Questão 53770

(UFPR - 2017 - 2ª FASE)

Leia a seguir um trecho da Declaração final do 14º Acampamento Terra Livre: pela garantia dos direitos originários dos nossos povos!, realizado em Brasília em abril de 2017:

“Nós, povos e organizações indígenas do Brasil, mais de quatro mil lideranças de todas as regiões do país, reunidos por ocasião do XIV Acampamento Terra Livre, realizado em Brasília/DF de 24 a 28 de abril de 2017, diante dos ataques e medidas adotadas pelo Estado brasileiro voltados a suprimir nossos direitos garantidos pela Constituição Federal e pelos Tratados Internacionais ratificados pelo Brasil, vimos junto à opinião pública nacional e internacional nos manifestar. Denunciamos a mais grave e iminente ofensiva aos direitos dos povos indígenas desde a Constituição Federal de 1988, orquestrada pelos três Poderes da República em conluio com as oligarquias econômicas nacionais e internacionais, com o objetivo de usurpar e explorar nossos territórios tradicionais e destruir os bens naturais, essenciais para a preservação da vida e o bem-estar da humanidade, bem como devastar o patrimônio sociocultural que milenarmente preservamos”.

Levando em conta essa publicação, aponte quatro causas e quatro consequências das recentes decisões políticas nacionais envolvendo os povos indígenas e seus territórios.

Gabarito:

Resolução:

As recentes decisões políticas nacionais envolvem a criação ou a retomada de projetos de lei ou projetos de emenda constitucional como: PEC 215/2000 delegando exclusivamente ao Congresso Nacional o dever de demarcar territórios indígenas e quilombolas; PEC 187/2016 que autoriza a exploração econômica (agropecuária e atividades florestais) das terras indígenas; PL 1610/1996 que autoriza a exploração mineral nas terras indígenas; PL 3729/2004 que reduz a eficiência do licenciamento ambiental.

Dentre as causas pode-se citar: o avanço do agronegócio sobre áreas de fronteiras agrícolas; o fortalecimento da bancada ruralista no Congresso; o interesse de grandes investidores em áreas de mineração situadas atualmente em reservas; a transferência de decisões do Executivo para o Legislativo.

Dentre as consequências pode-se citar: a proibição de ampliação de áreas demarcadas e dificuldade para demarcação de novas áreas; a expulsão de tribos em áreas de litígio; o enfraquecimento da aplicação de leis ambientais; a redução sistemática da representatividade dos povos nativos no país; o aumento da violência em áreas de fronteiras agrícolas e florestais.



Questão 2164

(UFPR) 

Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:

Ver questão

Questão 2766

 (Ufpr 2008)  

 

O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica

Ver questão

Questão 2767

(Ufpr 2008)

 

 

Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:

1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.

2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.

3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.

4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.

Assinale a alternativa correta

Ver questão

Questão 2873

(UFPR - 2016 - 1ª FASE)

“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.

Ver questão