Questão 68965

(PUC - RS - 2017/2)

Thrilling Discovery of Seven Earth-sized Planets Orbiting Nearby Star

Ian Sample Science editor-published on Wed. 22 Feb 2017

01  A huddle of seven worlds, all close in size to Earth,
02  and perhaps warm enough for water and the life it can
03  sustain, has been spotted around a small, faint star in
04  the constellation of Aquarius. The discovery, which has
05  thrilled astronomers, has raised hopes that the hunt for
06  alien life could start much sooner than previously thought.
07  The next generation of telescopes are due to switch on in
08  the next decade. Astronomers reported what looked like
09  three planets in orbit around Trappist-1, a star they named
10  after the Trappist robotic telescope in the Chilean desert
11  that first caught sight of the alien worlds. The telescope
12  did not see the planets directly, but recorded the shadows
13  they cast as they crossed the face of the star.

14  It is the first time that so many Earth-sized planets have
15  been found in orbit around the same star, an unexpected
16  haul that suggests the Milky Way may be teeming with
17  worlds that, in size and firmness underfoot at least,
18  resemble our own rocky home. Researchers hope to
19  know if there is life on the planets within a decade. Ignas
20  Snellen, an astrophysicist at the Leiden Observatory in the
21  Netherlands, who was not involved in the study, said the
22   findings show that Earth-like planets must be extremely
23  common. “This is really something new,” he said. “When
24  they started this search several years ago, I really thought
25  it was a waste of time.__________________________.”

26  Astronomers are now focusing on whether the planets
27  have atmospheres. If they do, they could reveal the first
28  hints of life on the surfaces below. The Hubble telescope
29  could detect methane and water in the alien air, but both
30  can be produced without life. David Charbonneau, a
31  professor of astronomy at Harvard University who was
32  also not involved in the latest study, said a growing
33  number of astronomers were getting excited about what
34  he called “the M-dwarf opportunity” – the study of planets
35  around such faint dwarf stars. “It’s a fast track approach
36  to looking for life beyond the solar system,” he said.


Adapted from https://www.theguardian.com/science/2017/feb/22/thrilling-discovery-of-seven-earth-sized-planets-discovered-orbiting-trappist-1-star

The last sentence of the second paragraph was taken out of the text. The alternative below which presents the right sentence is

A

Thank God I was wise.

 
B

I was very, very wrong.

 
C

They told me to give up.

 
D

In fact, I was auspicious.

 
E

I can’t say I was mistaken.

 

Gabarito:

I was very, very wrong.

 


Resolução:

a) "Thank God I was wise." - Esta alternativa não corresponde à ideia expressa na frase original. Não há menção à sabedoria de alguém.

b) "I was very, very wrong." - Esta alternativa corresponde à ideia expressa na frase original. A pessoa reconhece que estava muito errada sobre a busca por planetas semelhantes à Terra.

c) "They told me to give up." - Esta alternativa não corresponde à ideia expressa na frase original. Não há menção a outras pessoas aconselhando alguém a desistir.

d) "In fact, I was auspicious." - Esta alternativa não corresponde à ideia expressa na frase original. "Auspicious" significa auspicioso, favorável, o que não se encaixa na situação descrita.

e) "I can’t say I was mistaken." - Esta alternativa também não corresponde à ideia expressa na frase original. "Mistaken" significa enganado, equivocado, mas a frase original não menciona a pessoa se recusando a admitir um erro.



Questão 1817

(PUC-SP-2001)

A QUESTÃO É COMEÇAR

Coçar e comer é só começar. Conversar e escrever também. Na fala, antes de iniciar, mesmo numa livre conversação, é necessário quebrar o gelo. Em nossa civilização apressada, o “bom dia”, o “boa tarde, como vai?” já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol.

No escrever também poderia ser assim, e deveria haver para a escrita algo como conversa vadia, com que se divaga até encontrar assunto para um discurso encadeado. Mas, à diferença da conversa falada, nos ensinaram a escrever e na lamentável forma mecânica que supunha texto prévio, mensagem já elaborada. Escrevia-se o que antes se pensara. Agora entendo o contrário: escrever para pensar, uma outra forma de conversar. Assim fomos “alfabetizados”, em obediência a certos rituais.

Fomos induzidos a, desde o início, escrever bonito e certo. Era preciso ter um começo, um desenvolvimento e um fim predeterminados. Isso estragava, porque bitolava, o começo e todo o resto. Tentaremos agora (quem? eu e você, leitor) conversando entender como necessitamos nos reeducar para fazer do escrever um ato inaugural; não apenas transcrição do que tínhamos em mente, do que já foi pensado ou dito, mas inauguração do próprio pensar. “Pare aí”, me diz você. “O escrevente escreve antes, o leitor lê depois.” “Não!”, lhe respondo, “Não consigo escrever sem pensar em você por perto, espiando o que escrevo.

Não me deixe falando sozinho.” Pois é; escrever é isso aí: iniciar uma conversa com interlocutores invisíveis, imprevisíveis, virtuais apenas, sequer imaginados de carne e ossos, mas sempre ativamente presentes. Depois é espichar conversas e novos interlocutores surgem, entram na roda, puxam assuntos. Termina-se sabe Deus onde.

 

(MARQUES, M.O. Escrever é Preciso, Ijuí, Ed. UNIJUÍ, 1997, p. 13).

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Observe a seguinte afirmação feita pelo autor:

“Em nossa civilização apressada, o “bom dia”, o “boa tarde” já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol.”

Ela faz referência à função da linguagem cuja meta é “quebrar o gelo”.

Indique a alternativa que explicita essa função.

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Questão 1833

(Pucpr 2004)

"Aula de Português"

 

A linguagem na ponta da língua,

tão fácil de falar e de entender.

A linguagem na superfície estrelada das estrelas,

sabe lá o que ela quer dizer?

 

(ANDRADE, Carlos Drummond de. Boitempo. In: "Poesia e Prosa". Rio: Nova Aguilar,1988.) 

 

 

Em relação às duas estrofes do poema "Aula de Português", de Carlos Drummond de Andrade, assinale a alternativa INCORRETA: 

 

 

 

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Questão 1838

(Puccamp 2016) Comenta-se corretamente sobre o que se tem no trecho.

 

A questão a seguir refere-se ao trecho do capítulo 2 da obra Ginástica doce e yoga para crianças: método La Douce.

 

CAPÍTULO 2 (O CORPO)

Conhecer bem o corpo para fazê-lo trabalhar melhor

Cinco extremidades: a cabeça, as mãos, os pés

Para comunicar-se com tudo que a cerca, a criança usa a cabeça, as duas mãos e os dois pés. A cabeça permite-lhe ter acesso a todas as informações disponíveis. Sede do cérebro, ela fornece os recursos necessários para bem compreender seu ambiente. É igualmente através desta parte do corpo que penetram duas fontes de energia: o ar e o alimento. A cabeça se articula através do pescoço. Corredor estreito entre o cérebro e a parte inferior do corpo, o pescoço deve ser flexível para facilitar a qualidade das trocas. As mãos e os pés são verdadeiras antenas. Sua riqueza em terminações nervosas e vasos sanguíneos, assim como a possibilidade das inúmeras articulações, fazem deles instrumentos de extraordinária precisão.

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Questão 1868

(Puccamp 2016)

Editorial

Na rotina de mãe de quatro filhos, a escritora israelense Ayelet Waldman começou a detectar em si mesma e em outras mães que conhecia uma ansiedade persistente, disparada pela frustração de não corresponder às próprias expectativas em relação à maternidade. Para piorar seu tormento, 1aonde quer que fosse, encontrava mulheres sempre prontas a apontar o dedo para seus defeitos, numa espécie de polícia materna, onipresente e onisciente. Em uma conversa deliciosa com a Revista em Dia, Ayelet discorre sobre as agruras das mães ruins, categoria na qual hoje se encaixa, e com orgulho. 2E ajuda a dissipar, com humor, o minhocário que não raro habita a cabeça das mães. Minhocário que, aliás, se não for bem administrado, pode levar a problemas muito mais sérios. 3É o que você verá na reportagem da página 14, que traz o foco para a depressão durante a gravidez. Poucos sabem, mas a doença pode ser deflagrada nessa fase e é bom que tanto as gestantes como outras pessoas ao redor fiquem atentas para que as mulheres nessa situação possam receber o apoio necessário. A revista também traz temas para quem a maternidade já é assunto menos relevante 4nesse momento da vida. Se você é daquelas que entraram ou consideram entrar na onda da corrida, terá boas dicas na página 18. 5Caso já esteja reduzindo o ritmo, quem sabe encontre inspiração para espantar a monotonia na crônica da página 8. Esperamos, com um grãozinho aqui, outro ali, poder contribuir um pouco para as várias facetas que compõem uma mulher saudável e de bem consigo mesma.

Comenta-se com correção:

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