Questão 62043

As membranas biológicas são estruturas altamente seletivas e demarcam limites celulares e subcelulares. Pequenas moléculas neutras podem penetrar e atravessar essas membranas por simples difusão, mas a maioria das moléculas e íons dependem de transportadores altamente seletivos para atravessarem as membranas biológicas. Considerando a composição das membranas biológicas, podemos afirmar que a especificidade dos sistemas de transporte está intimamente relacionada com a presença de:

A

lipídeos.

B

carboidratos.

C

proteínas.

D

porfirinas.

E

terpenos.

Gabarito:

proteínas.



Resolução:

a) Incorreta. Os lipideos fazem parte da bicamada fosfolipidica da membrana plasmatica, que compoe sua principal estrutura mas não atuam com especificidade de moleculas dos sistemas de transporte. 

b) Incorreta. Os carboidratos fazem parte da composição do glicocalix da membrana plasmatica e atuam principalmente em sistemas de reconhecimento e adesão da celular. 

c) Correta.

d) Incorreta. As porfirinas são um grupo de compostos orgânicos essenciais para a função da hemoglobina, uma proteína nos glóbulos vermelhos que se liga à porfirina, liga o ferro e transporta oxigênio.

e) Incorreta. Os terpenos, são um grupo de compostos naturais que são encontrados principalmente em plantas . Eles são responsáveis pela fragrância, sabor e pigmento das plantas.



Questão 2980

(Unitau 1995)  

          "A questão central da pedagogia é o problema das formas, dos processos dos métodos; certamente, não considerados em si mesmos, pois as formas só fazem sentido na medida em que viabilizam o domínio de determinados conteúdos.  O método é essencial ao processo pedagógico.
          Pedagogia, como é sabido, significa literalmente a condução da criança, e a sua origem está no escravo que levava a criança até o local dos jogos, ou o local em que ela recebia instrução do preceptor. Depois, esse escravo passou a ser o próprio educador. Os romanos, percebendo o nível de cultura dos escravos gregos, confiavam a eles a educação dos filhos.
          Essa é a etimologia da palavra. Do ponto de vista semântico, o sentido se alterou. No entanto, a paideia não significava apenas infância, paideia significava cultura, os ideais da cultura grega.
          Assim, a palavra pedagogia, partindo de sua própria etimologia, significa não apenas a condução da criança, mas a introdução da criança na cultura.  
          A pedagogia é o processo através do qual o homem se torna plenamente humano. No meu discurso distingui entre a pedagogia geral, que envolve essa noção de cultura como tudo o que o homem constrói, e a pedagogia escolar, ligada à questão do saber sistematizado, do saber elaborado, do saber metódico. A escola tem o papel de possibilitar o acesso das novas gerações ao mundo do saber sistematizado, do saber metódico, científico.
          Ela necessita organizar processos, descobrir formas adequadas a essa finalidade. Esta é a questão central da pedagogia escolar. Os conteúdos não apresentam a questão central da pedagogia, porque se produzem a partir das relações sociais e se sistematizam com autonomia em relação à escola. A sistematização dos conteúdos pressupõe determinadas habilidades que a escola geralmente garante, mas não ocorre no interior das escolas de primeiro e segundo graus.
          A existência do saber sistematizado coloca à pedagogia o seguinte problema: como torná-lo assimilável pelas novas gerações, ou seja, por aqueles que participam de algum modo de sua produção enquanto agentes sociais, mas participam num estágio determinado, estágio esse que é decorrente de toda uma trajetória histórica?"

(SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica no quadro das tendências críticas da Educação Brasileira, adap. da fala em Seminário, Niterói, 1985). 

As palavras 'é', 'método', 'só' e 'conteúdos' podem ter sua acentuação analisada pelas seguintes regras:  

Ver questão

Questão 3228

(UNITAU - 1995)

Assinale a alternativa que corresponde à sequência na qual se inclui um uso inadequado do artigo em inglês:

Ver questão

Questão 4126

(Unitau 1995) Uma partícula tem movimento circular uniforme de velocidade escalar de 10m/s, dando uma volta a cada 8 segundos. O módulo de aceleração vetorial média para um intervalo de tempo de 2s é:

Ver questão

Questão 6330

(UNITAU) O segmento da perpendicular traçada de um vértice de um triângulo à reta suporte do lado oposto é denominado

Ver questão