Questão 35437

(Acafe 2017)  Saneamento e doenças tropicais

Trabalhar com os determinantes socioambientais da saúde, especialmente com o saneamento e o trabalho em políticas sociais de combate à pobreza, é fundamental para erradicar um conjunto de patologias denominadas doenças tropicais, alertou a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Nísia Trindade Lima, em participação na conferência da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre doenças tropicais negligenciadas (DTNs), em Genebra.

 Fonte: Secretaria de Estado da Educação – Estado do Paraná, 21/04/2017. Disponível: http://www.biologia.seed.pr.gov.br.

 

Acerca das informações relacionadas ao tema, assinale a alternativa correta.

A

As doenças negligenciadas são aquelas causadas por agentes infecciosos ou parasitas e consideradas endêmicas em populações de baixa renda. Como exemplos de doenças negligenciadas podemos citar a malária, a doença de Chagas, a leishmaniose visceral (LV) e a filariose linfática.

B

A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença crônica granulomatosa, proveniente de infecção causada pelo protozoário Mycobacterium leprae.   

C

A febre amarela é uma doença viral aguda, de curta duração (no máximo 12 dias) e gravidade variável. Epidemiologicamente, a doença pode se apresentar sob duas formas distintas: Febre Amarela Urbana (FAU) e Febre Amarela Silvestre (FAS), diferenciando-se uma da outra somente pela localização geográfica.   

D

A tuberculose é uma doença viral, tendo como agente etiológico o Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch (BK). Quando a doença atinge os pulmões, o indivíduo pode apresentar dor torácica e tosse produtiva acompanhada ou não de escarros com sangue.    

Gabarito:

As doenças negligenciadas são aquelas causadas por agentes infecciosos ou parasitas e consideradas endêmicas em populações de baixa renda. Como exemplos de doenças negligenciadas podemos citar a malária, a doença de Chagas, a leishmaniose visceral (LV) e a filariose linfática.



Resolução:

  1. As doenças negligenciadas são aquelas causadas por agentes infecciosos ou parasitas e consideradas endêmicas em populações de baixa renda. Como exemplos de doenças negligenciadas podemos citar a malária, a doença de Chagas, a leishmaniose visceral (LV) e a filariose linfática.
    Alternativa Correta

  2. A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença crônica granulomatosa, proveniente de infecção causada pelo protozoário Mycobacterium leprae.   
    Incorreta. A hanseníase não é uma doença exclusivamente tropical.

  3. A febre amarela é uma doença viral aguda, de curta duração (no máximo 12 dias) e gravidade variável. Epidemiologicamente, a doença pode se apresentar sob duas formas distintas: Febre Amarela Urbana (FAU) e Febre Amarela Silvestre (FAS), diferenciando-se uma da outra somente pela localização geográfica.   
    Incorreta. Os vetores dessas doenças são diferentes, na FAU o vetor é o mosquito Aedes aegypti, enquanto na FAS a transmissão é feita pelo mosquito do gênero Haemagogus.

  4. A tuberculose é uma doença viral, tendo como agente etiológico o Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch (BK). Quando a doença atinge os pulmões, o indivíduo pode apresentar dor torácica e tosse produtiva acompanhada ou não de escarros com sangue.    
    Incorreta. A tuberculose é uma doença bacteriana. 



Questão 2614

(Acafe 2014)

Assinale a frase que está formulada de acordo com as normas da língua portuguesa escrita padrão.

Ver questão

Questão 2904

(ACAFE 2016) Assinale a frase ambígua.

Ver questão

Questão 2939

(ACAFE - 2016)  

Assinale a frase elaborada de acordo com as normas do português padrão. 

Ver questão

Questão 2960

(Acafe 2016)  Assinale a frase elaborada de acordo com as normas do português-padrão. 

Ver questão