Questão 14752

(UNCISAL - 2012)

A filosofia de Santo Agostinho é essencialmente uma fusão das concepções cristãs com o pensamento platônico. Subordinando a razão à fé, Agostinho de Hipona afirma existirem verdades superiores e inferiores, sendo as primeiras compreendidas a partir da ação de Deus. Como se chama a teoria agostiniana que afirma ser a ação de Deus que leva o homem a atingir as verdades superiores?

A

Teoria da Predestinação.

B

Teoria da Providência.

C

Teoria Dualista.

D

Teoria da Emanação.

E

Teoria da Iluminação.

Gabarito:

Teoria da Iluminação.



Resolução:

e) Correta. Teoria da Iluminação.
A Teoria da Iluminação compreende os seguintes movimentos: o homem busca a Deus e é levado ao seu interior; encontra Deus no interior de si mesmo, como uma luz que ilumina-o internamente. Essa luz é Cristo, que habita o homem interior. A diferença está em que, para Agostinho, esse movimento dá-se tanto no intelecto como na vontade, pois, apenas pelo razão, não se pode fixar a presença divina no homem, pois o ser humano deseja tanto conhecer como fruir Deus, e a fruição é um ato da vontade. A transformação da vontade só ocorre pela iluminação divina, o que se diferencia do platonismo, cujo conhecimento da verdade e do bem dá-se no campo da razão, suficiente para mover o homem em direção a elas.

 

a) Incorreta. Teoria da Predestinação.
A Teoria da Predestinação foi elaborada posteriormente na Reforma Protestante por teólogos como Lutero e Calvino, certamente com influências agostinianas.

b) Incorreta. Teoria da Providência.
Não há uma teoria com esse nome, embora a providência identifique outro aspecto do caráter de Deus.

c) Incorreta. Teoria Dualista.
O dualismo é característico do maniqueísmo, posição filosófica e religiosa a qual Agostinho se opunha.

d) Incorreta. Teoria da Emanação.
A Teoria da Emanação é uma teoria neoplatônica do filósofo Plotino que assume certa relação de necessidade entre a criação e Deus, e Agostinho não é adepto dela, como defensor da criação ex nihilo.



Questão 14553

(Uncisal 2012) Os preceitos que fundam a democracia grega clássica e a democracia contemporânea diferem na definição de cidadão que cada uma apresenta. Ao contrário da Grécia Antiga, a nossa democracia possui características próprias que refletem a evolução do pensamento e o avanço da participação política. No tocante a mulher, sua exclusão no contexto da democracia clássica encontra justificativa

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Questão 14584

(Uncisal 2012) O conhecimento mítico apresenta características próprias que o diferencia de outros modos de conhecer. Ele invariavelmente se vincula ao conhecimento religioso, mas conserva suas funções especificas: acomodar e tranquilizar o homem em meio a um mundo caótico e hostil. Nas sociedades em que ele se apresenta como um modo válido de explicação da realidade assume uma abrangência tamanha que determina a totalidade da vida, tanto no âmbito público como privado. Com referência ao conhecimento mítico, é incorreto afirmar que

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Questão 14645

(UNCISAL - 2011)

Na Grécia Antiga, o filósofo Sócrates ficou famoso por interpelar os transeuntes e fazer perguntas aos que se achavam conhecedores de determinado assunto. Mas durante o diálogo, Sócrates colocava o interlocutor em situação delicada, levando-o a reconhecer sua própria ignorância. Em virtude de sua atuação, Sócrates acabou sendo condenado à morte sob a acusação de corromper a juventude, desobedecer às leis da cidade e desrespeitar certos valores religiosos. Considerando essas informações sobre a vida de Sócrates, assim como a forma pela qual seu pensamento foi transmitido, pode-se afirmar que sua filosofia

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Questão 14674

(UNCISAL - 2011)

Um dos textos mais consagrados da história da filosofia é a alegoria da caverna, escrito por Platão. Sobre esse texto, pode-se afirmar que

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