Questão 67152

(UFGD 2017)

Ao afirmarmos que o homem se escolhe a si mesmo, queremos dizer que cada um de nós se escolhe, mas queremos dizer também que, escolhendo-se, ele escolhe todos os homens. De fato, não há um único de nossos atos que, criando o homem que queremos ser, não esteja criando, simultaneamente, uma imagem do homem tal como julgamos que ele deva ser.

SARTRE, J. P. O Existencialismo é um Humanismo. Edition Nagel, Paris, 1970.

 

Esse trecho se constitui como uma importante reflexão da ética existencialista, porque

A

traz a questão da escolha para o centro do agir ético, mostrando como nossas escolhas nos constituem e de como nossa responsabilidade sobre elas é maior do que comumente julgamos.

B

mostra como é importante saber o que desejamos e seguir nossos interesses de acordo com nossa individualidade, sem compromissos ou interferências externas.

C

aponta a importância da liberdade, pois o homem é condenado a ser livre, e, enquanto tal, nada pode restringir seu poder de escolha.

D

ao escolhermos a nós mesmos, não temos nenhuma responsabilidade para com as possíveis consequências de nossos atos em relação aos outros.

E

o filósofo avalia que o homem, ao enfatizar a escolha individual, torna-se individualista e incapaz de agir eticamente.

Gabarito:

traz a questão da escolha para o centro do agir ético, mostrando como nossas escolhas nos constituem e de como nossa responsabilidade sobre elas é maior do que comumente julgamos.



Resolução:

a) Correta. traz a questão da escolha para o centro do agir ético, mostrando como nossas escolhas nos constituem e de como nossa responsabilidade sobre elas é maior do que comumente julgamos.
Sartre, na frase acima, vincula o indivíduo ao coletivo, o sujeito à humanidade, pois concebe que o indivíduo, ao tomar uma atitude, está universalizando uma prática, dizendo que, ao agir de determinada maneira, dá o direito de todos agirem da mesma forma. Logo, isso inculta ao sujeito uma responsabilidade ética por suas atitudes, pois deverá pensar nas consequências de suas atitudes, caso alguém agisse da mesma forma com ele.

 

b) Incorreta. mostra como é importante saber o que desejamos e seguir nossos interesses de acordo com nossa individualidade, sem compromissos ou interferências externas.
A frase não expressa isso, pois está relacionado a decisão individual com o coletivo e social.

c) Incorreta. aponta a importância da liberdade, pois o homem é condenado a ser livre, e, enquanto tal, nada pode restringir seu poder de escolha.
Embora Sartre aponte para a  importância da liberdade, neste trecho traz uma abordagem crítica a concepções irrestritas do poder de escolha humano, pois essa deve-se limitar pela liberdade do outro.

d) Incorreta. ao escolhermos a nós mesmos, não temos nenhuma responsabilidade para com as possíveis consequências de nossos atos em relação aos outros.
O ser humano possui responsabilidade por suas escolhas individuais, pois o que o indivíduo faz representa a sua noção de humanidade como um todo.

e) Incorreta. o filósofo avalia que o homem, ao enfatizar a escolha individual, torna-se individualista e incapaz de agir eticamente.
Sartre não condena a escolha individual, mas reafirma uma escolha individual responsável que leve em conta a humanidade.



Questão 32267

Sabendo que as raízes da equação 2𝑥3 − 6𝑥2 − 26𝑥 + 30 = 0 estão em uma progressão aritmética, então a soma das raízes da equação é igual a:

Ver questão

Questão 40613

(UFGD-MS 2013)

Karl Marx e Friedrich Engels são importantes e destacados autores das teses do socialismo científico, cuja proposição se baseou

Ver questão

Questão 40619

(UFGD MS/2013)

Karl Marx e Friedrich Engels são importantes e destacados autores das teses do socialismo científico, cuja proposição se baseou

Ver questão

Questão 61908

(UFGD 2015)

Os elementos químicos que estão representados na tabela periódica podem se unir por meio de ligações químicas, para formar diversas substâncias. As diversas moléculas existentes podem ser chamadas de substâncias e classificadas como substâncias simples ou compostas.

No esquema abaixo, cada “bolinha” 

representa um átomo diferente. Conforme a quantidade de moléculas, substâncias simples e substâncias compostas, assinale a alternativa correta.

Ver questão