Questão 59639

(UNEMAT - 2014)

Texto base:

“Mulher: Que é isso, João, você está em casa! Diga!

João Grilo: É que o gato que eu lhe trouxe descome dinheiro.

Mulher: Descome dinheiro?

João Grilo: Descome sim.

Mulher: Essa eu só acredito vendo!

[...]

João Grilo: Está aí o gato.

Mulher: E daí?

João Grilo: É só tirar o dinheiro.

Mulher: Pois tire!

[...] João Grilo: (Virando o gato pra Chicó, com o rabo levantado) Tire aí, Chicó!

Chicó: Eu não, tire você!

[...]

João Grilo: (Passa a mão no traseiro do gato e tira uma prata de cinco tostões.) Está aí, cinco tostões que o gato lhe dá de presente”.

(SUASSUNA, Ariano. Auto da compadecida. Rio de Janeiro: Agir, 2005. p. 77-79). 

O texto base apresenta uma das diretrizes sobre a qual Ariano Suassuna constrói Auto da compadecida, ou seja, um texto literário que traduz uma arte erudita, com intromissão de raízes populares da cultura nordestina, traduzida pelas histórias que fazem parte do imaginário popular. Nesse sentido, Auto da compadecida classifica-se como:

A

Romance, com características modernistas, principalmente por se apresentar em diálogos.

B

Texto cênico, com características circenses, dada a proximidade com os espetáculos de circo.

C

Conto, com características românticas, que discute as relações socioculturais.

D

Texto cênico, com características românticas, no qual perpassam histórias e crônicas da contemporaneidade do nordeste brasileiro. Foi escrito em forma de poema em prosa.

E

Novela, com características típicas do texto cênico, muito próxima do teatro clássico português.

Gabarito:

Texto cênico, com características circenses, dada a proximidade com os espetáculos de circo.



Resolução:

a) INCORRETA, uma vez que o texto base não apresenta as características do romance, que são um texto em prosa mais longo, que conta com narrador, espaço, tempo e personagens. O texto base apresenta essas características, porém não é um texto escrito em prosa onde o comportamento das personagens é descrito dentro da própria narrativa.

b) CORRETA, pois o texto realmente apresenta a estrutura típica dos textos dramáticos, onde o texto cênico se encaixa. Além disso, apresenta também essas características circenses que no caso seria a "mágica" realizada por João Grilo.

c) INCORRETA, visto que o conto é também um texto escrito em prosa, o que não podemos identificar no texto base, que é escrito em forma de diálogo, algo típico do gênero dramático. Além disso, o texto não apresenta características românticas, que seriam no caso o nacionalismo, o sentimentalismo e um viés altamente religioso, não a discussão das relações socioculturais.

d) INCORRETA, dado que o texto, como apresentado anteriormente, não apresenta características românticas, e nem foi escrito sob a forma de poema em prosa, o texto é um exemplo do gênero dramático, não do gênero lírico ou narrativo, por onde o poema em prosa transita.

e) INCORRETA, considerando que o texto base não apresenta uma característica fundamental das novelas, que seriam enredos variados ocorrendo simultaneamente. O Auto da Compadecida segue as peripécias de João Grilo e Chicó, presentes no núcleo único do texto.



Questão 13755

(Unemat 2010) Em relação às fases do capitalismo e suas características, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

Coluna I - Fases do Capitalismo
I. Comercial
II. Industrial
III. Financeiro


Coluna II – Características
(     ) Segunda Revolução Industrial ou Tecnológica, o capitalismo se tornou monopolista. Empresas ou países monopolizaram o comércio; os bancos adquiriram cada vez mais importância; o capital financeiro passou a dominar e a controlar a economia dos países; domínio das transnacionais.
(     ) Ressurgimento dos Centros urbanos e intensificação do comércio; acumulação de recursos; inovações nos transportes marítimos, nos armamentos e nas técnicas de navegação; expansão comercial do final do século XIV e início do século XV.
(     ) Forte mecanização, abrangendo diversos setores da economia. As fábricas empregavam grande número de trabalhadores.


Assinale a alternativa correta.

Ver questão

Questão 32233

Dado uma PA cujo a1 é o quádruplo de sua razão e a20 é igual a 69, sua razão será:

Ver questão

Questão 37155

(Unemat 2010)  Sobre os platelmintos, é correto afirmar que todos são:

Ver questão

Questão 41448

(UNEMAT 2018)

 “A centralidade da subjetividade, a ênfase no indivíduo, a valorização do homem serão também problematizadas ao longo do desenvolvimento do pensamento moderno através de várias teorias e descobertas científicas que questionam, de diferentes pontos de vista, o antropocentrismo, a centralidade atribuída ao homem. Entenda-se por isso a definição tradicional de homem encontrada na modernidade, o próprio conceito de natureza humana como dotada de consciência autônoma. É ilustrativa a esse respeito a famosa frase de Michel Foucault na conclusão de As palavras e as coisas (1966), “[...] o homem é uma  invenção recente na história de nosso pensamento, e talvez seu fim esteja próximo”.

Marcondes, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos présocráticos a Wittgenstein. 6ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 254.

A afirmação de Michel Foucault é citada no final do texto por Marcondes para ilustrar um processo de argumentação a respeito da definição tradicional de homem. Assinale a alternativa que explicita o sentido do enunciado de Foucault.

Ver questão