Questão 28565

(Ufsc/2015)  

A literatura de informação

Diversos viajantes europeus que aqui estiveram, no século XVI, registraram no papel suas observações sobre a terra. Fizeram-no por obrigação profissional ou por motivos pessoais. Seus textos são basicamente depoimentos e relatos de viagem, com a finalidade de apresentar aos compatriotas um panorama do Novo Mundo. 1Sob a forma de cartas, diários, tratados ou crônicas, esses textos informativos foram escritos principalmente por portugueses.

 

OLIVIERI, A. C.; VILLA, M. A. (Org.). Cronistas do século XVI: o Brasil na visão dos descobridores. In: _____. Cronistas do descobrimento. São Paulo: Ática, 2013. p. 16.


 

Com base no texto e na leitura da obra Cronistas do descobrimento, uma seleção de textos do século XVI, organizada por Antonio Carlos Olivieri e Marco Antonio Villa, é CORRETO afirmar que:

01) alguns dos textos reunidos são de autores que escreveram para narrar à Corte as dificuldades encontradas em alto-mar antes de chegarem à América, como é o caso de “Viagem ao Brasil”, de Hans Staden, e “Viagem à terra do Brasil”, de Jean de Léry.   

02) na “Carta do achamento do Brasil”, Pero Vaz de Caminha enaltece a bravura e a perspicácia dos índios encontrados aqui. Esse mesmo tratamento será retomado mais tarde pelos escritores românticos que se dedicaram a recriar uma identidade nacional retratando os índios como guerreiros e heróis, a exemplo de José de Alencar e Gonçalves Dias.   

04) o padre Fernão Cardim, em “Tratados da terra e gente do Brasil”, descreve as riquezas da flora e da fauna brasileiras utilizando-se de verbetes. Apesar das riquezas com as quais revela ter se deparado no Brasil, no final da crônica faz uma crítica à quantidade de insetos que encontrou aqui.   

08) em “Diário de navegação”, Pero Lopes de Sousa opta pelo diário, gênero textual caracterizado pela presença de data, vocativo e linguagem coloquial. O autor faz um relato pessoal em que conversa com o leitor insistentemente, dirigindo-se a este com o uso do pronome “vós”.   

16) nem todos os textos reunidos em Cronistas do descobrimento são crônicas. Alguns visavam levar ensinamentos sobre o Novo Mundo ao leitor da Corte, o que faziam por meio de personagens animais que, utilizando-se da linguagem coloquial, apresentavam a flora e a fauna brasileiras na forma de diálogo.   

32) os textos que compõem a coletânea subscrevem-se em pelo menos quatro gêneros textuais distintos, como revela o texto (ref. 1). Apesar disso, foram agrupados em um único volume intitulado Cronistas do descobrimento tendo em vista seu valor estético e/ou histórico ao descrever o cotidiano no primeiro século de exploração do Brasil.   

Gabarito:

Resolução:

04 + 32 = 36.



Questão 1991

(UFSC)

Considerando-se os vocábulos seguintes, assinalar a alternativa que indica os pares de derivação regressiva, derivação imprópria e derivação sufixal, precisamente nesta ordem:

1. embarque

2. histórico

3. cruzes!

4. porquê

5.fala

6.sombrio

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Questão 5997

(Ufsc 2011) Em um trecho do livro O guarda-roupa alemão, lê-se:

“Ethel: o rosto ali no espelho. A forma octogonal da transparência furando escombros. O tom escuro do jacarandá: o passaporte. Começava a delinear-se a figura da bisavó. Ela gostava de olhar-se dentro do octógono de cristal. Uma moldura transparente. Tinha um aspecto místico. Os olhos. Os lábios. O cabelo. Aquele dourado na face. Os dois semicírculos negros, como sinais além do mar misterioso e inquieto”.

LAUS, Lausimar. O guarda-roupa alemão. 6. ed. rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2010. p. 5-6.

A figura abaixo mostra a bisavó Ethel olhando no espelho plano a imagem da Comadre Herna, em pé atrás dela. Determine a que distância horizontal (em metros) dos olhos da bisavó Ethel fica a imagem da Comadre Herna.

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Questão 8506

(UFSC - adaptada) Com relação ao composto abaixo, os nomes dos radicais ligados ao carbono terciário são:

(01) etil, n-propil, isobutil

(02) metil, 3-hexil

(04) metil, etil, n-propil

(08) etil, n-propil, sec-butil

(16) etil, n-propil, terc-butil

(32) etil, n-propil, n-butil

(64) metil, isopropil, 3-hexil

Marque a alternativa que relaciona o número que contém os nomes corretos.

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Questão 8509

(UFSC) Observe as estruturas:

I.

 

II.

III.

Os compostos I, II e III são, respectivamente:

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