(Fac. Pequeno Príncipe - Medici 2016) Mafalda é uma personagem que foi criada, em 1962, pelo cartunista argentino Quino. Com essa personagem, o autor das tirinhas frequentemente abordava o contexto político internacional daquele período. A tirinha abaixo refere-se, especialmente:
Ao período da Guerra Fria, exatamente posterior à Segunda Guerra Mundial, caracterizado pela oposição entre os países militaristas da Europa e a União Soviética, quando as potências capitalistas procuravam conter o avanço do socialismo, além de competirem no desenvolvimento da ciência.
Ao período da Guerra Fria, caracterizado pela oposição entre EUA e União Soviética, quando essas duas potências capitalistas disputavam o comércio internacional, além de competirem no desenvolvimento da ciência.
À Segunda Guerra Mundial, que destruiu o território de grande parte dos países europeus e na qual os EUA e a União Soviética lutaram ao lado dos Aliados, contra as forças do Eixo, liderado pela Alemanha nazista.
Ao período entre guerras, caracterizado pelo desenvolvimento da ciência e pela intensificação do armamentismo.
Ao período da Guerra Fria, caracterizado pela oposição entre EUA e União Soviética, quando as duas potências se envolviam em conflitos armados de regiões exteriores aos seus territórios, além de competirem no desenvolvimento da ciência.
Gabarito:
Ao período da Guerra Fria, caracterizado pela oposição entre EUA e União Soviética, quando as duas potências se envolviam em conflitos armados de regiões exteriores aos seus territórios, além de competirem no desenvolvimento da ciência.
a) Ao período da Guerra Fria, exatamente posterior à Segunda Guerra Mundial, caracterizado pela oposição entre os países militaristas da Europa e a União Soviética, quando as potências capitalistas procuravam conter o avanço do socialismo, além de competirem no desenvolvimento da ciência.
Incorreta. A Guerra Fria foi caracterizada pela oposição entre os países capitalistas e os países socialistas
b) Ao período da Guerra Fria, caracterizado pela oposição entre EUA e União Soviética, quando essas duas potências capitalistas disputavam o comércio internacional, além de competirem no desenvolvimento da ciência.
Incorreta. A União Soviética não era uma potência capitalista e sim socialista
c) À Segunda Guerra Mundial, que destruiu o território de grande parte dos países europeus e na qual os EUA e a União Soviética lutaram ao lado dos Aliados, contra as forças do Eixo, liderado pela Alemanha nazista.
Incorreta. A tirinha está se referindo a Guerra Fria e não a Segunda Guerra Mundial
d) Ao período entre guerras, caracterizado pelo desenvolvimento da ciência e pela intensificação do armamentismo.
Incorreta. A tirinha está se referindo a Guerra Fria e não ao período entre guerras
e) Ao período da Guerra Fria, caracterizado pela oposição entre EUA e União Soviética, quando as duas potências se envolviam em conflitos armados de regiões exteriores aos seus territórios, além de competirem no desenvolvimento da ciência.
Correta. A questão faz referência à Guerra Fria, um conflito ideológico entre duas potências, os EUA representando o capitalismo e a URSS, o comunismo. Durante este contexto histórico situado entre os anos de 1945 e 1989, não ocorreram embates diretos entre as duas potências citadas e sim conflitos em diversas áreas nas quais EUA e URSS apoiavam lados opostos, como a Guerra da Coreia e a Guerra do Vietnã.
(Fac. Pequeno Príncipe - 2016) Leia o texto a seguir:
“A abertura dos portos às nações amigas, em 1808, permitiu que o Brasil fosse invadido por artigos importados dos mais variados, principalmente de origem inglesa. Os produtos ligados à indumentária e à beleza deram novo fôlego à vaidade dos homens e mulheres de então. O período imperial no Brasil foi marcado por modos e modas que acompanharam as grandes mudanças políticas, econômicas e sociais. Roupas, acessórios, joias e penteados revelam como se comportavam as pessoas, a sutileza de seus costumes e os códigos secretos da vida em sociedade.
O acesso aos itens de luxo, entretanto, não tornou os moradores das terras brasileiras mais elegantes aos olhos dos viajantes estrangeiros.”
(RASPANTI, Márcia Pinna. Que deselegantes. Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/que-deselegantes>. Acesso em: 4 out. 2015.)
A partir da leitura do texto, é possível afirmar:
I. Com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, os brasileiros tiveram mais acesso aos produtos ingleses.
II. As mudanças ocorridas nos modos e na moda no contexto do período Imperial brasileiro foram bastante sutis.
III. Roupas, acessórios e joias são itens supérfluos que pouco informam sobre os costumes de uma época.
IV. Os viajantes estrangeiros que passaram pelo Brasil nesse período não registraram informações relevantes sobre a vestimenta dos brasileiros.
Está(ão) CORRETA(S):
Ver questão
(Fac. Pequeno Príncipe - Medicina - 2016)
Choose the correct alternative to complete the blanks in the correct tense with the verbs in parentheses.
“My boyfriend, John, and I 1__________ (be) together for about six months. My 16th birthday was coming up and I was so excited because my previous birthdays 2__________ (be) bad. Of course I was 3__________ (crush) when he told me his family was going away to Florida that weekend! While he was 4__________ (go), my sister 5__________ (take) me to the mall to get my mind off it. The whole time I kept texting him how much I missed him. I really 6__________ (start) to get bummed out and we 7__________ (shop) all day, so she decided to take me home. On the way, my sister said she wanted to stop at her boyfriend's house to say hi. When we 8__________ (walk) in my friends all screamed, ‘Surprise!’ I was happy about the party but still upset because John wasn't there. Then my sister told me to go to the closet to get my presents. I walked over and opened the door, and there stood John with a big red ribbon on his shirt! It turns out he 9__________ (plan) the whole party just so I could finally have an amazing birthday. I couldn't 10__________ (ask) for a better day, or a better boyfriend!”
Disponível em: . Acesso em: junho de 2015.
Ver questão
Observe a imagem a seguir:
Podemos verificar na imagem uma série de informações relativas à Revolução Industrial, seu processo de consolidação e expansão para outros países, focando principalmente nas grandes potências industriais. Assim sendo, analise as proposições a seguir.
I. O momento de maturidade industrial ocorre, em geral, décadas após o início do período de industrialização nos vários países que receberam e passaram por sua respectiva Revolução Industrial.
II. Por volta do final do século XVIII, assistimos a um fenômeno reconhecido como Revolução Industrial, que ocorre na Inglaterra, mas que, depois, paulatinamente, se expandiu para outros países, principalmente ao longo do século XIX.
III. O processo de globalização mundial, relacionado com a expansão de padrões monetários baseados no Euro, no capitalismo financeiro e na seleção de regiões acessíveis a um mercado de bens duráveis em expansão, se deu em grande parte, por volta do século XVIII.
IV. Poucas regiões foram capazes de desenvolver uma sociedade de consumo, sendo restritos a alguns países da Europa Ocidental, EUA e Japão.
Baseando-se em seus conhecimentos prévios e na análise dos dados apresentados na imagem, marque a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
Ver questão
(Fac. Pequeno Príncipe - Medici 2016) Quando a professora de biologia demonstrou, utilizando o mapa abaixo, o impacto das atividades humanas sobre a vegetação brasileira, a sala de aula dividiu-se entre os espantados e os incrédulos. Os primeiros ficaram chocados com a quase total destruição da paisagem vegetal observada nos estados de Alagoas, Espírito Santo e Paraná, por exemplo. Os incrédulos afirmam que o mapa estava exagerando o avanço das atividades humanas sobre a vegetação nativa e que, portanto, o mapa estava distorcendo demais a realidade.
Brasil - retração da vegetação nativa entre 1980 e 2010
Adaptado do IBGE, Disponível em: <http://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_retracao_veg_nativa.pdf>. Acesso em 08 mai. 2016.
Percebendo a divisão dos estudantes, a professora de biologia explicou aos estudantes que
Ver questão