(UFPR - 2016 - 1a FASE)
Considere duas populações de uma espécie de mamífero. Na população I os animais têm coloração da pelagem clara e habitam ambientes de campo aberto. Na população II eles têm coloração escura e habitam ambientes de floresta densa. O gene F é responsável pela coloração da pelagem nessa espécie de mamífero. O alelo F (completamente dominante) confere coloração escura, e o alelo f (recessivo), coloração clara. Nesse sentido, a seleção natural sobre essas populações é do tipo:
direcional a favor da pelagem escura, o que pode levar à extinção da população I.
disruptiva, desfavorecendo os heterozigotos, o que pode levar à especiação.
direcional, favorecendo apenas os homozigotos FF nas duas populações.
estabilizadora, com os heterozigotos (Ff) igualmente adaptados aos dois ambientes.
disruptiva, o que pode levar à extinção de ambas as populações.
Gabarito:
disruptiva, desfavorecendo os heterozigotos, o que pode levar à especiação.
a) Incorreta. A seleção natural atua em favor da pelagem clara na população I devido ao ambiente de campo aberto.
b) Correta. A seleção natural atua em favor da pelagem clara na população I e pelagem escura na população II então os genótipos ff e FF são favorecidos, desfavorecendo os heterozigotos, o que pode levar à especiação.
c) Incorreta. A seleção natural atua em favor da pelagem clara ( genótipo ff) na população I devido ao ambiente de campo aberto.
d) Incorreta. Os heterozigotos (Ff) possuem pelagem escura e são desfavorecidos nos ambientes de campo aberto
e) Incorreta. Na seleção disruptiva os genótipos extremos são favorecidos, não leva a extinção de ambas as populações apenas maior prevalencia desses genótipos.
(UFPR)
Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:
Ver questão
(Ufpr 2008)
O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica
Ver questão
(Ufpr 2008)
Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:
1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.
2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.
3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.
4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.
Assinale a alternativa correta
(UFPR - 2016 - 1ª FASE)
“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.
Ver questão