(FDSM - 2017)
Para Maquiavel “o Príncipe” é o único que carrega em seus ombros o peso da pressão e da responsabilidade do governo do Estado e dos interesses de toda a coletividade. Portanto, não deve e nem pode ter, quando governa, os valores morais das pessoas comuns. Em alguns momentos é até conveniente, se necessário, que ele utilize recursos como a força e a mentira.
Podemos dizer que Maquiavel, em sua obra “O Príncipe”:
Apresenta fundamentos do liberalismo político que o colocam como um precursor do pensamento iluminista.
Opõe-se ao pensamento político do Antigo Regime.
Propõe a sofocracia, o governo de um rei-filósofo.
Reafirma os valores iluministas de sua época.
Reavalia as relações entre ética e política durante um período de governos absolutistas.
Gabarito:
Reavalia as relações entre ética e política durante um período de governos absolutistas.
e) Correta. Reavalia as relações entre ética e política durante um período de governos absolutistas.
Maquiavel inaugura a separação entre a ética e a política, fundando a ciência política como análise dos fatos sem o juízo de valor. Essa separação determina a distinção entre o fato e o ideal, isto é, daquilo que é, na realidade histórica e social, e daquilo que deve ser, no plano da normatividade e do ideal; a partir dessa distinção, Maquiavel introduz uma perspectiva política segundo a realidade factual, daquilo que ocorre em detrimento do que é ideal, pois, para ele, a política deve ser norteada pelas contingências históricas e não de ideais metafísicos.
a) Incorreta. Apresenta fundamentos do liberalismo político que o colocam como um precursor do pensamento iluminista.
O projeto político de Maquiavel não coaduna com as ideias liberais, norteados pela liberdade, pois não se utiliza dessa noção como fundamento da política, e, sim, a manutenção do poder pelo domínio da fortuna.
b) Incorreta. Opõe-se ao pensamento político do Antigo Regime.
Maquiavel não se opõe totalmente ao Antigo Regime, mas às noções idealistas e de virtude moral da perspectiva medieval sobre a política.
c) Incorreta. Propõe a sofocracia, o governo de um rei-filósofo.
Quem propôs a sofocracia, o governo de um rei-filósofo, foi Platão, um dos pensadores que Maquiavel se opõe, já que é uma política fundamentada na ética e no idealismo, ideias que este último não concorda. Ele separa a ética da política e funda esta sobre um realismo factual.
d) Incorreta. Reafirma os valores iluministas de sua época.
Maquiavel não reafirma esses valores, pois não objetiva a liberdade e nem a fraternidade universal.
(FCM MG/2020) Analise o trecho retirado da reportagem intitulada “Animais estão se adaptando às mudanças climáticas, mas não rápido o bastante”.
As mudanças climáticas estão superando as habilidades de pássaros e outras espécies de se adaptarem às alterações ambientais. É o que concluiu uma pesquisa feita por uma equipe internacional de cientistas e publicada na revista Nature Communications. No estudo, os pesquisadores analisaram mais de dez mil artigos científicos publicados.
(http://sciam.uol.com.br/animais-estao-se-adaptando-as-mudancas-
climaticas-mas-naorapido-o-bastante/. Acesso em 12/09/2019.)
Com base nessas informações e nos conhecimentos da teoria darwiniana, é CORRETO afirmar que essas mudanças climáticas não estão permitindo que as aves tenham tempo
Ver questão