Questão 62834

(UFMS)

A ocupação da região Centro-Oeste baseou-se na pecuária de corte que abastecia os grandes mercados consumidores da região Sudeste. Na década de 1970, a introdução de novas tecnologias valorizou as áreas de cerrado, até então consideradas impróprias para a agricultura em função da elevada acidez de seus solos. No começo da década de 1980, muitos agricultores do Sul e Sudeste migraram para o Centro-Oeste atraídos pela disponibilidade de terras virgens e baratas. Surgiram as chamadas fronteiras agrícolas, e vastas áreas foram incorporadas à dinâmica da economia brasileira.

Fonte: TAMDJIAN, J.O.; MENDES, I.L. Geografia Geral e do Brasil: estudos para a compreensão do espaço - ensino médio. São Paulo: FTD, 2005. p.175. (adaptado) 

Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre a região Centro-Oeste, é correto afirmar que as atividades agropecuárias desenvolvidas nessa região se caracterizam por 

A

apresentar um paradoxo: por um lado, os cultivos têm sido mais produtivos e menos danosos ao meio ambiente, graças ao emprego de tecnologia; por outro lado, a expansão do cultivo de soja e da pecuária bovina ameaça de extinção várias espécies do ecossistema dos cerrados. 

 

B

estar marcada por um processo de destruição da Mata Atlântica, a qual, inicialmente, com o cultivo do café e, posteriormente, com o advento do pró-álcool e a geração de energia combustível, cedeu espaço para o cultivo da cana-deaçúcar. 

C

contrastar cenários com atividades tradicionais em um ecossistema recoberto pela Caatinga onde são praticadas atividades de subsistência ao lado de grandes plantações comerciais cultivadas com modernos sistemas de irrigação. 

 

D

apresentar como formas de produção não só uma agricultura itinerante muito danosa ao meio ambiente, como também uma agricultura comercial baseada no grande latifúndio, onde a principal produção é a pecuária bovina de corte de tipo extensivo, que, muitas vezes, é utilizada para legitimar a posse de terras. 

E

apresentar, em um ecossistema recoberto por vegetação de campos, uma pecuária semiextensiva com destaque para a criação de bovinos e ovinos, cujos rebanhos são continuamente aprimorados com raças europeias. 

Gabarito:

apresentar um paradoxo: por um lado, os cultivos têm sido mais produtivos e menos danosos ao meio ambiente, graças ao emprego de tecnologia; por outro lado, a expansão do cultivo de soja e da pecuária bovina ameaça de extinção várias espécies do ecossistema dos cerrados. 

 



Resolução:

Incorretas

B)  A Mata Atlântica fica no litoral brasileiro e não no no Centro-Oeste 

C) A Caatinga fica no Nordeste, no Centro-Oeste fica o Cerrado

D) A agricultura não é itinerante e se faz danosa por sempre avançar com aumento da produção. 

E) Os campos ficam no Sul e no Centro-Oeste fica o Cerrado. 

 



Questão 4111

(Ufms 2006) Um carro move-se com velocidade constante de 60 km/h. Começa a chover e o motorista observa que as gotas de água da chuva caem formando um ângulo de 30° com a vertical. Considerando que, em relação à Terra, as gotas caem verticalmente, qual a velocidade em que as gotas de água caem em relação ao carro?

Ver questão

Questão 4141

(Ufms 2008) Seja um rio sem curvas e de escoamento sereno sem turbulências, de largura constante igual a L. Considere o escoamento representado por vetores velocidades paralelos às margens e que cresce uniformemente com a distância da margem, atingindo o valor máximo vmáx no meio do rio. A partir daí a velocidade de escoamento diminui uniformemente atingindo o valor nulo nas margens. Isso acontece porque o atrito de escoamento é mais intenso próximo às margens. Um pescador, na tentativa de atravessar esse rio, parte da margem inferior no ponto O com um barco direcionado perpendicularmente às margens e com velocidade constante em relação à água, e igual a u. As linhas pontilhadas, nas figuras, representam possíveis trajetórias descritas pelo barco ao atravessar o rio saindo do ponto O e chegando ao ponto P na margem superior. Com fundamentos nos conceitos da cinemática, assinale a alternativa CORRETA.

Ver questão

Questão 8889

(UFMS) Considere o gráfico. Determine a afirmativa correta:

Ver questão

Questão 9131

(UFMS)

Numa aula prática de cinética química, um grupo de alunos estudou, nas mesmas condições de temperatura, concentração e pressão, a decomposição do peróxido de hidrogênio, a partir das situações I e II, abaixo descritas:

Situação I: Na presença de íons Fe2+(aq), em meio ácido, em duas etapas:

1ª etapa: H2O2(aq) + 2 Fe2+(aq) + 2 H+(aq)  2 Fe3+(aq) + 2 H2O()

2ª etapa: 2 Fe3+(aq) + H2O2(aq)  2 Fe2+(aq) + O2(g) + 2 H+(aq)

Situação II: Na ausência de íons Fe2+(aq), em meio ácido, em uma única etapa:

2 H2O2(aq)  2 H2O() + O2(g)

A partir da experiência acima descrita, é correto afirmar que:

(01) a velocidade da decomposição do H2O2(aq), em I e II, é a mesma.

(02) os íons Fe2+ se oxidam na 1ª etapa de I, sendo, portanto, oxidantes.

(04) na ausência de íons Fe2+, a decomposição do H2O2(aq) é mais lenta.

(08) na 2ª etapa de I, os íons Fe3+ são oxidantes.

(16) as etapas de I são mais rápidas que a etapa de II.

(32) em I, os íons Fe2+ não são consumidos nas reações.

As afirmativas corretas são:

Ver questão