(UEMA - 2016) Jihadista convoca muçulmanos para destruir Esfinge e Pirâmides do Egito
Um líder jihadista egípcio convocou a população muçulmana para destruir a Esfinge e as Pirâmides de Gizé, informa o site árabe Al Arabiya. Murgan Salem al-Gohary, que afirma ter ligações com o Talibã, pediu que os egípcios repetissem o que foi feito no Afeganistão, quando estátuas de Buda foram removidas após a chegada dos fundamentalistas ao poder.
“A destruição da memória, da História, do passado é algo terrível para uma sociedade”.
Jacques Le Goff, Revista Veja.
A destruição de patrimônios históricos da Humanidade, como as estátuas de Buda no Afeganistão, e a ameaça à Esfinge de Gizé e às Pirâmides não se restringem aos conflitos político-religiosos que assolam o Oriente Médio há séculos, mas fazem parte de um processo maior de reconfiguração da Memória e da História da sociedade.
O processo acima descrito está diretamente relacionado ao (à)
uso da Memória e da História como campo de disputa e de construção de identidades coletivas.
tentativa de uso da Memória e da História como estratégias para reforçar identidades coletivas passadas.
destruição dos bens culturais construídos ao longo da dominação imperialista sobre a região do Oriente Médio.
ataque aos Patrimônios Culturais como forma de destruição de símbolos ocidentais que representam o domínio estrangeiro.
projeto de diluição das fronteiras culturais por meio da tentativa de imposição de uma única memória coletiva aos demais povos do Oriente Médio.
Gabarito:
uso da Memória e da História como campo de disputa e de construção de identidades coletivas.
a) uso da Memória e da História como campo de disputa e de construção de identidades coletivas.
Correta. Por meio do texto, é possível ver que essa destruição de patrimônio está vinculado a disputas, uma vez que elas estão ligadas aos conflitos político-religiosos, além de uma construção de identidades coletivas, uma vez que o texto mesmo diz que ''fazem parte de um processo maior de reconfiguração da Memória e da História da sociedade''.
b) tentativa de uso da Memória e da História como estratégias para reforçar identidades coletivas passadas.
Incorreto. Não há essa tentativa de usar a memória para reforçar identidades coletivas passadas, uma vez que o texto diz que ‘’um líder jihadista egípcio convocou a população muçulmana para destruir a Esfinge e as Pirâmides de Gizé’’.
c) destruição dos bens culturais construídos ao longo da dominação imperialista sobre a região do Oriente Médio.
Incorreto. Esses bens culturais foram construídos em um período anterior a dominação imperialista.
d) ataque aos Patrimônios Culturais como forma de destruição de símbolos ocidentais que representam o domínio estrangeiro.
Incorreto. Esses não são símbolos ocidentais, e nem representam o domínio estrangeiro.
e) projeto de diluição das fronteiras culturais por meio da tentativa de imposição de uma única memória coletiva aos demais povos do Oriente Médio.
Incorreto. Não há nenhum projeto de diluição das fronteiras culturais.
(Uema 2016) A indústria sucroalcooleira, considerada uma das principais responsáveis pela movimentação interna da economia, gerando bilhões de dólares, mantém os cortadores de cana-de-açúcar no país, em condição subumana e com vida útil equiparada à dos escravos. Cerca de 97% do que o Maranhão colherá em cana de açúcar, na atual safra 2015/2016, será destinado à produção de etanol (C2H5OH) anidro e hidratado. O etanol anidro é misturado à gasolina com um dos objetivos de aumentar sua octanagem, pois um dos principais constituintes da gasolina é o octano (C8H18 ), combustível automotivo, que, por meio da sua combustão, libera energia, permitindo que o carro entre em movimento.
Jornal o Estado do Maranhão. Adaptado.
Suponha que determinada gasolina seja composta de hidrocarbonetos com fórmula (C8H18).
Nessas condições, as equações químicas que representam as reações de combustão completas do etanol e do octano, devidamente balanceadas, permitem afirmar que a combustão de
Ver questão
(UEMA 2014)
Ao se adquirir um carro novo, é comum encontrar no manual a seguinte recomendação: mantenha os pneus do carro corretamente calibrados de acordo com as indicações do fabricante. Essa recomendação garante a estabilidade do veículo e diminui o consumo de combustível. Esses cuidados são necessários porque sempre há uma perda de gases pelos poros da borracha dos pneus (processo chamado difusão). É comum calibrarmos os pneus com gás comprimido ou nas oficinas especializadas com nitrogênio. O gás nitrogênio consegue manter a pressão dos pneus constantes por mais tempo que o ar comprimido (mistura que contém além de gases, vapor da água que se expande e se contrai bastante com a variação de temperatura).
Considerando as informações dadas no texto e o conceito de difusão, pode-se afirmar, em relação à massa molar do gás, que
Ver questão
(Uema 2016) Sabe-se que um processo químico é exaustivamente testado em laboratório antes de ser implantado na indústria, envolvendo cálculos, em que são aplicadas as leis ponderais e volumétricas, dentre as quais, cita-se a lei das proporções constantes (Lei de Proust). Havendo excesso de reagente numa reação, deve-se retirá-lo para poder trabalhar com a proporção exata. Considere que 1mol de benzeno reage com 1mol de bromo, formando dois produtos, um haleto orgânico e um ácido. Para a reação entre 50 g de benzeno e 100 g de bromo,
a) Haverá obediência à Lei de Proust? Justifique sua resposta por meio de cálculos.
Dados: C(z=12), H(z=1) e Br(z=80).
b) Calcule a massa, do haleto orgânico, obtida em conformidade à Lei de Proust.
(Uema 2014) Uma família da cidade de Cajapió – MA comprou uma antena parabólica e o técnico a instalou acima do telhado. A antena projetou uma sombra na parede do vizinho, que está reproduzida abaixo, coberta com uma folha quadriculada.
Note que a figura projetada na parede é uma cônica. Considerando as medidas mostradas e o sistema cartesiano contido na folha quadriculada, a equação que representa a cônica será
Ver questão