(UFJF 2016) Uma doença, de base genética, é responsável por uma má formação em patas de uma determinada espécie X, sendo o alelo recessivo “a” responsável pela doença. Uma fêmea normal Aa foi cruzada com um macho normal Aa. Qual é a probabilidade de, em 3 nascimentos, 2 serem doentes e 1 normal?
9/64.
27/64.
5/64.
1/64.
4/64.
Gabarito:
9/64.
Definindo primeiro os alelos da doença:
Normal: AA e Aa
Afetado: aa (padrão recessivo)
Cruzamento entre os pais heterozigóticos:
Pais: Aa x Aa
Filhos: 3/4 normais (A_) : 1/4 doentes (aa)
Probabilidade de nascerem 2 doentes e 1 normal:
P (3 filhos) = 3 x (1/4 x 1/4 x 3/4) = 9/64
Gabarito alternativa "A".
(Ufjf 2003) Com os versos "Cantando espalharei por toda a parte, / Se a tanto me ajudar o engenho e a arte.", Camões explica que o propósito de "Os Lusíadas" é divulgar os feitos portugueses. Sobre esse poema épico, só é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Ufjf 2007) A figura a seguir mostra um sistema de duas partículas puntiformes A e B em repouso, com cargas elétricas iguais a Q, separadas por uma distância r. Sendo K, a constante eletrostática, pode-se afirmar que o módulo da variação da energia potencial da partícula B na presença da partícula A, quando sua distância é modificada para 2r, é:
Ver questão
(Ufjf 2007) A figura a seguir representa a planificação de um poliedro convexo.
O número de vértices deste poliedro é:
Ver questão(Ufjf 2012) Uma peça de ornamentação confeccionada com vidro possui a forma de um prisma regular reto, cuja base é um triângulo equilátero. Em seu interior, há uma esfera representando o globo terrestre, que tangencia cada face do prisma. Sabendo que o raio da esfera é r, qual é o volume do prisma?
Ver questão