(UEMA - 2016)
A imagem se refere à situação das receitas e das despesas do Estado francês na década de 1780. Pode-se analisar pelos dados que
a maior arrecadação do Estado era proveniente dos impostos diretos, pagos, em sua grande maioria, pelos representantes da Igreja Católica francesa, uma das mais poderosas da Europa.
o elevado deficit público do Estado francês foi um elemento central para o contexto histórico de profunda crise econômica que favoreceu a eclosão da Revolução Francesa em 1789.
a crise econômica relacionava-se diretamente às questões internas, já que, no cenário internacional, os negócios contribuíram de forma significativa para as receitas do Estado francês.
os gastos com o pagamento da dívida representavam uma pequena parcela das despesas estatais, o que indicava a possibilidade de recuperação rápida da economia francesa.
a opulência da nobreza francesa era a responsável pela fração mais elevada dos gastos do Estado, seu principal financiador.
Gabarito:
o elevado deficit público do Estado francês foi um elemento central para o contexto histórico de profunda crise econômica que favoreceu a eclosão da Revolução Francesa em 1789.
a) a maior arrecadação do Estado era proveniente dos impostos diretos, pagos, em sua grande maioria, pelos representantes da Igreja Católica francesa, uma das mais poderosas da Europa.
Incorreto. Os representantes da Igreja Católica francesa não pagavam impostos.
b) o elevado deficit público do Estado francês foi um elemento central para o contexto histórico de profunda crise econômica que favoreceu a eclosão da Revolução Francesa em 1789.
Correta. A questão remete às causas que geraram a Revolução Francesa, 1789-1799. Entre as causas, a grave crise econômica é, provavelmente, a mais importante. A corte dos Bourbons gastava de maneira exorbitante, visando prejudicar a Inglaterra, sua rival, a França ajudou na independência dos EUA, o acordo comercial de 1786 entre França e Inglaterra prejudicou muito a indústria francesa. Desta forma, o deficit público do Estado francês era muito grande prejudicando o país, em especial os mais humildes.
c) a crise econômica relacionava-se diretamente às questões internas, já que, no cenário internacional, os negócios contribuíram de forma significativa para as receitas do Estado francês.
Incorreto. A crise econômica estava relacionada diretamente às questões externas. Como mostra o gráfico uma grande partes das despesas era por “pagamento da dívida” e “marinha, guerra, negócios exteriores”.
d) os gastos com o pagamento da dívida representavam uma pequena parcela das despesas estatais, o que indicava a possibilidade de recuperação rápida da economia francesa.
Incorreto. O pagamento da dívida representava a maior parcela das despesas.
e) a opulência da nobreza francesa era a responsável pela fração mais elevada dos gastos do Estado, seu principal financiador.
Incorreto. A casa real era a menor porcentagem das despesas segundo o gráfico.
(Uema 2016) A indústria sucroalcooleira, considerada uma das principais responsáveis pela movimentação interna da economia, gerando bilhões de dólares, mantém os cortadores de cana-de-açúcar no país, em condição subumana e com vida útil equiparada à dos escravos. Cerca de 97% do que o Maranhão colherá em cana de açúcar, na atual safra 2015/2016, será destinado à produção de etanol (C2H5OH) anidro e hidratado. O etanol anidro é misturado à gasolina com um dos objetivos de aumentar sua octanagem, pois um dos principais constituintes da gasolina é o octano (C8H18 ), combustível automotivo, que, por meio da sua combustão, libera energia, permitindo que o carro entre em movimento.
Jornal o Estado do Maranhão. Adaptado.
Suponha que determinada gasolina seja composta de hidrocarbonetos com fórmula (C8H18).
Nessas condições, as equações químicas que representam as reações de combustão completas do etanol e do octano, devidamente balanceadas, permitem afirmar que a combustão de
Ver questão
(UEMA 2014)
Ao se adquirir um carro novo, é comum encontrar no manual a seguinte recomendação: mantenha os pneus do carro corretamente calibrados de acordo com as indicações do fabricante. Essa recomendação garante a estabilidade do veículo e diminui o consumo de combustível. Esses cuidados são necessários porque sempre há uma perda de gases pelos poros da borracha dos pneus (processo chamado difusão). É comum calibrarmos os pneus com gás comprimido ou nas oficinas especializadas com nitrogênio. O gás nitrogênio consegue manter a pressão dos pneus constantes por mais tempo que o ar comprimido (mistura que contém além de gases, vapor da água que se expande e se contrai bastante com a variação de temperatura).
Considerando as informações dadas no texto e o conceito de difusão, pode-se afirmar, em relação à massa molar do gás, que
Ver questão
(Uema 2016) Sabe-se que um processo químico é exaustivamente testado em laboratório antes de ser implantado na indústria, envolvendo cálculos, em que são aplicadas as leis ponderais e volumétricas, dentre as quais, cita-se a lei das proporções constantes (Lei de Proust). Havendo excesso de reagente numa reação, deve-se retirá-lo para poder trabalhar com a proporção exata. Considere que 1mol de benzeno reage com 1mol de bromo, formando dois produtos, um haleto orgânico e um ácido. Para a reação entre 50 g de benzeno e 100 g de bromo,
a) Haverá obediência à Lei de Proust? Justifique sua resposta por meio de cálculos.
Dados: C(z=12), H(z=1) e Br(z=80).
b) Calcule a massa, do haleto orgânico, obtida em conformidade à Lei de Proust.
(Uema 2014) Uma família da cidade de Cajapió – MA comprou uma antena parabólica e o técnico a instalou acima do telhado. A antena projetou uma sombra na parede do vizinho, que está reproduzida abaixo, coberta com uma folha quadriculada.
Note que a figura projetada na parede é uma cônica. Considerando as medidas mostradas e o sistema cartesiano contido na folha quadriculada, a equação que representa a cônica será
Ver questão