five.
IV. I’ve always had a flute, ever since I was a child.
V. I’m afraid the violin is an instrument I never mastered.
(UNIFOR - CE)
A decomposição total de 100 g de carbonato de cálcio (CaCO3) em óxido de cálcio e dióxido de carbono, que volume produzirá deste último quando medido a 1 atm e 25°C?
(Dados: volume molar de gás a 1 atm e 25 °C = 25 L/mol; massas molares, em g/mol: CaCO3 = 100; CO2 = 44.)
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