(Ufjf-pism 2 2016)
O mapa representa uma nova geografia industrial, que tem como característica
a inclusão das metrópoles dos NIP’s no circuito da produção industrial.
a transferência dos centros da economia mundial para a periferia do Sul.
o controle dos impactos ambientais nos recursos hídricos do meio urbano.
o deslocamento das unidades produtivas do Sul para o Norte desenvolvido.
o uso intensivo de mão de obra feminina e dos minerais não metálicos.
Gabarito:
a inclusão das metrópoles dos NIP’s no circuito da produção industrial.
a)Correta, pois, os NIP's(Novos Países Industrializados) passaram a ser inseridos, de forma mais intensa, no contexto industrial atual, como podemos ver, marcados de cinza-claro, no mapa, como o Leste da América do Sul, Sudeste Asiático, Africa do Sul e Norte da África.
b)Incorreta, pois, não houve tal transferência dos centros da economia mundial para os países periféricos do Sul, mas, apenas, alguns centros industriais foram para esses países buscando condições mais baratas de produção, na maioria das vezes, sem se desprenderem de suas sedes nos países centrais.
c)Incorreta, pois, além desse controle dos recursos hídricos no meio urbano não ter se desenvolvidos, intensamente, em âmbito global, tal ação possui, no contexto atual de grande disponibilidade de água e pouco interesse em usar de forma sustentável esse recurso, pouca interferência direta na dinâmica industrial global.
d)Incorreta, pois, as unidades produtivas saíram do Norte desenvolvido e foram para o Sul em desenvolvimento buscando por menores custos de produção.
e)Incorreta, pois, as mulheres, mesmo sendo muito mais comuns, atualmente, no contexto industrial, ainda são minoria nesse contexto que, no geral, prevalecem os homens como trabalhadores nessas indústrias. Além disso, houve pouca mudança na dinâmica de uso de minerais, sendo ainda, usado de forma intensa, os metálicos, como minério de ferro, bauxita, cobre, prata, ouro, etc., e os minerais não metálicos, como diamante e calcário, além dos combustíveis, como carvão mineral, petróleo e gás natural.
(Ufjf 2003) Com os versos "Cantando espalharei por toda a parte, / Se a tanto me ajudar o engenho e a arte.", Camões explica que o propósito de "Os Lusíadas" é divulgar os feitos portugueses. Sobre esse poema épico, só é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Ufjf 2007) A figura a seguir mostra um sistema de duas partículas puntiformes A e B em repouso, com cargas elétricas iguais a Q, separadas por uma distância r. Sendo K, a constante eletrostática, pode-se afirmar que o módulo da variação da energia potencial da partícula B na presença da partícula A, quando sua distância é modificada para 2r, é:
Ver questão
(Ufjf 2007) A figura a seguir representa a planificação de um poliedro convexo.
O número de vértices deste poliedro é:
Ver questão(Ufjf 2012) Uma peça de ornamentação confeccionada com vidro possui a forma de um prisma regular reto, cuja base é um triângulo equilátero. Em seu interior, há uma esfera representando o globo terrestre, que tangencia cada face do prisma. Sabendo que o raio da esfera é r, qual é o volume do prisma?
Ver questão