Questão 12823

(UFTM - 2012) Leia os excertos da obra 100 textos de História Antiga, organizada por Jaime Pinsky, de 1980.

Eu sou o rei que transcende entre os reis,

Minhas palavras são escolhidas,

Minha inteligência não tem rival.

(Hamurábi, 1792-1750 a.C. Autopanegírico.)

O fundamento do regime democrático é a liberdade [...]. Uma característica da liberdade é ser governado e governar por turno [...]. Outra é viver como se quer; pois dizem que isto é resultado da liberdade, já que o próprio do escravo é viver como não quer.

(Aristóteles, 384-322 a.C. Política.)

A partir dos textos, pode-se afirmar que

A

os fundamentos do poder político eram os mesmos para Hamurábi e Aristóteles.

B

a democracia, segundo Aristóteles, impôs o abandono do regime escravista.

C

Hamurábi considerava que o governante deveria ser escolhido entre os mais sábios.

D

expressam diferentes concepções sobre as relações entre governantes e governados.

E

a dinastia esclarecida, com doses de despotismo e liberdade, era defendida por ambos.

Gabarito:

expressam diferentes concepções sobre as relações entre governantes e governados.



Resolução:

a) os fundamentos do poder político eram os mesmos para Hamurábi e Aristóteles.

Incorreta. Pelos trechos, nota-se um claro antagonismo entre o ideal de poder político para Hamurábi e Aristóteles: o primeiro, defende o centralismo de poder nas mãos do rei escolhido, ele próprio; o segundo, defende a liberdade perpetuada pela democracia.

b) democracia, segundo Aristóteles, impôs o abandono do regime escravista.

Incorreta. Pelo trecho de Aristóteles, não há uma imposição do fim da escravidão pela democracia; ele apenas cita a maior característica do escravo, que é viver como não quer. A democracia promove a liberdade entre os governados para tornarem-se governantes, e não cita onde entra o escravo nessa alternância (porque ele não entra).

c) Hamurábi considerava que o governante deveria ser escolhido entre os mais sábios.

Incorreta. Hamurábi considerava que ele era o governante ideal porque foi escolhido entre os mais sábios, suas palavras são escolhidas, sua inteligência não tem rival e transcende entre outros reis, e não que os reis, em geral, deveriam ser escolhidos.

d) expressam diferentes concepções sobre as relações entre governantes e governados.

Correta. O texto destaca a diferença entre a forma de governo ideial para Hamurábi e Aristóteles.

e) a dinastia esclarecida, com doses de despotismo e liberdade, era defendida por ambos.

Incorreta. Hamurábi era déspota: defendia o poder absoluto nas mãos do sábio (ele próprio). Aristóteles defendia a democracia, que alternava o poder entre aqueles que eram governados e perpetuava a liberdade.



Questão 2634

(UFTM - 2011)

Analise as frases.

I. Ontem, fui até a escola para visitar velhos amigos.
   Ontem, fui até à escola para visitar velhos amigos.
II.Ontem, passei a noite na casa da minha prima.
   Ontem, passei à noite na casa da minha prima.
III.Ontem, entreguei o relatório a minha supervisora.
    Ontem, entreguei o relatório à minha supervisora.

Dentre os pares de frases apresentados, a estrutura frasal em que se verifica alteração de sentido da segunda frase em relação à primeira está contida em

Ver questão

Questão 3292

(UFTM - 2012)

Psychology of Money

Study: The Rich Really Are More Selfish

By Brad Tuttle

August 12, 2011

 

“Lower-class” individuals – i.e., folks without much money or education – demonstrate more compassion and empathy than their wealthy counterparts, according to a series of psychological studies. In social scientist speech, “self-oriented behavior” is more likely to be exhibited by people with good education, prestigious jobs, high income, and overall higher-ranking social status.

 

How you rank in society purportedly 1has a lot to do with how much you care about your fellow man. That’s the gist of “Social Class as Culture: The Convergence of Resources and Rank in the Social Realm,” a new paper written by University of California psychologists and social scientists published in the academic journal Current Directions in Psychological Science.

 

The authors write that one’s sense of social class – derived mainly from income and education – “exerts broad influences on social thought, emotion, and behavior.” Using various tests that measure empathy, those who perceive themselves among the lower classes demonstrate “heightened vigilance of the social context and an other-focused social orientation.” In other words, poorer, less well-educated individuals tend to notice, and care more about the people around them. 2“Upper-class rank perceptions,” on the other hand, “trigger a focus away from the context toward the self, prioritizing self-interest.”

 

3How the heck can researchers measure something like empathy? One study, for instance, asked participants to identify the emotions on display in photos of people with different facial expressions. Those with high-school-only educations showed “greater empathetic accuracy” than participants with college educations.

 

The paper also claims that people with less education and less money tend to be more generous with what money they do have. When the question is posed regarding how much people should give to charity, “lower-class” ranks suggest a higher percentage of one’s income than the percentage recommended by the wealthy.

 

Another study cited in the paper involved giving participants 10 points, which would later be traded in for money. The individuals given the points were to divide them up between themselves and an anonymous partner. 4Guess who shared more of their points?

 

We found that individuals reporting lower subjective socioeconomic status gave more to their partner than did upper-socioeconomic-status participants. In this context, the next time you’re called “low-class,” 5consider it a compliment.

(http://moneyland.time.com. Adaptado.) 

 

No trecho do terceiro parágrafo – “Upper-class rank perceptions,” on the other hand, “trigger a focus away from the context toward the self, prioritizing self-interest.” (ref. 2) – a expressão on the other hand indica

Ver questão

Questão 4135

(Uftm 2012) Boleadeira é o nome de um aparato composto por três esferas unidas por três cordas inextensíveis e de mesmo comprimento, presas entre si por uma das pontas. O comprimento de cada corda é 0,5 m e o conjunto é colocado em movimento circular uniforme, na horizontal, com velocidade angular ω de 6 rad/s, em disposição simétrica, conforme figura.

Desprezando-se a resistência imposta pelo ar e considerando que o conjunto seja lançado com velocidade V (do ponto de junção das cordas em relação ao solo) de módulo 4 m/s, pode-se afirmar que o módulo da velocidade resultante da esfera A no momento indicado na figura, também em relação ao solo, é, em m/s,

Ver questão

Questão 8590

(Uftm 2013) Considere o gráfico, que relaciona a pressão atmosférica com a altitude.

a) Considerando que a composição do ar se mantenha constante com a altitude e que o ar tenha comportamento de gás ideal, calcule o valor aproximado do quociente:

Mostre como obteve esse valor.

b) Considere duas garrafas contendo água mineral, proveniente de mesma fonte e à mesma temperatura, gaseificada artificialmente com gás carbônico, CO2. Uma dessas garrafas foi aberta em Aracaju (SE), cidade localizada no nível do mar, e a outra foi aberta em Ouro Preto (MG), cidade localizada em região serrana. Indique se a concentração de CO2 dissolvido na água da garrafa aberta em Aracaju é maior, menor ou igual à concentração desse gás na água da garrafa aberta em Ouro Preto. Justifique sua resposta.

Ver questão