(IFSuldeMinas)
“É nos limites entre placas que se encontra a mais intensa atividade geológica do planeta – vulcões ativos, falhas e abalos sísmicos frequentes, soerguimento de cadeias montanhosas e formação e destruição de placas e crosta” (Tassinari e Dias Neto, 2000).
De acordo com o texto e com a imagem a seguir, assinale a alternativa que corresponda às letras A, B e C, referentes aos limites entre placas tectônicas:
Fonte: TASSINARI, C. C. G; DIAS NETO, C. M.
Tectônica Global in TOLEDO,M.C.; OLIVEIRA,S.M.;
MELFI, A.J. Intemperismo e Formação do Solo. In:
TEIXEIRA, W. Et al (org.). Decifrando a Terra. São
Paulo: Ofi cina de Textos, 2000.
A- Limite conservativo; B- limite divergente; C- limite convergente
A- Limite transformante; B- limite convergente; C- limite divergente
A- Limite convergente; B- limite divergente; C- limite convergente
A- Limite divergente; B- limite convergente; C- limite conservativo
Gabarito:
A- Limite conservativo; B- limite divergente; C- limite convergente
A - Movimento tangencial entre as placas, logo, é uma falha conservativa que caracteriza um Limite Transformante (ou Conservativo).
B - Movimento de separação das placas, logo, é uma falha construtiva que caracteriza um Limite Divergente.
C - Movimento de choque das placas, logo, é uma falha destrutiva que caracteriza um Limite Convergente.
Alternativa correta: A.
(IFMG 2014) Os conceitos de "virtù" e "fortuna" são desenvolvidos por Maquiavel na obra O Príncipe. A "virtù" e a "fortuna" são atributos indispensáveis para o governante na constituição e manutenção dos principados. Sobre o pensamento político de Maquiavel no Príncipe, é correto afirmar.
Ver questão
(IFMG 2014) Um príncipe não deve ter outro fito ou outro pensamento, nem cultivar outra arte, a não ser a da guerra, juntamente com as regras e a disciplina que ela requer; porque só essa arte se espera de quem manda, e é tão útil que, ao conservar no poder os príncipes de nascimento, com frequência eleva a tal altura simples cidadãos. Em contraste, os príncipes que cultivaram mais das delícias da vida do que das armas perderam os seus Estados. E como o desprezo da arte da guerra determina essa perda, assim o estar nela bem adestrado determina aquela ascensão. (Maquiavel, Nicolau. O Príncipe, citado em: Weffort, Francisco (org.). Os Clássicos da política. São Paulo, Ática, 2006, vol. 1, p. 36).
Ver questão
Experiência mostra ser possível cultivar batatas em Marte
Em janeiro de 2016, utilizando um dos solos da Terra mais parecidos com o de Marte (com até 20 vezes mais sais que a maior parte dos solos), pesquisadores peruanos e norte-americanos deram início ao projeto Batatas em Marte. O objetivo foi verificar se a batata pode ser cultivada em condições como as que existem no planeta vermelho. Embora ainda falte tratar de outros problemas, os primeiros resultados mostram que o tubérculo consegue crescer em solos tão áridos e salobros como os marcianos.
Adaptado de MIGUEL ÁNGEL 10/03/2017.Disponível em http://brasil.elpais.com/brasil/2017/03/09/ciencia/1489084581_023882.html.
Nessas condições ocorrerá, para fora das células da batata, o processo de:
Ver questão