Questão 70535

(UNITAU - 2016/1 Medicina)

Tick the alternative that completes the following sentence:

___________ the doctor, it seems he finally made his decision.

A

Had I spoke to

B

Having spoken to

C

Had spoken to

D

Speaking to

E

Speak to

Gabarito:

Having spoken to



Resolução:

A) INCORRECT: porque a forma "Had I spoke to" indica uma suposição da pessoa que está falando (se eu tivesse falado com), algo que não é adequado para a construção já que a outra sentença precisa que a primeira tenha acntecido para que ela seja efetivada.

B) CORRECT: nesse caso, a construção obedece corretamente o que se deseja: marcar o tempo que o locutor falou com o doutor para que, dessa forma, ele chegasse a uma impressão sobre as atitudes do doutor. Para marcar essa duração de uma conversa, utiliza-se o Past Perfect Continuous, que exemplifica uma ação que aconteceu antes de uma ação no passado, mas é utilizado para demarcar que houve uma duração.

C) INCORRECT: porque pelo conhecimento de mundo, quando as pessoas dizem frase semelhante, sabemos que elas querem marcar o tempo que falaram com determinada pessoa (sentença 1) para indicar sua percepção sobre a conversa (sentença 2). Logo, para marcar a duração de um tempo, deve-se utilizar o Past Perfect Continuous, o que não foi feito.

D) INCORRECT: porque dizer somente "Speeking to" dá a entender que a pessoa está falando no presente, mas a construção da frase demonstra que as coisas aconteceram no passado e a pessoa só está refletindo sobre isso que aconteceu.

E) INCORRECT: pois não se pode usar a forma no inifinitivo, porque ela não é adequada para a construção temporal de toda a sentença.



Questão 2980

(Unitau 1995)  

          "A questão central da pedagogia é o problema das formas, dos processos dos métodos; certamente, não considerados em si mesmos, pois as formas só fazem sentido na medida em que viabilizam o domínio de determinados conteúdos.  O método é essencial ao processo pedagógico.
          Pedagogia, como é sabido, significa literalmente a condução da criança, e a sua origem está no escravo que levava a criança até o local dos jogos, ou o local em que ela recebia instrução do preceptor. Depois, esse escravo passou a ser o próprio educador. Os romanos, percebendo o nível de cultura dos escravos gregos, confiavam a eles a educação dos filhos.
          Essa é a etimologia da palavra. Do ponto de vista semântico, o sentido se alterou. No entanto, a paideia não significava apenas infância, paideia significava cultura, os ideais da cultura grega.
          Assim, a palavra pedagogia, partindo de sua própria etimologia, significa não apenas a condução da criança, mas a introdução da criança na cultura.  
          A pedagogia é o processo através do qual o homem se torna plenamente humano. No meu discurso distingui entre a pedagogia geral, que envolve essa noção de cultura como tudo o que o homem constrói, e a pedagogia escolar, ligada à questão do saber sistematizado, do saber elaborado, do saber metódico. A escola tem o papel de possibilitar o acesso das novas gerações ao mundo do saber sistematizado, do saber metódico, científico.
          Ela necessita organizar processos, descobrir formas adequadas a essa finalidade. Esta é a questão central da pedagogia escolar. Os conteúdos não apresentam a questão central da pedagogia, porque se produzem a partir das relações sociais e se sistematizam com autonomia em relação à escola. A sistematização dos conteúdos pressupõe determinadas habilidades que a escola geralmente garante, mas não ocorre no interior das escolas de primeiro e segundo graus.
          A existência do saber sistematizado coloca à pedagogia o seguinte problema: como torná-lo assimilável pelas novas gerações, ou seja, por aqueles que participam de algum modo de sua produção enquanto agentes sociais, mas participam num estágio determinado, estágio esse que é decorrente de toda uma trajetória histórica?"

(SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica no quadro das tendências críticas da Educação Brasileira, adap. da fala em Seminário, Niterói, 1985). 

As palavras 'é', 'método', 'só' e 'conteúdos' podem ter sua acentuação analisada pelas seguintes regras:  

Ver questão

Questão 3228

(UNITAU - 1995)

Assinale a alternativa que corresponde à sequência na qual se inclui um uso inadequado do artigo em inglês:

Ver questão

Questão 4126

(Unitau 1995) Uma partícula tem movimento circular uniforme de velocidade escalar de 10m/s, dando uma volta a cada 8 segundos. O módulo de aceleração vetorial média para um intervalo de tempo de 2s é:

Ver questão

Questão 6330

(UNITAU) O segmento da perpendicular traçada de um vértice de um triângulo à reta suporte do lado oposto é denominado

Ver questão