(UNIMONTES - 2011)
Lembremos a figura de Sócrates. Dizem que era um homem feio, mas, quando falava, exercia estranho fascínio. Podemos atribuir a Sócrates duas maneiras de se chegar ao conhecimento. Essas duas maneiras são denominadas de
doxa e ironia.
ironia e maiêutica.
maiêutica e doxa.
maiêutica e episteme.
Gabarito:
ironia e maiêutica.
b) Correta. ironia e maiêutica.
A ironia era a primeira parte do método dialético de Sócrates, em que eram feitas perguntas para se desvincular das certezas superficiais. Esse método, no qual Sócrates apenas fazia perguntas ao seu interlocutor, sem responder nenhuma delas, buscando extrair o máximo possível de seu debatedor, fazia com que este reconhecesse sua própria ignorância. A partir disso, ele poderia partir para a maiêutica, na qual novas ideias surgiam a partir da desconstrução de outras.
Doxa e episteme são conceitos trabalhados por Platão. O primeiro diz respeito à opinião que as pessoas tem sobre as coisas, enquanto que a episteme é o conhecimento racional sobre as coisas.
a) Incorreta. doxa e ironia.
Enquanto que a ironia é utilizada pelo Sócrates, a doxa, como opinião baseada no sensível, não é um recurso socrático.
c) Incorreta. maiêutica e doxa.
Enquanto que a maiuêtica é utilizada pelo Sócrates, a doxa, como opinião baseada no sensível, não é um recurso socrático.
d) Incorreta. maiêutica e episteme.
A episteme não consiste uma forma de se chegar ao conhecimento, pois o termo indica o próprio conhecimento em si.
(Unimontes-MG–2009) Leia os fragmentos dos textos.
Texto I
“Um certo Miguilim morava com sua mãe, seu pai e seus irmãos, longe, longe daqui, muito depois da Vereda-do-Frango-d’Água e de outras veredas sem nome ou pouco conhecidas, em ponto remoto, no Mutum. No meio dos Campos Gerais, mas num covão em trechos de matas, terra preta, pé de serra.
Miguilim tinha oito anos. Quando completara sete, havia saído dali, pela primeira vez: o Tio Terêz levou-o a cavalo, à frente da sela, para ser crismado no Sucuriju, por onde o bispo passava. Da viagem, que durou dias, ele guardara aturdidas lembranças, embaraçadas em sua cabecinha.”
ROSA, 1984. p. 13.
Texto II
“Um dos sonhos da minha vida era ter em casa uma piscina. Tinha aprendido a nadar, já havia disputado mesmo uma competição na piscina do Minas Tênis Clube, categoria de petiz, pretendia me tornar campeão, nadando no mínimo tão bem como Tarzã.”
SABINO, 2008. p. 44.
Faça uma leitura comparativa dos fragmentos de textos retirados das narrativas “Campo geral”, de Guimarães Rosa, e O menino no espelho, de Fernando Sabino, e assinale a alternativa que está INCORRETA.
(Unimontes 2011) Durante um experimento, utilizou-se uma mistura gasosa com o propósito de simular a atmosfera de um planeta hipotético. Foram misturados, a 300 ºC, 0,320 g de metano, CH4, 0,175 g de argônio, Ar, e 0,225 g de nitrogênio, N2. Considerando que a pressão parcial do nitrogênio é igual a 0,15 atm, é INCORRETO afirmar que
Ver questão(Unimontes 2014) Os hidroclorofluorocarbonetos, HCFC, têm sido propostos e usados como substituintes dos CFC nas aplicações refrigerantes. As moléculas de HCFC geralmente se quebram antes de atingir a estratosfera e, consequentemente, trazem menos ameaças à camada de ozônio. Um exemplo de HCFC é o CHCℓ2F. Em relação à molécula de CHCℓ2F é CORRETO afirmar:
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(Unimontes 2011)
A figura abaixo apresenta uma série de desintegração nuclear para o Urânio-238 até a formação do núcleo estável de Chumbo-206.
Em relação aos processos de decaimento subsequentes do U-238 até a formação do Pb-206, o número de partículas alfas e betas perdidas corresponde, respectivamente, a
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