Questão 75317

(UFSC - 2017)

As raças superiores têm um direito perante as raças inferiores. Há para elas um direito porque há um dever para elas. As raças superiores têm o dever de civilizar as inferiores [...]. Vós podeis negar; qualquer um pode negar que há mais justiça, mais ordem material e moral, mais equidade, mais virtudes sociais na África do Norte desde que a França a conquistou?

FERRY, J. Discurso ao parlamento francês em 28 de julho de 1885. In: MESGRAVIS. L. A colonização da África e da Ásia. São Paulo: Atual, 1994, p. 14.

Sobre o Imperialismo e o Neocolonialismo no continente africano no século XIX, é correto afirmar que:

A

os países europeus procuraram justificar a dominação de outros povos com base em uma interpretação equivocada das teorias de Charles Darwin, adotando o que se chamou de darwinismo social.

B

a Conferência de Berlim foi realizada na Alemanha, entre 1884 e 1885, com a presença de algumas lideranças de diferentes etnias africanas que concordavam com as ações das nações europeias.

C

os europeus, por conhecerem pouco os recursos naturais e a geografia africana, sucumbiram muitas vezes na tentativa de ocupar o continente, o que explica terem levado quase todo o século XIX para consolidar seu projeto neocolonial.

D

muitas fronteiras foram criadas por meio de acordos diplomáticos entre os países europeus levando em consideração as divisões étnicas e culturais dos povos que ali viviam como estratégia para evitar possíveis conflitos entre os povos originários do continente.

Gabarito:

os países europeus procuraram justificar a dominação de outros povos com base em uma interpretação equivocada das teorias de Charles Darwin, adotando o que se chamou de darwinismo social.



Resolução:

a) os países europeus procuraram justificar a dominação de outros povos com base em uma interpretação equivocada das teorias de Charles Darwin, adotando o que se chamou de darwinismo social.

Correta. O darwinismo social, doutrina que pregava que a civilização europeia era superior e mais avançada foi utilizada como justificativa para a dominação de povos com culturas e etnias diferentes dos europeus.

b) a Conferência de Berlim foi realizada na Alemanha, entre 1884 e 1885, com a presença de algumas lideranças de diferentes etnias africanas que concordavam com as ações das nações europeias.

Incorreta. A Conferência de Berlim foi uma reunião entre países europeus para dividirem entre si o território da África para exploração, nenhuma liderança africana participou da conferência e declarou apoio às ações das nações europeias.

c) os europeus, por conhecerem pouco os recursos naturais e a geografia africana, sucumbiram muitas vezes na tentativa de ocupar o continente, o que explica terem levado quase todo o século XIX para consolidar seu projeto neocolonial.

Incorreta. Com o uso de tecnologias bélicas desconhecidas na África rapidamente o projeto neocolonial se instaurou e populações passaram a ser exploradas, bem como seus recursos naturais.

d) muitas fronteiras foram criadas por meio de acordos diplomáticos entre os países europeus levando em consideração as divisões étnicas e culturais dos povos que ali viviam como estratégia para evitar possíveis conflitos entre os povos originários do continente.

Incorreta. As nações europeias dividiram o território africano entre si de acordo com seus próprios interesses e não consideraram diferenças étnicas e culturais dos povos que lá habitavam.



Questão 1991

(UFSC)

Considerando-se os vocábulos seguintes, assinalar a alternativa que indica os pares de derivação regressiva, derivação imprópria e derivação sufixal, precisamente nesta ordem:

1. embarque

2. histórico

3. cruzes!

4. porquê

5.fala

6.sombrio

Ver questão

Questão 5997

(Ufsc 2011) Em um trecho do livro O guarda-roupa alemão, lê-se:

“Ethel: o rosto ali no espelho. A forma octogonal da transparência furando escombros. O tom escuro do jacarandá: o passaporte. Começava a delinear-se a figura da bisavó. Ela gostava de olhar-se dentro do octógono de cristal. Uma moldura transparente. Tinha um aspecto místico. Os olhos. Os lábios. O cabelo. Aquele dourado na face. Os dois semicírculos negros, como sinais além do mar misterioso e inquieto”.

LAUS, Lausimar. O guarda-roupa alemão. 6. ed. rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2010. p. 5-6.

A figura abaixo mostra a bisavó Ethel olhando no espelho plano a imagem da Comadre Herna, em pé atrás dela. Determine a que distância horizontal (em metros) dos olhos da bisavó Ethel fica a imagem da Comadre Herna.

Ver questão

Questão 8506

(UFSC - adaptada) Com relação ao composto abaixo, os nomes dos radicais ligados ao carbono terciário são:

(01) etil, n-propil, isobutil

(02) metil, 3-hexil

(04) metil, etil, n-propil

(08) etil, n-propil, sec-butil

(16) etil, n-propil, terc-butil

(32) etil, n-propil, n-butil

(64) metil, isopropil, 3-hexil

Marque a alternativa que relaciona o número que contém os nomes corretos.

Ver questão

Questão 8509

(UFSC) Observe as estruturas:

I.

 

II.

III.

Os compostos I, II e III são, respectivamente:

Ver questão