(UFPR - 2016 - 1a FASE) As moléculas mais utilizadas pela maioria das células para os processos de conversão de energia e produção de ATP (trifosfato de adenosina) são os carboidratos. Em média, um ser humano adulto tem uma reserva energética na forma de carboidratos que dura um dia. Já a reserva de lipídeos pode durar um mês. O armazenamento de lipídeos é vantajoso sobre o de carboidratos pelo fato de os primeiros terem a característica de serem:
isolantes elétricos.
pouco biodegradáveis.
saturados de hidrogênios.
majoritariamente hidrofóbicos.
componentes das membranas.
Gabarito:
majoritariamente hidrofóbicos.
a) Incorreta. A questão compara os lipídios com os carboidratos. Tendo em vista isso eles se diferenciam por ser majoritariamente hidrofóbicos.
b) Incorreta. Ser pouco biodegradável não se configura como uma vantagem de armazenamento.
c) Incorreta. Realmente os ácidos graxos são macromoléculas saturadas de hidrogênio, porém essa não é a característica que permite a duração das reservas de lipídeos durante o mês, e sim sua característica hidrofóbica que impede que ele seja facilmente quebrado por hidrólise.
d) Correta. O fato de os lipídios serem hidrofóbicos os torna mais vantajosos, pois não são solúveis em água, o que exige uma baixíssima quantidade de água da célula para que eles possam ser armazenados, ao contrário dos carboidratos, que por serem solúveis em água, necessitam dessa molécula para que sejam armazenados. Dessa forma, é a característica apolar dessas moléculas que as tornam uma reserva mais duradoura.
e) Incorreta. Apesar dos lipídeos serem componentes das membranas não é essa caracteristica que faz a vantagem deles serem armazenados ao inves dos carboidratos e sim serem majoritariamente hidrofóbicos.
(UFPR)
Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:
Ver questão
(Ufpr 2008)
O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica
Ver questão
(Ufpr 2008)
Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:
1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.
2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.
3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.
4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.
Assinale a alternativa correta
(UFPR - 2016 - 1ª FASE)
“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.
Ver questão