(Unisc 2013) “As considerações sobre cultura nos levam a uma importante conclusão: a existência de uma imensa diversidade cultural – tanto nos níveis regionais e nacionais como na sociedade global – implica a existência de diferenças, mas não de desigualdades. Em outras palavras, a Antropologia nos ensina hoje que sociedades e grupos sociais cujos valores, práticas e conhecimentos não são iguais aos nossos não são primitivos ou inferiores: são diferentes. As diferenças só passam a ser sinônimo de desigualdade quando estão inseridas em relações de dominação e exploração.”
(SANTOS, Rafael José. Antropologia para quem não vai ser antropologo. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2005. p. 32-33)
Considerando a ideia de diversidade cultural apresentada no texto acima, avalie as seguintes afirmativas:
I. A diversidade cultural existe porque as diferentes sociedades encontram-se em estágios diferentes de evolução social.
II. O estudo e reconhecimento da diversidade cultural não permite a classificação de sociedades em primitivas e evoluídas.
III. As diferenças biológicas entre os seres humanos determinam as diferenças de hábitos e costumes culturais.
IV. As diferenças culturais são transformadas em desigualdades culturais quando duas ou mais culturas são colocadas em contato por relações de força.
Assinale a alternativa correta.
Gabarito:
Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
Resolução:
I. Incorreta. O texto afirma que não existe, no estudo e reconhecimento da diversidade cultural, a classificação de grupos sociais como primitivos ou menos evoluídos, apenas como diferentes. O enfoque da Antropologia, segundo o trecho, é justamente desqualificar essa noção de “diferentes estágios de evolução social” relativos às diferentes expressões culturais.
II. Correta. Como vemos no texto: “grupos sociais cujos valores, práticas e conhecimentos não são iguais aos nossos não são primitivos ou inferiores: são diferentes.” Não existe, no estudo das culturas, uma classificação comparativa que define inferior e superior, desenvolvido e subdesenvolvido, primitivo e evoluído, selvagem e civilizado. Na verdade, a diferenciação entre elas se dá em vias horizontais, ou seja, sem hierarquia.
III. Incorreta. As diferenças biológicas não interferem na formação cultural do indivíduo, afirmar isso implicaria num determinismo que não é característico dos estudos antropológicos. A formação de uma cultura tem a ver com elementos como a experiência de vida ou a expressão criativa de um determinado grupo, ambas sem relação com as “capacidades” biológicas deste.
IV. Correta. “As diferenças só passam a ser sinônimo de desigualdade quando estão inseridas em relações de dominação e exploração.”, ou seja, as diferenças se tornam desigualdades quando grupos culturais são postos em conflito, em relações de força e poder. Apenas a diversidade cultural, em si, não implica numa relação desigual.
(UNISC - 2012)
Most people can remember a phone number for up to thirty seconds. When this short amount of time elapses, however, the numbers are erased from the memory. How did the information get there in the first place? Information that makes its way to the short term memory (STM) does so via the sensory storage area. The brain has a filter which only allows stimuli that is of immediate interest to pass on to the STM, also known as the working memory.
There is much debate about the capacity and duration of the short term memory. The most accepted theory comes from George A. Miller, a cognitive psychologist who suggested that humans can remember approximately seven chunks of information. A chunk is defined as a meaningful unit of information, such as a word or name rather than just a letter or number. Modern theorists suggest that one can increase the capacity of the short term memory by chunking, or classifying similar information together. By organizing information, one can optimize the STM, and improve the chances of a memory being passed on to long term storage.
When making a conscious effort to memorize something, such as information for an exam, many people engage in ‘‘rote rehearsal’’. By repeating something over and over again, 2one is able to keep a memory alive. Unfortunately, this type of memory maintenance only succeeds if there are no interruptions. As soon as a person stops rehearsing the information, it has the tendency to disappear. When a pen and paper are not handy, people often attempt to remember a phone number by repeating it aloud. If the doorbell rings or the dog barks to come in before a person has the opportunity to make a phone call, he will likely forget the number instantly. 3Therefore, rote rehearsal is not an efficient way to pass information from the short term to long term memory. A better way is to practice ‘‘1elaborate rehearsal’’. This involves assigning semantic meaning to a piece of information so that it can be filed along with other pre-existing long term memories.
Encoding information semantically also makes it more retrievable. Retrieving information can be done by recognition or recall. Humans can easily recall memories that are stored in the long term memory and used often; however, if a memory seems to be forgotten, it may eventually be retrieved by prompting. The more cues a person is given (such as pictures), the more likely a memory can be retrieved. This is why multiple choice tests are often used for subjects that require a lot of memorization.
Fonte: http://www.englishclub.com/esl-exams/ets-toefl-practice-reading.htm (Adaptado)
The word one in paragraph 3 (ref. 2) refers to
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(Unisc 2016) Uma pessoa não consegue ver os objetos com nitidez porque suas imagens se formam entre o cristalino e a retina. Qual é o defeito de visão desta pessoa e como podemos corrigi-lo?
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(UNISC - 2012)
A sequência de reações:
X NaHCO3 →Y + CO2 + H2O
CO2 + Ba(OH)2 → Z + H2O
Ficará correta se X, Y e Z forem substituídos, respectivamente, por:
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(Unisc 2016) Dentre um grupo formado por 2 Engenheiros e 4 Matemáticos, três pessoas são escolhidas ao acaso. A probabilidade de que sejam escolhidos um Engenheiro e dois Matemáticos é de
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