(Unisc 2016) A remoção de alemães no fim da guerra teve outra dimensão, que costuma ser negligenciada: a perda da identidade e não num vago sentido metafórico. Milhões de pessoas que foram removidas, que fugiram ou foram expulsas do leste do Oder-Neisse se viram, em geral, sem qualquer documento que pudesse confirmar sua identidade. A destruição da guerra, sobretudo nos terríveis últimos meses, a perda do antigo leste da Alemanha (e, com ele, a perda de acesso a documentos oficiais) e as barreiras administrativas criadas pela divisão da Alemanha em quatro zonas de ocupação significavam que era muitas vezes impossível verificar a identidade ou as atividades pregressas de milhões de alemães. Para muitos, isso criou enormes problemas na hora de comprovar a identidade e qualificações, para reclamar a posse de bens e para lidar com burocratas. Para outros, no entanto, o caos do pós-guerra criou oportunidades de adulteração, engano e fraudes. Em razão da dificuldade de se confirmar a identidade dos alemães, houve, depois da guerra, urna onda de crimes documentais.
BESSEL, Richard. Alemanha, 1945. São Paulo: Cia das Letras, 2010, p. 263.
Além disso, há também que enfrentar um problema que se alastra por toda a parte: a “depuração” provocada pelas divisões profundas que se instalam nas relações políticas. Esta “depuração” sumária dos “colaboradores” dos alemães atinge também os representantes das classes dirigentes. Os esforços dos governos de união de extirpar a vingança dos tribunais populares e fazer exercer a “justiça” pelos tribunais regulares são muito mal recebidos e percebidos, visto que o corpo dos magistrados se mantém intacto. Na Itália e Alemanha, os antigos fascistas e nazistas encontraram um apoio e até mesmo um refúgio na administração militar aliada.
BROUÉ, Pierre. “O fim da Segunda Guerra e a contenção da revolução”. In: COGGIOLA, Osvaldo. (org.) Segunda Guerra Mundial: um balanço histórico. São Paulo: Xamã, Universidade de São Paulo, 1995, p. 394.
A respeito desse cenário de fim de Guerra, considere as afirmativas.
Assinale a alternativa correta.
Todas as afirmativas estão corretas.
Somente as afirmativas pares estão corretas.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão incorretas.
Todas as afirmativas estão incorretas.
Gabarito:
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
AFIRMATIVAS
I. Parte da elite dirigente da Alemanha e empresários que colaboraram com Hitler passaram por um processo conhecido como de “desnazificação”, ou seja, foram parcialmente desresponsabilizados dessa ligação com o Estado nazista. Comentário: Alternativa correta porque a pessoas que foram fiéis e colaboraram com o governo de Hitler durante o Terceiro Reich(1933-1945), logo após a Segunda Guerra Mundial, passaram pelo processo de “desnazificação” pelas potências vencedoras da guerra.
II. O Tribunal de Nüremberg julgou e condenou os cinco mil alemães entre militares e empresários que pertenceram ao alto escalão nazista. Comentário: Alternativa incorreta porque o Tribunal de Nuremberg foi responsável pelo julgamento de todos os colaboradores do nazismo(alemães e outros que foram responsáveis pelo partido nazista)
III. Na reconstrução do pós-guerra milhares de europeus, sobretudo alemães, se viram privados da sua identidade formal, tamanho o rastro de destruição gerado pelo conflito mundial. Comentário: Alternativa correta porque a reconstrução da Europa foi marcada pela destruição em massa de diversas nações participantes da guerra, gerando um grande rastro de destruição a nível mundial.
IV. Os tribunais populares, incorporando magistrados e juízes, fizeram justiça com as próprias mãos executando a grande maioria dos colaboracionistas de Hitler. Comentário: alternativa incorreta porque boa parte dos colaboracionistas do Hitler foram julgados pelo Tribunal de Nuremberg.
(UNISC - 2012)
Most people can remember a phone number for up to thirty seconds. When this short amount of time elapses, however, the numbers are erased from the memory. How did the information get there in the first place? Information that makes its way to the short term memory (STM) does so via the sensory storage area. The brain has a filter which only allows stimuli that is of immediate interest to pass on to the STM, also known as the working memory.
There is much debate about the capacity and duration of the short term memory. The most accepted theory comes from George A. Miller, a cognitive psychologist who suggested that humans can remember approximately seven chunks of information. A chunk is defined as a meaningful unit of information, such as a word or name rather than just a letter or number. Modern theorists suggest that one can increase the capacity of the short term memory by chunking, or classifying similar information together. By organizing information, one can optimize the STM, and improve the chances of a memory being passed on to long term storage.
When making a conscious effort to memorize something, such as information for an exam, many people engage in ‘‘rote rehearsal’’. By repeating something over and over again, 2one is able to keep a memory alive. Unfortunately, this type of memory maintenance only succeeds if there are no interruptions. As soon as a person stops rehearsing the information, it has the tendency to disappear. When a pen and paper are not handy, people often attempt to remember a phone number by repeating it aloud. If the doorbell rings or the dog barks to come in before a person has the opportunity to make a phone call, he will likely forget the number instantly. 3Therefore, rote rehearsal is not an efficient way to pass information from the short term to long term memory. A better way is to practice ‘‘1elaborate rehearsal’’. This involves assigning semantic meaning to a piece of information so that it can be filed along with other pre-existing long term memories.
Encoding information semantically also makes it more retrievable. Retrieving information can be done by recognition or recall. Humans can easily recall memories that are stored in the long term memory and used often; however, if a memory seems to be forgotten, it may eventually be retrieved by prompting. The more cues a person is given (such as pictures), the more likely a memory can be retrieved. This is why multiple choice tests are often used for subjects that require a lot of memorization.
Fonte: http://www.englishclub.com/esl-exams/ets-toefl-practice-reading.htm (Adaptado)
The word one in paragraph 3 (ref. 2) refers to
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(Unisc 2016) Uma pessoa não consegue ver os objetos com nitidez porque suas imagens se formam entre o cristalino e a retina. Qual é o defeito de visão desta pessoa e como podemos corrigi-lo?
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(UNISC - 2012)
A sequência de reações:
X NaHCO3 →Y + CO2 + H2O
CO2 + Ba(OH)2 → Z + H2O
Ficará correta se X, Y e Z forem substituídos, respectivamente, por:
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(Unisc 2016) Dentre um grupo formado por 2 Engenheiros e 4 Matemáticos, três pessoas são escolhidas ao acaso. A probabilidade de que sejam escolhidos um Engenheiro e dois Matemáticos é de
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