(PEQUENO PRÍNCIPE - 2016)
Transição demográfica é o processo pelo qual as sociedades passam do estágio de altas taxas para o de baixas taxas de natalidade e de mortalidade. Mas, entre um estágio e outro, ocorre um "deslocamento" entre o comportamento dessas taxas, ocasionando a aceleração do crescimento vegetativo.
(Adaptado de MAGNOLI, D. Geogradia para o ensino médio: Brasil, Estado e espaço geográfico. São Paulo: Saraiva, v. 2, 2010, p. 136).
Esses estágios podem ser visualizados no gráfico abaixo:
O enunciado e o gráfico permitem entender que
no mundo atual, os países de maioria muçulmana vivem a Fase 2 da transição demográfica devido à redução da mortalidade e da natalidade, o que é resultado da proibição do uso de métodos anticoncepcionais por questões religiosas.
a teoria de Malthus sobre o descompasso entre crescimento demográfico e produção de alimentos descrevia a dinâmica demográfica da humanidade até o século XIX, porém o uso de métodos contraceptivos artificiais no século XX permitiu que a teoria malthusiana não se confirmasse.
a África Subsaariana ainda não deu início à sua transição demográfica porque as taxas de natalidade e de mortalidade mantêm-se elevadas devido ao baixo crescimento da população urbana.
as sociedades camponesas tradicionais marcam a Fase 1 da transição demográfica, pois apresentam natalidade e mortalidade alta. A carência de serviços médicos e de condições sanitárias estão entre as causas dessa realidade.
os países industrializados atraem muitos trabalhadores imigrantes, resultando em um crescimento vegetativo elevado, o que pode ser caracterizado como "explosão demográfica".
Gabarito:
as sociedades camponesas tradicionais marcam a Fase 1 da transição demográfica, pois apresentam natalidade e mortalidade alta. A carência de serviços médicos e de condições sanitárias estão entre as causas dessa realidade.
a)Incorreta, pois, além de na fase 2 não haver redução da taxa de natalidade, os países do Oriente Médio já estão, pelo menos, na fase 3, já que sua taxa de natalidade começou a abaixar mesmo com as questões culturais e religiosas envolvidas.
b)Incorreta, pois, o que invalidou a teoria de Malthus foi o aumento intenso da produção de alimentos a partir, aproximadamente, da década de 1950 o que mostrou que poderíamos produzir alimentos para toda a população mundial.
c)Incorreta, pois, mesmo sendo pouco desenvolvida, a África Subsaariana já deu início à transição demográfica, mesmo estando atrasada, houve uma redução, nas últimas décadas, da taxa de natalidade e mortalidade na maioria dos países.
d)Correta, pois, as sociedades camponesas, justamente, expressam a fase 1 dessa transição, por terem alta taxa de natalidade e mortalidade, devido ao baixo desenvolvimento científico, infraestrutural, sanitário e educativo.
e)Incorreta, pois, o crescimento vegetativo não engloba os migrantes, já que é calculado a partir da taxa de natalidade menos(-) a taxa de mortalidade, os migrantes entram, apenas, no crescimento demográfico, e não no vegetativo.
(Fac. Pequeno Príncipe - 2016) Leia o texto a seguir:
“A abertura dos portos às nações amigas, em 1808, permitiu que o Brasil fosse invadido por artigos importados dos mais variados, principalmente de origem inglesa. Os produtos ligados à indumentária e à beleza deram novo fôlego à vaidade dos homens e mulheres de então. O período imperial no Brasil foi marcado por modos e modas que acompanharam as grandes mudanças políticas, econômicas e sociais. Roupas, acessórios, joias e penteados revelam como se comportavam as pessoas, a sutileza de seus costumes e os códigos secretos da vida em sociedade.
O acesso aos itens de luxo, entretanto, não tornou os moradores das terras brasileiras mais elegantes aos olhos dos viajantes estrangeiros.”
(RASPANTI, Márcia Pinna. Que deselegantes. Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/que-deselegantes>. Acesso em: 4 out. 2015.)
A partir da leitura do texto, é possível afirmar:
I. Com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, os brasileiros tiveram mais acesso aos produtos ingleses.
II. As mudanças ocorridas nos modos e na moda no contexto do período Imperial brasileiro foram bastante sutis.
III. Roupas, acessórios e joias são itens supérfluos que pouco informam sobre os costumes de uma época.
IV. Os viajantes estrangeiros que passaram pelo Brasil nesse período não registraram informações relevantes sobre a vestimenta dos brasileiros.
Está(ão) CORRETA(S):
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(Fac. Pequeno Príncipe - Medicina - 2016)
Choose the correct alternative to complete the blanks in the correct tense with the verbs in parentheses.
“My boyfriend, John, and I 1__________ (be) together for about six months. My 16th birthday was coming up and I was so excited because my previous birthdays 2__________ (be) bad. Of course I was 3__________ (crush) when he told me his family was going away to Florida that weekend! While he was 4__________ (go), my sister 5__________ (take) me to the mall to get my mind off it. The whole time I kept texting him how much I missed him. I really 6__________ (start) to get bummed out and we 7__________ (shop) all day, so she decided to take me home. On the way, my sister said she wanted to stop at her boyfriend's house to say hi. When we 8__________ (walk) in my friends all screamed, ‘Surprise!’ I was happy about the party but still upset because John wasn't there. Then my sister told me to go to the closet to get my presents. I walked over and opened the door, and there stood John with a big red ribbon on his shirt! It turns out he 9__________ (plan) the whole party just so I could finally have an amazing birthday. I couldn't 10__________ (ask) for a better day, or a better boyfriend!”
Disponível em: . Acesso em: junho de 2015.
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Observe a imagem a seguir:
Podemos verificar na imagem uma série de informações relativas à Revolução Industrial, seu processo de consolidação e expansão para outros países, focando principalmente nas grandes potências industriais. Assim sendo, analise as proposições a seguir.
I. O momento de maturidade industrial ocorre, em geral, décadas após o início do período de industrialização nos vários países que receberam e passaram por sua respectiva Revolução Industrial.
II. Por volta do final do século XVIII, assistimos a um fenômeno reconhecido como Revolução Industrial, que ocorre na Inglaterra, mas que, depois, paulatinamente, se expandiu para outros países, principalmente ao longo do século XIX.
III. O processo de globalização mundial, relacionado com a expansão de padrões monetários baseados no Euro, no capitalismo financeiro e na seleção de regiões acessíveis a um mercado de bens duráveis em expansão, se deu em grande parte, por volta do século XVIII.
IV. Poucas regiões foram capazes de desenvolver uma sociedade de consumo, sendo restritos a alguns países da Europa Ocidental, EUA e Japão.
Baseando-se em seus conhecimentos prévios e na análise dos dados apresentados na imagem, marque a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
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(Fac. Pequeno Príncipe - Medici 2016) Quando a professora de biologia demonstrou, utilizando o mapa abaixo, o impacto das atividades humanas sobre a vegetação brasileira, a sala de aula dividiu-se entre os espantados e os incrédulos. Os primeiros ficaram chocados com a quase total destruição da paisagem vegetal observada nos estados de Alagoas, Espírito Santo e Paraná, por exemplo. Os incrédulos afirmam que o mapa estava exagerando o avanço das atividades humanas sobre a vegetação nativa e que, portanto, o mapa estava distorcendo demais a realidade.
Brasil - retração da vegetação nativa entre 1980 e 2010
Adaptado do IBGE, Disponível em: <http://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_retracao_veg_nativa.pdf>. Acesso em 08 mai. 2016.
Percebendo a divisão dos estudantes, a professora de biologia explicou aos estudantes que
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