(FAMERP - 2017) A Revolução é feita de sombra, mas, acima de tudo, de luz.
Michel Vovelle. A Revolução Francesa explicada à minha neta, 2007.
A frase apresenta a Revolução Francesa, destacando
a aliança de setores católicos, associados à luz da revelação divina, com a ação revolucionária, que representava as trevas da morte.
o contraste entre a obscura violência de alguns de seus momentos e a razão luminosa que guiou muitos de seus propósitos.
a vitória do projeto aristocrático, que representava a luz, sobre as lutas burguesas, que representavam as sombras.
o contraponto entre o esforço obscuro de impor o terror e a vontade iluminista de restaurar a monarquia parlamentar.
a derrota do ideal republicano, que associava a revolução às trevas, e o sucesso da monarquia absoluta, liderada pelo Rei Sol.
Gabarito:
o contraste entre a obscura violência de alguns de seus momentos e a razão luminosa que guiou muitos de seus propósitos.
a) a aliança de setores católicos, associados à luz da revelação divina, com a ação revolucionária, que representava as trevas da morte.
Incorreta. Setores católicos de fato se alinharam com a Revolução em alguns momento. Contudo, o autor não está se referindo a esta união no trecho
b) o contraste entre a obscura violência de alguns de seus momentos e a razão luminosa que guiou muitos de seus propósitos.
Correta. O excerto do historiador faz referência a Revolução Francesa, 1789-1799, mencionando duas palavras: sombras e luz. A palavra sombra diz respeito a grande violência que caracterizou este conflito e a luz aponta para as ideias Iluministas, em especial a razão, considerada o caminho para a autonomia e a liberdade. Vale dizer que a burguesia liderou a Revolução Francesa ancorada nas ideias Iluministas.
c) a vitória do projeto aristocrático, que representava a luz, sobre as lutas burguesas, que representavam as sombras.
Incorreta. O projeto burguês e iluminista foi vencedor
d) o contraponto entre o esforço obscuro de impor o terror e a vontade iluminista de restaurar a monarquia parlamentar.
Incorreta. O Terror não foi imposto, foi algo que veio ao poucos, um processo lento e gradual. Ademais, os iluministas se dividiam entre a defesa da monarquia parlamentar e a república
e) a derrota do ideal republicano, que associava a revolução às trevas, e o sucesso da monarquia absoluta, liderada pelo Rei Sol.
Incorreta. O Rei Sol é anterior a Revolução Francesa
(Famerp 2017) No estudo da dinâmica de populações é comum ser necessário determinar o número real λ na equação det(M - λI) = 0, em que M é uma matriz quadrada, I é a matriz identidade, da mesma ordem de M, e det representa o determinante da matriz (M - λI).
Se, em um desses estudos, tem-se M
o valor positivo de λ é igual a:
Ver questão
(Famerp 2017)
O elemento estrôncio ocorre na natureza como componente de dois minerais: a estroncianita, SrCO3 (massa molar 147,6 g/mol), e a celestita, SrSO4 (massa molar 183,6 g/mol). A partir desses minerais são obtidos os sais de estrôncio, utilizados na pirotecnia para conferir a cor vermelho-carmim intensa a fogos de artifício.
Considere a relação:
O valor desse quociente é, aproximadamente,
Ver questão
(FAMERP - 2017) Os rins podem excretar grande quantidade de urina diluída ou pequeno volume de urina concentrada sem grandes alterações nas excreções de solutos, como sódio e potássio. As ações do hormônio antidiurético (ADH) têm papel fundamental no controle do grau de diluição ou concentração da urina. A secreção de ADH pode ser aumentada ou diminuída por estímulos no sistema nervoso central, bem como por diversos fármacos e hormônios.
A liberação do ADH é estimulada pelo
(Famerp 2017) O elemento estrôncio ocorre na natureza como componente de dois minerais: a estroncianita, SrCO3 (massa molar 147,6 g/mol), e a celestita, SrSO4 (massa molar 183,6 g/mol). A partir desses minerais são obtidos os sais de estrôncio, utilizados na pirotecnia para conferir a cor vermelho-carmim intensa a fogos de artifício.
Considere a relação:
O valor desse quociente é, aproximadamente,
Ver questão