(UniRV-GO/2011-Adaptada) - Leia o texto a seguir. Genética é o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em genética clássica (Mendel – 1856 - 1865) e genética moderna (Watson e Crick – 1953). Com base em seus conhecimentos nesta área, assinale a alternativa incorreta.
Fenótipo é igual ao genótipo do indivíduo mais a ação do ambiente.
Genótipo é a constituição gênica do indivíduo, isto é, são os genes que ele possui em suas células e que foram herdados dos seus pais.
Alelos são genes que ocupam o mesmo locus em cromossomos homólogos. Homólogos são os pares de cromossomos que possuem genes para as mesmas características.
Alelos que se expressam da mesma forma nas condições homozigótica e heterozigótica são chamados de recessivos.
Gabarito:
Alelos que se expressam da mesma forma nas condições homozigótica e heterozigótica são chamados de recessivos.
(UniRV GO/2018) Os vírus são pequenas partículas visíveis à microscopia eletrônica, carregam uma quantidade mínima de material genético e são constituídos por uma ou várias moléculas de DNA ou RNA. Considerando os vírus, assinale a alternativa incorreta.
Ver questão
(UniRV GO/2022) A doença exantemática é definida como doença infecciosa sistêmica em que manifestações cutâneas acompanham o quadro clínico. A respeito das formas de transmissão, assinale a afirmativa correta em relação a uma virose.
Ver questão
(UniRV GO/2019_modificado) Sendo um tipo de proteína, a função enzimática está totalmente relacionada com sua estrutura. Sobre enzimas, analise as afirmações.
I. Algumas moléculas ativam as enzimas; são os cofatores quando são íons inorgânicos e coenzimas quando são moléculas orgânicas. Eles agem alterando a conformação proteica, de modo que o sítio ativo tenha afinidade pelo substrato.
II. A concentração do substrato influencia a velocidade de reação até um ponto de saturação, em que as enzimas estão todas ligadas aos substratos. Portanto, mesmo elevando a concentração de substrato, a velocidade de reação permanecerá constante.
III. Os inibidores competitivos não se ligam no mesmo sítio ativo do substrato, atuam mudando a conformação enzimática, fazendo com que o sítio ativo para o substrato fique inativo ou inacessível.
IV. A febre alta (acima de 40º) é muito perigosa pelo fato de a temperatura alta modificar as enzimas do sistema nervoso central, induzindo mudanças na sequência dos aminoácidos, alterando, desta forma, a estrutura tridimensional da enzima.
Estão corretas:
Ver questão