Questão 53012

(UFU - 2016 - 1ª FASE)

QUESTÃO ANULADA NA PROVA OFICIAL!!

1Usuários do WhatsApp no Brasil passaram por algumas horas de síndrome de abstinência. É que uma juíza de São Bernardo do Campo havia determinado a suspensão dos serviços por 48 horas. Em boa hora a decisão foi cassada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, mas a discussão permanece. 

A ordem judicial que determinou o bloqueio, vamos falar português claro, era ridícula. Não estava, a meu ver, embasada na melhor interpretação jurídica e errava grotescamente no remédio adotado. Ao que consta, a juíza decidiu tirar o aplicativo do ar porque o Facebook, dono do WhatsApp, não cumprira determinação anterior para revelar informações sobre um suspeito em um caso criminal. A empresa alega, no meu entendimento com razão, que o WhatsApp não tem sede nem servidores no Brasil, estando, portanto, fora da jurisdição de nossas autoridades.

Embora não nos demos conta, cada vez que acessamos um site estrangeiro, estamos tecnicamente agindo no exterior, sob as leis do país em 15 que ele se encontra. Esse é, creio, um dos milagres da internet. Ela cria uma espécie de concorrência entre legislações nacionais, e a tendência é que acabe prevalecendo a norma do país mais liberal, pois é lá que os sites procurarão se hospedar. E isso é ótimo. A tarefa de censores ficou mais difícil após a disseminação da rede.

Mesmo que o WhatsApp fosse 100% brasileiro, ainda assim não faria sentido tentar obter dados determinando a suspensão do serviço. Ao fazê-lo, a juíza puniu não só a empresa, mas seus clientes, que não tinham nada a ver com a história. 2É como tentar enquadrar um banco proibindo correntistas de sacar dinheiro.

SCHWARTSMAN, Hélio. Folha de S. Paulo, 18 de dezembro de 2015, A2 Opinião (adaptado).

Em relação ao texto, considere as afirmativas a seguir. Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.

I. Em “Usuários do WhatsApp no Brasil passaram por algumas horas de síndrome de abstinência. É que uma juíza de São Bernardo do Campo havia determinado a suspensão dos serviços por 48 horas”. (ref. 1), a expressão verbal em destaque indica ação passada anterior a outra também passada.

II. Em “É como tentar enquadrar um banco proibindo correntistas de sacar dinheiro. ” (ref. 2), a proposição exemplifica uma generalização.

III. Devido a sua configuração, o texto pode ser enquadrado na categoria dos gêneros discursivos em que predomina a exposição neutra e impessoal de conceitos.

IV. O terceiro parágrafo permite inferir que o Brasil tem leis menos liberais que os Estados Unidos. 

 

a) I e II. 

b) I e IV. 

c) II e IIII. 

d) III e IV. 

A

Próxima alternativa.

B

Assinale a alternativa A. 

Gabarito:

Próxima alternativa.



Resolução:



Questão 2399

(UFU/MG)

Estou farto do lirismo comedido do lirismo bem comportado [...]
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
− Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.

BANDEIRA, Manuel. Libertinagem.

Em relação aos versos citados do poema “Poética” e à obra Libertinagem, de Manuel Bandeira, marque a assertiva INCORRETA.

Ver questão

Questão 2545

 (UFU-2006) Leia o trecho seguinte, de Triste fim de Policarpo Quaresma, que reproduz um diálogo de Ricardo Coração dos Outros com Quaresma e D. Adelaide.

“Oh! Não tenho nada novo, uma composição minha. O Bilac conhecem? (...)quis fazer-me uma modinha, eu não aceitei; você não entende de violão, Seu Bilac.

A questão não está em escrever uns versos certos que digam coisas bonitas; o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja. (...)

(...) vou cantar a Promessa, conhecem? Não disseram os dois irmãos. (...)h! Anda por aí como as ‘Pombas’ do Raimundo.”

 

Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma.

 

Parta do trecho lido para marcar a alternativa INCORRETA.

Ver questão

Questão 3019

(Ufu 2016)  O jardim já vai se desmanchando na escuridão, mas Cristina ainda vê uma gravata (cinzenta?) saindo do bolso vermelho. Quer gritar de novo, mas a gravata cala a boca do grito, e já não adianta o pé querer se fincar no chão nem a mão querer fugir: o Homem domina Cristina e a mão dele vai puxando, o joelho vai empurrando, o pé vai castigando, o corpo todinho dele vai pressionando Cristina pra mata. Derruba ela no chão. Monta nela. O escuro toma conta de tudo.

O Homem aperta a gravata na mão feito uma rédea. Com a outra mão vai arrancando, vai rasgando, se livrando de tudo que é pano no caminho.

Agora o Homem é todo músculo. Crescendo.

Só afrouxa a rédea depois do gozo.

Cristina mal consegue tomar fôlego: já sente a gravata solavancando pro pescoço e se enroscando num nó. Que aperta. Aperta mais. Mais.

 

BOJUNGA, Lygia. O abraço. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2014. p. 82

 

 

Instantes derradeiros de O abraço, a passagem narra encontro de Cristina com o ‘Homem’. Levando-se em conta o enredo da obra até seu desenrolar nesses momentos finais, Cristina

 

Ver questão

Questão 3021

(UFU - 2016 - 1ª FASE)

 

DIONISOS DENDRITES

Seu olhar verde penetra a Noite entre tochas acesas

Ramos nascem de seu peito

Pés percutem a pedra enegrecida

Cantos ecoam tambores gritos mantos desatados.

 

Acorre o vento ao círculo demente

O vinho espuma nas taças incendiadas.

Acena o deus ao bando: Mar de alvos braços

Seios rompendo as túnicas gargantas dilatadas

E o vaticínio do tumulto à Noite –

Chegada do inverno aos lares

Fim de guerra em campos estrangeiros.

 

As bocas mordem colos e flancos desnudados:

À sombra mergulham faces convulsivas

Corpos se avizinham à vida fria dos valados

Trêmulas tíades presas ao peito de Dionisos trácio.

Sussurra a Noite e os risos de ébrios dançarinos

Mergulham no vórtice da festa consagrada.

 

E quando o Sol o ingênuo olhar acende

Um secreto murmúrio ata num só feixe

O louro trigo nascido das encostas.

 

SILVA, Dora Ferreira da. Hídrias. São Paulo: Odysseus, 2004. p. 42-43.

 

Ao evocar a mitologia, Dora Ferreira reativa em seu poema o mito de Dionisos. Nesse resgate do mito do deus Dionisos, o verso  

Ver questão