Questão 14995

(Unisc 2013) Em recente artigo publicado na Revista Brasileira de Educação, a pesquisadora Heloisa Helena Martins analisa a relação entre juventude e mercado de trabalho. No seu texto, ela apresenta o seguinte comentário: “Informações referentes às montadoras de carros no Brasil revelam que no período de 1991 a 1995 houve um crescimento da produção de 70% e de 78% na produtividade, enquanto verificou-se uma redução no emprego de 5%. No setor de autopeças, no mesmo período, houve um aumento no faturamento de 74%, de 97% na produtividade, e uma diminuição de 12% no emprego (DIEESE, 1996a). O que esses dados demonstram é o crescimento econômico acompanhado pela redução dos postos de trabalho e que, apesar da exigência cada vez menor de mão de obra, obtêm-se cada vez mais bens e serviços.”
(MARTINS, Heloísa Helena Teixeira de Souza. O jovem no mercado de trabalho. Rev. Bras. Educ. 1997, n.05-06, pp. 96-109. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 24781997000200009&lng=pt&nrm=iso  ISSN 1413-2478.)


Com base no argumento da autora, é possível afirmar

A

que o crescimento econômico é motivo do aumento da oferta de empregos para os jovens.

B

que apesar do crescimento econômico e do aumento da oferta de bens e serviços, diminui-se a oferta de postos de trabalho.

C

que o aumento da produção leva a um aumento de emprego na indústria automobilística brasileira.

D

Todas as alternativas estão corretas.

E

Nenhuma das alternativas está correta.

Gabarito:

que apesar do crescimento econômico e do aumento da oferta de bens e serviços, diminui-se a oferta de postos de trabalho.



Resolução:

B: A leitura do texto leva à compreensão de que houve um crescimento econômico, com o aumento de bens e serviços, mas uma redução nos postos de trabalho, em função da exigência cada vez menor de mão de obra (que está sendo substituída pela automação).

É preciso observar cuidadosamente os dados apresentados: "[...] no período de 1991 a 1995 houve um crescimento da produção e na produtividade, enquanto verificou-se uma redução no emprego. No setor de autopeças, no mesmo período, houve um aumento no faturamento e na produtividade, e uma diminuição no emprego [...]." Observe que a pesquisa se refere ao setor automobilístico (montadoras de carros), onde a utilização de máquinas é extensiva e vem crescendo cada vez mais.

 

A: Não houve um aumento da oferta de empregos para os jovens. Pelo contrário, o crescimento econômico tem como uma das causas a substituição da mão de obra humana pela automação.

C: O aumento da produção não necessariamente leva a um aumento de empregos na indústria automobilística brasileira.



Questão 3157

(UNISC - 2012)  

Most people can remember a phone number for up to thirty seconds. When this short amount of time elapses, however, the numbers are erased from the memory. How did the information get there in the first place? Information that makes its way to the short term memory (STM) does so via the sensory storage area. The brain has a filter which only allows stimuli that is of immediate interest to pass on to the STM, also known as the working memory.

There is much debate about the capacity and duration of the short term memory. The most accepted theory comes from George A. Miller, a cognitive psychologist who suggested that humans can remember approximately seven chunks of information. A chunk is defined as a meaningful unit of information, such as a word or name rather than just a letter or number. Modern theorists suggest that one can increase the capacity of the short term memory by chunking, or classifying similar information together. By organizing information, one can optimize the STM, and improve the chances of a memory being passed on to long term storage.

When making a conscious effort to memorize something, such as information for an exam, many people engage in ‘‘rote rehearsal’’. By repeating something over and over again, 2one is able to keep a memory alive. Unfortunately, this type of memory maintenance only succeeds if there are no interruptions. As soon as a person stops rehearsing the information, it has the tendency to disappear. When a pen and paper are not handy, people often attempt to remember a phone number by repeating it aloud. If the doorbell rings or the dog barks to come in before a person has the opportunity to make a phone call, he will likely forget the number instantly. 3Therefore, rote rehearsal is not an efficient way to pass information from the short term to long term memory. A better way is to practice ‘‘1elaborate rehearsal’’. This involves assigning semantic meaning to a piece of information so that it can be filed along with other pre-existing long term memories.

Encoding information semantically also makes it more retrievable. Retrieving information can be done by recognition or recall. Humans can easily recall memories that are stored in the long term memory and used often; however, if a memory seems to be forgotten, it may eventually be retrieved by prompting. The more cues a person is given (such as pictures), the more likely a memory can be retrieved. This is why multiple choice tests are often used for subjects that require a lot of memorization.

 

Fonte: http://www.englishclub.com/esl-exams/ets-toefl-practice-reading.htm (Adaptado)

 

The word one in paragraph 3 (ref. 2) refers to

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Questão 5159

(Unisc 2016) Uma pessoa não consegue ver os objetos com nitidez porque suas imagens se formam entre o cristalino e a retina. Qual é o defeito de visão desta pessoa e como podemos corrigi-lo?

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Questão 9908

(UNISC - 2012)

A sequência de reações:

X NaHCO3 →Y + CO2 + H2O

CO2 + Ba(OH)2 → Z + H2O

Ficará correta se X, Y e Z forem substituídos, respectivamente, por:

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Questão 12559

(Unisc 2016) Dentre um grupo formado por 2 Engenheiros e 4 Matemáticos, três pessoas são escolhidas ao acaso. A probabilidade de que sejam escolhidos um Engenheiro e dois Matemáticos é de

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