(Pucpr 2015) Após a Revolução de Trinta, que levou Getúlio Vargas ao poder, no que diz respeito à educação, podemos identificar basicamente duas correntes opostas: a corrente dos pensadores católicos e a corrente dos reformadores liberais. Sobre a corrente dos reformadores liberais, marque a alternativa CORRETA.
A corrente dos reformadores liberais não defendia a educação pública sem distinção de sexo, pois, na década de 1930, no Brasil, era muito importante enfatizar e reforçar os diferentes papéis desempenhados pelos meninos e pelas meninas.
A corrente dos reformadores liberais opunha-se à corrente dos pensadores católicos, mas convergia num ponto: o que defendia o papel primordial da educação privada, uma vez que o Estado Getulista não possuía condições econômicas de sustentar a educação pública.
A corrente dos reformadores liberais foi explicitamente adotada pelo governo de Getúlio Vargas, uma vez que o Estado Getulista não promoveu nenhuma aproximação com a Igreja Católica na década de 1930.
A corrente dos reformadores liberais defendia o importante papel do ensino público e gratuito, sem distinção de sexo; defendia, ainda, que o Estado não deveria subvencionar as escolas religiosas e que o ensino religioso deveria ficar restrito às escolas privadas confessionais.
Ao longo da década de 1930, o governo Varguista foi se tornando cada vez mais fechado e centralizado na figura de Getúlio. Essa centralização favoreceu uma grande afinidade com a corrente dos reformadores liberais porque este Estado buscava uma educação emancipadora para a sociedade brasileira.
Gabarito:
A corrente dos reformadores liberais defendia o importante papel do ensino público e gratuito, sem distinção de sexo; defendia, ainda, que o Estado não deveria subvencionar as escolas religiosas e que o ensino religioso deveria ficar restrito às escolas privadas confessionais.
A: a corrente dos reformadores liberais defendia a educação pública sem distinção de sexo.
B: a corrente dos reformadores liberais opunha-se à corrente dos pensadores católicos e não defendia a educação privada.
C: houve, na década de 1930, aproximação do Estado com a Igreja Católica. A Igreja, na tentativa de ampliar seu leque político e buscando angariar seu espaço no novo cenário que se iniciara desde a deposição de Washington Luiz. O Estado, por sua vez, percebeu que era necessário governar com o apoio de uma das mais importantes instituições do país. Portanto, não se pode afirmar "que o Estado Getulista não promoveu nenhuma aproximação com a Igreja Católica na década de 1930."
D: a corrente educacional reformadora liberal defendia o ensino público gratuito, sem distinção de sexo, a não inclusão do ensino religioso nas escolas regulares e que o Estado não deveria subsidiar as escolas religiosas.
E: Ao longo da década de 30, o governo Varguista, na medida em que se tornava cada vez mais fechado e centralizado na figura de Getúlio, instituía o Estado Novo, a ditadura varguista. Essa centralização não favoreceu uma afinidade com a corrente dos reformadores liberais, porque estes não eram adeptos de tamanha centralização; os liberais buscavam "uma educação emancipadora para a sociedade brasileira.", o que não se pode afirmar sobre o Estado.
(PUC-SP-2001)
A QUESTÃO É COMEÇAR
Coçar e comer é só começar. Conversar e escrever também. Na fala, antes de iniciar, mesmo numa livre conversação, é necessário quebrar o gelo. Em nossa civilização apressada, o “bom dia”, o “boa tarde, como vai?” já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol.
No escrever também poderia ser assim, e deveria haver para a escrita algo como conversa vadia, com que se divaga até encontrar assunto para um discurso encadeado. Mas, à diferença da conversa falada, nos ensinaram a escrever e na lamentável forma mecânica que supunha texto prévio, mensagem já elaborada. Escrevia-se o que antes se pensara. Agora entendo o contrário: escrever para pensar, uma outra forma de conversar. Assim fomos “alfabetizados”, em obediência a certos rituais.
Fomos induzidos a, desde o início, escrever bonito e certo. Era preciso ter um começo, um desenvolvimento e um fim predeterminados. Isso estragava, porque bitolava, o começo e todo o resto. Tentaremos agora (quem? eu e você, leitor) conversando entender como necessitamos nos reeducar para fazer do escrever um ato inaugural; não apenas transcrição do que tínhamos em mente, do que já foi pensado ou dito, mas inauguração do próprio pensar. “Pare aí”, me diz você. “O escrevente escreve antes, o leitor lê depois.” “Não!”, lhe respondo, “Não consigo escrever sem pensar em você por perto, espiando o que escrevo.
Não me deixe falando sozinho.” Pois é; escrever é isso aí: iniciar uma conversa com interlocutores invisíveis, imprevisíveis, virtuais apenas, sequer imaginados de carne e ossos, mas sempre ativamente presentes. Depois é espichar conversas e novos interlocutores surgem, entram na roda, puxam assuntos. Termina-se sabe Deus onde.
(MARQUES, M.O. Escrever é Preciso, Ijuí, Ed. UNIJUÍ, 1997, p. 13).
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
Observe a seguinte afirmação feita pelo autor:
“Em nossa civilização apressada, o “bom dia”, o “boa tarde” já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol.”
Ela faz referência à função da linguagem cuja meta é “quebrar o gelo”.
Indique a alternativa que explicita essa função.
Ver questão
(Pucpr 2004)
"Aula de Português"
A linguagem na ponta da língua,
tão fácil de falar e de entender.
A linguagem na superfície estrelada das estrelas,
sabe lá o que ela quer dizer?
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Boitempo. In: "Poesia e Prosa". Rio: Nova Aguilar,1988.)
Em relação às duas estrofes do poema "Aula de Português", de Carlos Drummond de Andrade, assinale a alternativa INCORRETA:
Ver questão
(Puccamp 2016) Comenta-se corretamente sobre o que se tem no trecho.
A questão a seguir refere-se ao trecho do capítulo 2 da obra Ginástica doce e yoga para crianças: método La Douce.
CAPÍTULO 2 (O CORPO)
Conhecer bem o corpo para fazê-lo trabalhar melhor
Cinco extremidades: a cabeça, as mãos, os pés
Para comunicar-se com tudo que a cerca, a criança usa a cabeça, as duas mãos e os dois pés. A cabeça permite-lhe ter acesso a todas as informações disponíveis. Sede do cérebro, ela fornece os recursos necessários para bem compreender seu ambiente. É igualmente através desta parte do corpo que penetram duas fontes de energia: o ar e o alimento. A cabeça se articula através do pescoço. Corredor estreito entre o cérebro e a parte inferior do corpo, o pescoço deve ser flexível para facilitar a qualidade das trocas. As mãos e os pés são verdadeiras antenas. Sua riqueza em terminações nervosas e vasos sanguíneos, assim como a possibilidade das inúmeras articulações, fazem deles instrumentos de extraordinária precisão.
Ver questão
(Puccamp 2016)
Editorial
Na rotina de mãe de quatro filhos, a escritora israelense Ayelet Waldman começou a detectar em si mesma e em outras mães que conhecia uma ansiedade persistente, disparada pela frustração de não corresponder às próprias expectativas em relação à maternidade. Para piorar seu tormento, 1aonde quer que fosse, encontrava mulheres sempre prontas a apontar o dedo para seus defeitos, numa espécie de polícia materna, onipresente e onisciente. Em uma conversa deliciosa com a Revista em Dia, Ayelet discorre sobre as agruras das mães ruins, categoria na qual hoje se encaixa, e com orgulho. 2E ajuda a dissipar, com humor, o minhocário que não raro habita a cabeça das mães. Minhocário que, aliás, se não for bem administrado, pode levar a problemas muito mais sérios. 3É o que você verá na reportagem da página 14, que traz o foco para a depressão durante a gravidez. Poucos sabem, mas a doença pode ser deflagrada nessa fase e é bom que tanto as gestantes como outras pessoas ao redor fiquem atentas para que as mulheres nessa situação possam receber o apoio necessário. A revista também traz temas para quem a maternidade já é assunto menos relevante 4nesse momento da vida. Se você é daquelas que entraram ou consideram entrar na onda da corrida, terá boas dicas na página 18. 5Caso já esteja reduzindo o ritmo, quem sabe encontre inspiração para espantar a monotonia na crônica da página 8. Esperamos, com um grãozinho aqui, outro ali, poder contribuir um pouco para as várias facetas que compõem uma mulher saudável e de bem consigo mesma.
Comenta-se com correção:
Ver questão