(Unisc 2016) As migrações internacionais têm promovido muitas discussões, especialmente, nos últimos meses. Elas são impulsionadas por diversidades regionais, conflitos bélicos, transformações econômicas, sociais, políticas, culturais e ideológicas, oportunidades de trabalho e outros diversos motivos. O Brasil, há muitos anos, se insere nesse contexto, tanto no que se refere ao recebimento de estrangeiros quanto ao deslocamento de brasileiros para outros países.
Nesse contexto, observe as afirmativas abaixo:
I. Na América Latina, até meados da década de 1970, o Brasil se caracterizou como uma área de evasão populacional. Contudo, a partir da década de 1980, o país passou a se configurar como um dos territórios de recepção migratória de latino-americanos.
II. O Brasil recebeu 268,5 mil imigrantes em 2010. Isto caracterizou um aumento de 86,7% em relação ao ano 2000 (143,6 mil). Os principais países de origem destes imigrantes foram os Estados Unidos e o Japão.
III. O Brasil, nos últimos anos, passou a receber muitos brasileiros que estavam no exterior. Do total de imigrantes internacionais, em 2010, (65,0%) eram brasileiros que estavam retornando.
IV. Os movimentos de migração para o Brasil aumentaram, ainda mais, em 2012. Isto ocorreu, especialmente, em função de imigrantes haitianos, bolivianos, espanhóis, franceses e americanos. Atualmente, o país conta com mais de 1,5 milhão de imigrantes legalizados.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Gabarito:
Todas as afirmativas estão corretas.
[E]
Na década de 1970, período da ditadura militar, o Brasil sofreu deficit migratório. A partir da década de 1980, começou um ingresso de imigrantes provenientes de países da América do Sul. Em 2010, a entrada de pessoas no Brasil vindas dos Estados Unidos e Japão, na verdade, eram de brasileiros que estavam retornando devido à crise financeira nestes países. Nos últimos anos, o país recebeu muitos imigrantes haitianos (após terremoto de 2010), bolivianos, americanos e europeus fugindo da crise financeira na Zona do Euro.
(UNISC - 2012)
Most people can remember a phone number for up to thirty seconds. When this short amount of time elapses, however, the numbers are erased from the memory. How did the information get there in the first place? Information that makes its way to the short term memory (STM) does so via the sensory storage area. The brain has a filter which only allows stimuli that is of immediate interest to pass on to the STM, also known as the working memory.
There is much debate about the capacity and duration of the short term memory. The most accepted theory comes from George A. Miller, a cognitive psychologist who suggested that humans can remember approximately seven chunks of information. A chunk is defined as a meaningful unit of information, such as a word or name rather than just a letter or number. Modern theorists suggest that one can increase the capacity of the short term memory by chunking, or classifying similar information together. By organizing information, one can optimize the STM, and improve the chances of a memory being passed on to long term storage.
When making a conscious effort to memorize something, such as information for an exam, many people engage in ‘‘rote rehearsal’’. By repeating something over and over again, 2one is able to keep a memory alive. Unfortunately, this type of memory maintenance only succeeds if there are no interruptions. As soon as a person stops rehearsing the information, it has the tendency to disappear. When a pen and paper are not handy, people often attempt to remember a phone number by repeating it aloud. If the doorbell rings or the dog barks to come in before a person has the opportunity to make a phone call, he will likely forget the number instantly. 3Therefore, rote rehearsal is not an efficient way to pass information from the short term to long term memory. A better way is to practice ‘‘1elaborate rehearsal’’. This involves assigning semantic meaning to a piece of information so that it can be filed along with other pre-existing long term memories.
Encoding information semantically also makes it more retrievable. Retrieving information can be done by recognition or recall. Humans can easily recall memories that are stored in the long term memory and used often; however, if a memory seems to be forgotten, it may eventually be retrieved by prompting. The more cues a person is given (such as pictures), the more likely a memory can be retrieved. This is why multiple choice tests are often used for subjects that require a lot of memorization.
Fonte: http://www.englishclub.com/esl-exams/ets-toefl-practice-reading.htm (Adaptado)
The word one in paragraph 3 (ref. 2) refers to
Ver questão
(Unisc 2016) Uma pessoa não consegue ver os objetos com nitidez porque suas imagens se formam entre o cristalino e a retina. Qual é o defeito de visão desta pessoa e como podemos corrigi-lo?
Ver questão
(UNISC - 2012)
A sequência de reações:
X NaHCO3 →Y + CO2 + H2O
CO2 + Ba(OH)2 → Z + H2O
Ficará correta se X, Y e Z forem substituídos, respectivamente, por:
Ver questão
(Unisc 2016) Dentre um grupo formado por 2 Engenheiros e 4 Matemáticos, três pessoas são escolhidas ao acaso. A probabilidade de que sejam escolhidos um Engenheiro e dois Matemáticos é de
Ver questão