(Ufjf-pism 1 2017) O diagrama a seguir representa um nucleotídeo de DNA com as subunidades X, Y e Z.
Assinale a alternativa CORRETA que identifica o nucleotídeo acima como sendo um monômero do DNA:
X é uma ribose.
Y é um fosfato.
Z é uma timina.
X é uma uracila.
Z é um nucleosídeo.
Gabarito:
Z é uma timina.
A intenção da questão é caracterizar a molécula como um monômero de DNA, sendo assim, devemos identificar na estrutura algo exclusivo do DNA.
Sabemos X indica um fosfato, estrutura compartilhada por DNA e RNA. Sabemos também que Y é uma pentose, podendo ser uma ribose ou uma desoxirribose. Z é uma base nitrogenada e, para que tenhamos certeza de que é um nucleotídeo de DNA, essa base deve ser uma timina, já que não há timina em nucleotídeos de RNA.
(Ufjf 2003) Com os versos "Cantando espalharei por toda a parte, / Se a tanto me ajudar o engenho e a arte.", Camões explica que o propósito de "Os Lusíadas" é divulgar os feitos portugueses. Sobre esse poema épico, só é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Ufjf 2007) A figura a seguir mostra um sistema de duas partículas puntiformes A e B em repouso, com cargas elétricas iguais a Q, separadas por uma distância r. Sendo K, a constante eletrostática, pode-se afirmar que o módulo da variação da energia potencial da partícula B na presença da partícula A, quando sua distância é modificada para 2r, é:
Ver questão
(Ufjf 2007) A figura a seguir representa a planificação de um poliedro convexo.
O número de vértices deste poliedro é:
Ver questão(Ufjf 2012) Uma peça de ornamentação confeccionada com vidro possui a forma de um prisma regular reto, cuja base é um triângulo equilátero. Em seu interior, há uma esfera representando o globo terrestre, que tangencia cada face do prisma. Sabendo que o raio da esfera é r, qual é o volume do prisma?
Ver questão