Questão 38841

PEQUENO PRINCIPE

(Fac. Pequeno Príncipe - Medici 2016)  Quando a professora de biologia demonstrou, utilizando o mapa abaixo, o impacto das atividades humanas sobre a vegetação brasileira, a sala de aula dividiu-se entre os espantados e os incrédulos. Os primeiros ficaram chocados com a quase total destruição da paisagem vegetal observada nos estados de Alagoas, Espírito Santo e Paraná, por exemplo. Os incrédulos afirmam que o mapa estava exagerando o avanço das atividades humanas sobre a vegetação nativa e que, portanto, o mapa estava distorcendo demais a realidade.

Brasil - retração da vegetação nativa entre 1980 e 2010

Adaptado do IBGE, Disponível em: <http://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_retracao_veg_nativa.pdf>. Acesso em 08 mai. 2016.

Percebendo a divisão dos estudantes, a professora de biologia explicou aos estudantes que

A

a representação cartográfica de grandes áreas exige a utilização de grandes escalas, fator que justifica a dificuldade dos alunos em constatar a presença de fragmentos de Mata Atlântica no interior de São Paulo.

B

quanto maior a escala, menos detalhes são visíveis em um mapa, motivo que explica o ceticismo de parte dos alunos, afinal, o interior de São Paulo possui resquícios significativos do bioma Cerrado.

C

mesmo a floresta situada no sudoeste do Amazonas, aparentemente intacta, sofreu antropização. Em uma escala grande, como 1: 40.000.000, há a possibilidade de representar com detalhes os impactos sobre pequenas áreas.

D

somente o recorte de uma área menor permitiria a visualização dos remanescentes da Mata Atlântica, dos Campos Gerais, da Caatinga, da floresta equatorial e da Mata de Araucárias dentro do estado do Paraná.

E

ao representar o Brasil em uma escala tão pequena, muitas áreas da vegetação nativa não são representadas, o que gera a interpretação equivocada de que quase toda a Mata Atlântica de Sergipe, por exemplo, foi destruída.

Gabarito:

ao representar o Brasil em uma escala tão pequena, muitas áreas da vegetação nativa não são representadas, o que gera a interpretação equivocada de que quase toda a Mata Atlântica de Sergipe, por exemplo, foi destruída.



Resolução:

A) Incorreta. Grandes áreas são representadas por escalas pequenas.

B) incorreta. Quanto menor a escala menor o detalhamento.

C) Incorreta. A escala citada é pequena e com ausência de detalhamento.

D) Incorreta. O estado do Paraná não apresenta remanescentes de Caatinga ou Floresta Equatorial.

E) Correta. Grandes superfícies são representadas em escalas pequenas resultando em menor detalhamento do tema a ser representado.



Questão 12962

PEQUENO PRINCIPE

(Fac. Pequeno Príncipe - 2016) Leia o texto a seguir:

“A abertura dos portos às nações amigas, em 1808, permitiu que o Brasil fosse invadido por artigos importados dos mais variados, principalmente de origem inglesa. Os produtos ligados à indumentária e à beleza deram novo fôlego à vaidade dos homens e mulheres de então. O período imperial no Brasil foi marcado por modos e modas que acompanharam as grandes mudanças políticas, econômicas e sociais. Roupas, acessórios, joias e penteados revelam como se comportavam as pessoas, a sutileza de seus costumes e os códigos secretos da vida em sociedade.

O acesso aos itens de luxo, entretanto, não tornou os moradores das terras brasileiras mais elegantes aos olhos dos viajantes estrangeiros.”

(RASPANTI, Márcia Pinna. Que deselegantes. Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/que-deselegantes>. Acesso em: 4 out. 2015.)

A partir da leitura do texto, é possível afirmar:

I. Com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, os brasileiros tiveram mais acesso aos produtos ingleses.
II. As mudanças ocorridas nos modos e na moda no contexto do período Imperial brasileiro foram bastante sutis.
III. Roupas, acessórios e joias são itens supérfluos que pouco informam sobre os costumes de uma época.
IV. Os viajantes estrangeiros que passaram pelo Brasil nesse período não registraram informações relevantes sobre a vestimenta dos brasileiros.

Está(ão) CORRETA(S):

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Questão 22852

PEQUENO PRINCIPE

(Fac. Pequeno Príncipe - Medicina -  2016)

Choose the correct alternative to complete the blanks in the correct tense with the verbs in parentheses.

“My boyfriend, John, and I 1__________ (be) together for about six months. My 16th birthday was coming up and I was so excited because my previous birthdays 2__________ (be) bad. Of course I was 3__________ (crush) when he told me his family was going away to Florida that weekend! While he was 4__________ (go), my sister 5__________ (take) me to the mall to get my mind off it. The whole time I kept texting him how much I missed him. I really 6__________ (start) to get bummed out and we 7__________ (shop) all day, so she decided to take me home. On the way, my sister said she wanted to stop at her boyfriend's house to say hi. When we 8__________ (walk) in my friends all screamed, ‘Surprise!’ I was happy about the party but still upset because John wasn't there. Then my sister told me to go to the closet to get my presents. I walked over and opened the door, and there stood John with a big red ribbon on his shirt! It turns out he 9__________ (plan) the whole party just so I could finally have an amazing birthday. I couldn't 10__________ (ask) for a better day, or a better boyfriend!”

Disponível em: . Acesso em: junho de 2015.

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Questão 28003

PEQUENO PRINCIPE

Observe a imagem a seguir:

Podemos verificar na imagem uma série de informações relativas à Revolução Industrial, seu processo de consolidação e expansão para outros países, focando principalmente nas grandes potências industriais. Assim sendo, analise as proposições a seguir.

 

I. O momento de maturidade industrial ocorre, em geral, décadas após o início do período de industrialização nos vários países que receberam e passaram por sua respectiva Revolução Industrial.

II. Por volta do final do século XVIII, assistimos a um fenômeno reconhecido como Revolução Industrial, que ocorre na Inglaterra, mas que, depois, paulatinamente, se expandiu para outros países, principalmente ao longo do século XIX.

III. O processo de globalização mundial, relacionado com a expansão de padrões monetários baseados no Euro, no capitalismo financeiro e na seleção de regiões acessíveis a um mercado de bens duráveis em expansão, se deu em grande parte, por volta do século XVIII.

IV. Poucas regiões foram capazes de desenvolver uma sociedade de consumo, sendo restritos a alguns países da Europa Ocidental, EUA e Japão.

 

Baseando-se em seus conhecimentos prévios e na análise dos dados apresentados na imagem, marque a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 

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