Questão 53443

(UFPR - 2015 - 1ª FASE)

Dependendo do contexto em que são empregados, termos como “aí”, “até” e “ir” ora denotam espaço, ora denotam tempo. Esses variados sentidos que as palavras podem assumir nem sempre são precisamente especificados no dicionário.

Talvez o exemplo mais interessante para ilustrar a indicação de tempo ou de espaço com a mesma palavra seja o verbo “ir”. O sentido primeiro (aceitemos isso para efeito de raciocínio) do verbo “ir” é de deslocamento: “alguém vai de A a B” quer dizer que alguém se desloca do ponto A ao ponto B. Trata-se de espaço.

Dizemos também, por exemplo, que a Bandeirantes vai de Piracicaba a S. Paulo. Mas é claro que a rodovia não se desloca: ela começa em uma cidade e termina em outra. Não há sentido de deslocamento nessa oração, mas ainda estamos no domínio do espaço.

Agora, veja-se outro caso: também dizemos que o período colonial vai de 1500 a 1822 (ou a 1808, conforme o ponto de vista). Nesse exemplo, ninguém se desloca, nem se informa sobre dois pontos do espaço, dois lugares extremos. Agora não se trata mais de espaço. Trata-se de tempo. E o verbo é o mesmo.

POSSENTI, Sírio. Analogias. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/palavreado/analogias>. Acesso em 23 mai. 2014.

O verbo “ir” tem, ainda, outro uso corrente não contemplado no texto: pode ser uma partícula unicamente gramatical responsável por marcar o tempo futuro do verbo principal da oração. Assinale a alternativa representativa desse uso.

A

Enquanto aguardamos o telefonema da Joana, o Luís vai ao mercado e compra os salgados para o café.

B

O período de inscrição para o concurso foi divulgado: vai de novembro a dezembro.

C

Já noticiaram: o técnico vai divulgar o nome dos jogadores convocados nesta semana.

D

Amanhã, este carro vai para a oficina, para reparos no freio e na lataria.

E

Você já guardou tudo? Vai que ele chegue sem avisar...

Gabarito:

Já noticiaram: o técnico vai divulgar o nome dos jogadores convocados nesta semana.



Resolução:

A) INCORRETA: nesse caso, o verbo "ir" não está demonstrando apenas o tempo futuro da ação, mas indica também um deslocamento de Luís para o mercado.

B) INCORRETA: pois o verbo "ir", nesse caso, de fato está demonstrando somente tempo, mas o tempo que expressa é o passado (foi divulgado), e não o tempo futuro requerido pelo enunciado.

C) CORRETA: sabe-se que o verbo "ir" está indicando o futuro, porque vemos que o verbo principal dessa oração é o divulgar e está no infinitivo. Logo, funcionando como um auxiliar, "vai" indica que a ação desse verbo está no futuro, já que podemos substituir a locução "vai divulgar" por "divulgará".

D) INCORRETA: pois o elemento que indica o futuro nessa sentença é o advérbio de tempo "amanhã", pois, sem ele, poderia facilmente se pensar que o carro pode estar indo (no presente) para a oficina.

E) INCORRETA: pois o uso de "vai" não é para indicar que algo acontecerá no futuro, mas sim para compor a expressão coloquial "vai que", que representa o mesmo que "imagine que..."



Questão 2164

(UFPR) 

Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:

Ver questão

Questão 2766

 (Ufpr 2008)  

 

O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica

Ver questão

Questão 2767

(Ufpr 2008)

 

 

Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:

1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.

2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.

3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.

4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.

Assinale a alternativa correta

Ver questão

Questão 2873

(UFPR - 2016 - 1ª FASE)

“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.

Ver questão