(Ucs 2015) Sobre a escravidão negra no Rio Grande do Sul, é correto afirmar que
o regime compulsório de trabalho, devido à necessidade de controle sobre o escravo, não era o mais adequado a atividades como a tropeada, a criação e a caça de gado; isso fez com que não houvesse escravidão no Rio Grande do Sul.
a atividade charqueadora proporcionou um acúmulo de capitais capaz de introduzir em grande escala o trabalho escravo no Rio Grande do Sul, a partir do século XVIII, em especial na região de Pelotas.
a presença de escravos negros no Rio Grande do Sul, ainda que em pequena escala, teve um caráter diferente do restante das províncias brasileiras. Nas terras gaúchas, a escravidão foi mais amena, ao contrário do que ocorreu nas fazendas de café do Rio de Janeiro e de São Paulo.
a grande presença de população de origem europeia fez com que a figura do escravo no Rio Grande do Sul passasse despercebida e, ainda hoje, a contribuição dos africanos na cultura gaúcha é muito pequena.
o escravo negro participou ativamente das atividades ligadas à colonização das terras gaúchas, em especial na região Nordeste do Estado, em atividades ligadas à agricultura e à pecuária.
Gabarito:
a atividade charqueadora proporcionou um acúmulo de capitais capaz de introduzir em grande escala o trabalho escravo no Rio Grande do Sul, a partir do século XVIII, em especial na região de Pelotas.
Quanto à escravidão no Rio Grande do Sul, pode-se supor que ela não existiu devido à extensa atividade pecuária, ou que ela era diferenciada das outras regiões. No entanto, houve uso de escravos em todo o país. O que diferenciou a escravidão ali foi o aporte de capital, que firmou a presença ainda mais maciça de escravos na região, já que o aumento da produção de charque demandou muita mão-de-obra.
(UCS - 2012)
O Simbolismo foi um movimento literário de grande repercussão na produção dos escritores brasileiros. Nesse período, eles buscaram evocar e sugerir imagens, explorando as experiências sensoriais.
Leia o fragmento do poema Cárcere das Almas, de Cruz e Souza, um dos representantes do Simbolismo.
Tudo se veste de uma igual grandeza
Quando a alma entre grilhões as liberdades
Sonha e sonhando, as imortalidades
Rasga no etéreo Espaço da Pureza.
(TUFANO, Douglas. Estudos de literatura brasileira. 4 ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 1988. p. 173.)
Analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das proposições abaixo, sobre o fragmento do poema
( ) Nesse fragmento, é possível perceber o estado onírico, uma das características típicas do período literário em questão.
( ) O sujeito-lírico deseja a liberdade, buscando encontrá-la no mundo das aparências.
( ) Ao grafar as palavras Espaço e Pureza em maiúsculo, o poeta sugere uma personificação das ideias contidas nesses vocábulos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses de cima para baixo
Ver questão
(Ucs 2014) Suponha que, em determinado lugar, a temperatura média diária T, em °C, possa ser expressa, em função do tempo t, em dias decorridos desde o início do ano, por
.
Segundo esse modelo matemático, a temperatura média máxima nesse lugar, ocorre, no mês de
(Ucs 2012) A embalagem de um minipanetone tem a forma de um tronco de pirâmide quadrangular regular (Veja a figura abaixo.). A aresta da base maior, a aresta da base menor e a aresta lateral, medidas externamente, têm, respectivamente, 10 cm, 8 cm e 10 cm. Desconsiderando dobras e sobreposições, foram necessários, aproximadamente, ________ cm2 de material para confeccionar a embalagem. E, considerando, para efeitos de cálculo, que o panetone tenha forma de cilindro, o raio máximo que a base desse panetone pode ter, sem levar em conta a espessura do material da embalagem, é de ________ cm.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas acima.
Ver questão
(Ucs 2014) O diagrama de fases da água, representado abaixo, permite avaliar o estado físico de uma amostra de água em função da pressão e da temperatura às quais está submetida.
Com base no diagrama de fases da água, considere as afirmativas abaixo.
I. A patinação no gelo ocorre, pois a pressão que a lamina dos patins exerce sobre o gelo provoca a fusão da água, permitindo o deslizamento.
II. A utilização da panela de pressão acelera o cozimento dos alimentos, pois possibilita o aumento da temperatura de ebulição da água.
III. A água apresenta menor temperatura de ebulição em Caxias do Sul - RS, comparada a uma cidade localizada no nível do mar, onde a pressão atmosférica é maior.
Das afirmativas acima, pode-se dizer que